Autor |
Mensagem |
Grimc Veterano |
# out/07
Bom, comprei uma digitech RP 50, e, como prometi no tópico Comprei uma Digitech RP50. Fiz um bom negócio? , lá vai o review da pedaleira. O próximo post conterá o review em questão. Aqui vai:
Olá pessoal. Como muitos daqui, eu tive dificuldade para montar meu primeiro set. E não está nada bom. Até agora, eu ligo minha Shelter SST 62 em um amplificador montado por mim, que o amp eh um Frahm antigão e o alto falante eh da HB, 8",um excelente alto falante, pena que o amp não é tão excelente assim... E a caixa eu fiz, com projeto de guitarra, e isso deu um certo timbre característico. Quando tiver condições, vou adquirir um Warm Music, ou até um Meteoro Nitrous com falante 10".
Bom, agora tive condições de adquirir minha primeira pedaleira, uma Digitech RP 50, novinha comprada pela Americanas.com, que deve estar chegando amanhã. Como a única pedaleira que eu já ouvi/toquei foi a GT8, e eu estou lonje de ter uma dessas, eu tive que me basear em dados técnicos, e, principalmente, opiniões. Todos sabemos, que, hoje em dia, o mercado está cheio de opções, e, todo cuidado é pouco para não se decepcionar por um produto "inovador". Pesquisei muito aqui no fórum e fui por eliminatórias, até me decidir pela RP 50. As pedaleiras que estão na minha faixa de preço são:
Zoom G1 - Zoom 505II - Behringuer VAMP II - XVAMP II - RP50
Bom, os critérios que eu utilizei para escolher a minha pedaleira foram:
* Como vocês já sabem, meu amplificador não é o ideal para se tocar, principalmente agora, na fase do aprendizado que eu estou, que começo a tocar com bandas. Por tanto, o primeiro item que não deveria faltar, era uma simulação convincente de amplificadores.
Daí já saíram duas: Zoom G1-> apesar de a zoom ter se superado com esse modelo de pedaleira, ela não possui ainda a simulação de amps.
Zoom 505: Essa eu já tinha até descartado, pois eu toquei com ela, e seus efeitos decepcionam.
* Os estilos que toco exploram muitos efeitos diversos. Então, uma pedaleira versátil, com grande variedade de efeitos, me permitindo explorar diversos timbres. Então, eu tive que pesquisar as pedaleiras desse grupo que tivessem os melhores efeitos. Daí as três passaram, mas a Digitech se destacou, pelos samples que ouvi.
* Pedaleira que tivesse alguns ritmos: pra eu ir treinando, para começar a tocar com pequenas bandas. Sobra apenas a digitech, mas, eu não tornei isso obrigatório. Continuo com as três.
Como vocês perceberam, algo muito importante são as opiniões. Não tive tempo para ir testar na loja, eu sei que o ideal era que eu ficasse umas horas lá testando, mas, eu tive que me virar na teoria.
Bom, eu estava pensando muito a respeito de adquirir a Behringuer XVAMP. Mas, eu vi aqui no fórum que os produtos da marca estavam dando muito mal contato, resets aleatórios e perda de dados dos patchs, e problemas de série. Como eu já compro esses produtos contando moedinhas, literalmente, tudo o que eu não queria era ter problemas no futuro. Por tanto, graças ao fato de eu ir buscar opiniões, eu já descartei dois modelos: a VAMP II e a XVAMP.
Sobrou apenas a RP 50. Pesquisei muito a respeito dela, vendo se eu não encontrava mais nenhuma opção. Ouvi samples, li reviews, e percebi que a linha RP era bastante elogiada. E a RP que mais estava ao meu dispor era a RP 50.
Quatro meses se passaram e, finalmente eu consegui adquirir a pedaleira.
|
Grimc Veterano |
# out/07
· votar
Eu gostei muito da pedaleira, só liguei ela no fone, mas ela cumpriu bastante seu dever.
A Digitech RP50 foi desenvolvida para que iniciantes pudessem obter uma boa qualidade de som ao tocarem. Mas o principal investimento que a Digitech aplicou nessa pedaleira, na minha opinião, foi o da modelagem de caps e de amplificadores. Ou seja: é como se você estivesse ligando a minha humilde SX em um fender Deluxe 57 ( são 15 modelos diferentes, só estou citando um), com um cap Humbucker, apesar de não ser a mesma coisa, huahuahua.
Quando tu liga a guita na pedaleira, ela começa no modo play. Daih, eh só tu apertar os dois pedais juntos e segurar para entrar no modo afinador e afinar a guitarra. Depois, um simples toque em qualquer pedal volta para o modo Tocar (Play).
Os presets da pedaleira são bem legaizinhos ateh, mas, como muitos aqui, eu prefiro criar meus proprios patchs. Então lá fui eu. A facilidade de se personalizar é muito grande, apesar de não ter a mesma precisão dos 215486846 botões da GT8 (huahuahua). Tu primeiro seleciona o efeito que tu quer editar, e depois vai escolhendo as opções usando os botões VALUE. Bom, vamos aos recursos:
Pickup/Wah: A finalidade deste modo é selecionar uma configuração de caps ou um efeito de wah. Você pode fazer um single coil soar quente como um humbucker, ou fazer um hum ter o som brilhante de um single. E ainda possui três opções de wah, inclusive o cry baby.
Compressor: Existem 15 níveis de compressão que você pode selecionar.
