Review Digitech RP50

    Autor Mensagem
    Grimc
    Veterano
    # out/07


    Eu gostei muito da pedaleira, só liguei ela no fone, mas ela cumpriu bastante seu dever.
    Bom kra, aí vai o review da pedaleira que, na minha opinião é a melhor do seu gênero, supera VAMP'S e Zoons G1/2, e se fuçada pode tirar o som de grandes pedaleiras parrudas, dentro das suas limitações. Eu estou curtindo muito ela, pois esperei 4 meses para comprala, antes ligava a SX SST 62 em um Frahm multiuso, ng merece...


    A Digitech RP50 foi desenvolvida para que iniciantes pudessem obter uma boa qualidade de som ao tocarem. Mas o principal investimento que a Digitech aplicou nessa pedaleira, na minha opinião, foi o da modelagem de caps e de amplificadores. Ou seja: é como se você estivesse ligando a minha humilde SX em um fender Deluxe 57 ( são 15 modelos diferentes, só estou citando um), com um cap Humbucker, apesar de não ser a mesma coisa, huahuahua.

    Quando tu liga a guita na pedaleira, ela começa no modo play. Daih, eh só tu apertar os dois pedais juntos e segurar para entrar no modo afinador e afinar a guitarra. Depois, um simples toque em qualquer pedal volta para o modo Tocar (Play).

    Os presets da pedaleira são bem legaizinhos ateh, mas, como muitos aqui, eu prefiro criar meus proprios patchs. Então lá fui eu. A facilidade de se personalizar é muito grande, apesar de não ter a mesma precisão dos 215486846 botões da GT8 (huahuahua). Tu primeiro seleciona o efeito que tu quer editar, e depois vai escolhendo as opções usando os botões VALUE. Bom, vamos aos recursos:



    Pickup/Wah: A finalidade deste modo é selecionar uma configuração de caps ou um efeito de wah. Você pode fazer um single coil soar quente como um humbucker, ou fazer um hum ter o som brilhante de um single. E ainda possui três opções de wah, inclusive o cry baby.

    Compressor: Existem 15 níveis de compressão que você pode selecionar.

    Simulação de Amplificadores e de Gabinetes Te permite escolher entre quinze modelos premiados de amp para simular, e combinar com diferentes combinações de gabinetes, criando as mais diversas misturas, e permite também misturar as misturas. Os amps que a RP50 simula são:

    '65 Fender Twin
    Matchless DC30
    Mesa Dual Rectifier
    Mesa Mark II C
    '57 Fender Deluxe (esse é o meu favorito, soa bem vintage)
    Vox AC30 Top Boost
    DigiCrunch Combo
    Clean Tube Preamp
    '78 Marshall Master
    Marshall JCM900
    DigiFuzz Distorcion.

    Noise Gate: O objetivo é reduzir o chiado, mas eu não notei muita diferença, a não ser usando o chorus

    EQ: É um equalizadorzinho, mas ele só tem 3 Bandas, por isso o ideal é a pedaleira passar antes por um equalizer, que será minha próxima aquisição após comprar o meu amp.

    Chorus: Inclui diversos chorus, todos muito bons, e parecidos com os da GT8

    Delay: O delay da RP 50 é simplesmente excelente.


    Reverb: Eu notei que o verb da RP 50 dá uma ambiência excelente, parecendo de um show ao vivo mesmo.

    Eu gostei mesmo dos efeitos exclusivos da Digitech.

    Auto Ya: Misturando Wah Wah com flanger cria vogais quase humanas. Tem uma que parece que a guitarra ta com dor, pois fica fazendo AIAIAIAIAI

    Whammy: Parece que tem duas guitarras juntas, pois permite tocar a mesma nota 1 ou duas oitavas acima ou abaixo, controlando com o pedal de expressão.

    Rotary Speaker: Cria um panning interessante, parece que o alto falante está girando

    Bateria eletrônica: Tem alguns ritmos bem básicos, bom para treinar o andamento.

    Modelagem de Gabinetes:Quando você estiver ligando a pedaleira, apertar o botam da bateria aciona o recurso. Todos os patchs que usarem alguma simulação de amp, também simularão gabinetes. E tu pode criar diferentes misturas de gabinetes/amps e até misturar as misturas! Ele oferece os seguintes gabinetes:

    Gabinete 2x12
    Gabinete Vintage 4x12
    Gabinete British 4x12
    Gabinete 2x12 fechado

    Apesar de não vir com pedal de expressão, ela possui entrada para pedal de expressão.

    A pedaleira não possui saída USB, a GNX3000 e outras do gênero, mas isso não atrapalha de forma alguma a personalização dos efeitos, e para gravar, é só plugar a pedaleira na placa do pc, usando um adaptador.

    Sim de violões: Serve para simular um violão, qdo tu quer tocar um "acústico" com a tua banda e não quer ficar trazendo equipos pra violão. Mas, não fica grande coisa.

    Bom, isso não é nem um oitavo dos recursos da pedaleira, pois eu acho que não explorei nem uma fração destes, pois eu não tenho o brinquedinho a nem um dia, mas, quando eu for descobrindo eu vou escrever algo.

    Grimc
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Ah, e em breve, vou postar alguns dos patches que eu uso, só espera eu aprender melhor a dominar o brinquedo.

    Grimc
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Ah, desculpem, eu fiz dois tópicos...

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Review Digitech RP50