Simulação de Amplificadores e de Gabinetes Te permite escolher entre quinze modelos premiados de amp para simular, e combinar com diferentes combinações de gabinetes, criando as mais diversas misturas, e permite também misturar as misturas. Os amps que a RP50 simula são:
'65 Fender Twin Matchless DC30 Mesa Dual Rectifier Mesa Mark II C '57 Fender Deluxe (esse é o meu favorito, soa bem vintage) Vox AC30 Top Boost DigiCrunch Combo Clean Tube Preamp '78 Marshall Master Marshall JCM900 DigiFuzz Distorcion.
Noise Gate: O objetivo é reduzir o chiado, mas eu não notei muita diferença, a não ser usando o chorus
EQ: É um equalizadorzinho, mas ele só tem 3 Bandas, por isso o ideal é a pedaleira passar antes por um equalizer, que será minha próxima aquisição após comprar o meu amp.
Chorus: Inclui diversos chorus, todos muito bons, e parecidos com os da GT8
Delay: O delay da RP 50 é simplesmente excelente.
Reverb: Eu notei que o verb da RP 50 dá uma ambiência excelente, parecendo de um show ao vivo mesmo.
Eu gostei mesmo dos efeitos exclusivos da Digitech.
Auto Ya: Misturando Wah Wah com flanger cria vogais quase humanas. Tem uma que parece que a guitarra ta com dor, pois fica fazendo AIAIAIAIAI
Whammy: Parece que tem duas guitarras juntas, pois permite tocar a mesma nota 1 ou duas oitavas acima ou abaixo.
Rotary Speaker: Cria um panning interessante, parece que o alto falante está girando
Bateria eletrônica: Tem alguns ritmos bem básicos, bom para treinar o andamento.
Modelagem de Gabinetes:Quando você estiver ligando a pedaleira, apertar o botam da bateria aciona o recurso. Todos os patchs que usarem alguma simulação de amp, também simularão gabinetes. E tu pode criar diferentes misturas de gabinetes/amps e até misturar as misturas! Ele oferece os seguintes gabinetes:
Gabinete 2x12 Gabinete Vintage 4x12 Gabinete British 4x12 Gabinete 2x12
Apesar de não vir com pedal de expressão, ela possui entrada para pedal de expressão.
A pedaleira não possui saída USB, a GNX3000 e outras do gênero, mas isso não atrapalha de forma alguma a personalização dos efeitos, e para gravar, é só plugar a pedaleira na placa do pc, usando um adaptador.
Bom, isso não é nem um oitavo dos recursos da pedaleira, pois eu acho que não explorei nem uma fração destes, pois eu não tenho o brinquedinho a nem um dia, mas, quando eu for descobrindo eu vou escrever algo.
|
Grimc Veterano |
# out/07
· votar
Ah, e quando eu dominar mais o brinquedinho, vou mandar alguns patches pra vcs
|
Releed Veterano |
# out/07
· votar
Auto Ya: Misturando Wah Wah com flanger cria vogais quase humanas. Tem uma que parece que a guitarra ta com dor, pois fica fazendo AIAIAIAIAI
então da pra tocar a musica do zezé na guita?
AIIAIAIAIAAIAIAIA ESSE AMOR EH BOOOOOM DEMAAAIS
-- piadinha tosca. parabéns pela aquisição,e obrigado pelo review :}
|
Grimc Veterano |
# out/07
· votar
Releed Denada, ah e obrigado.
então da pra tocar a musica do zezé na guita?
AIIAIAIAIAAIAIAIA ESSE AMOR EH BOOOOOM DEMAAAIS
-- piadinha tosca
Até que não eh tao tosca, ehehe
|
Grimc Veterano |
# out/07
· votar
Bom gente, agora eu vou mandar um patch para distorção e um para clean para quem tem o brinquedo:
Distorção: Uma distorção de amplificador 78' Marshall Master, boa para solos, se ficar ruim, eh porque eu ainda tenho pouca esperiência, mas eu gosto dessa dist:
Preset Level: 45
Pickcup Wah: Of, a não ser q sua guita tenha humbucker, daí deixa no HS
Compressor: 4
Amp Model: S5 ( Marshal 75 Master)
Noise Gate: G5
EQ: B6, D5 e T9
Chorus/Mod: OF
Delay: OF
Reverb: OF
Som Limpo:
Um chorus. A caixa eh um '65 Fender Twin Reverb:
Preset Level: 48
Pickup/Wah: OF
Compressor: 5
Amp Model: B6 (Fender Twin Reverb 65)
Noise Gate: G5
EQ: B7, D6 e T7
Chorus/Mod: C4
Delay: OF
Reverb: A7
Eh um clean perfeito, mas perfeito mesmo.
Eu vou criar um tópico amanhã para postar mais alguns patches
|
fabguitar Veterano |
# out/07
· votar
Legal cara!! Parabéns pela aquisição!!
|
Grimc Veterano |
# out/07
· votar
fabguitar Brigado
|
xdavidx Veterano |
# jan/11
· votar
Modelagem de Gabinetes:Quando você estiver ligando a pedaleira, apertar o botam da bateria aciona o recurso. Todos os patchs que usarem alguma simulação de amp, também simularão gabinetes. E tu pode criar diferentes misturas de gabinetes/amps e até misturar as misturas! Ele oferece os seguintes gabinetes:
Gabinete 2x12 Gabinete Vintage 4x12 Gabinete British 4x12 Gabinete 2x12
Cara tbem tenho uma Rp50 gosto muito dela eu tava vendo o efeito gabinet gostei muito dele mas com eu uso melhor, como colocar diferentes tipos de gabinete??
flw..
|