Pedal x pré-amp dúvida técnica

    Autor Mensagem
    zacaoamargo
    Veterano
    # out/07


    1. Quando um pedal de overdrive pode funcionar como préamp? Que tipo de pedal funciona como pré amp? Me refiro aos solid state...

    2. Qualquer pedal valvulado de overdrive pode ser um pré-amp?

    3. O que é Mosfet?

    4. O que é opamp?

    RodrigoBreck
    Veterano
    # out/07
    · votar


    boa pergunta.. to querendo fazer um pedal pre-amp valvulado pra mim.

    Lak Lak
    Veterano
    # out/07
    · votar


    tambérm quero saber, e antes que falem q meu post foi util:

    UP =D

    DotCom
    Veterano
    # out/07
    · votar


    1) Pedal SS que funciona como pré-amp:
    Qualquer um, no sentido teórico de preamp (amplificar o sinal para um power amp), não precisa ser nem pedal de overdrive.
    Mas que funcione como pré de um amplificador, aí só os pedais de pré mesmo... V-Twin, Dr. Drive... Não conheço muitos prés pra guitarra em forma de pedal não. Mas um GT-2 (ou clones) podem ser usados também.

    2) Respondido acima

    3) Mosfet é um tipo de transistor. Basicamente existem 2 tipos: BJT (Transistor Bipolar de Junção - Bipolar Junction Transistor), e os Field-Effect Transistor (FET - onde existem os JFET e os MOSFETs). Assim como os transistores bipolares, a função deles é amplificar um sinal, ou funcionar como chave, porém o funcionamento do mosfet é levemente diferente dos BJTs, tendo uma forma de funcionamento que ele simula uma resistência, podendo assim "simular" aquela compressão das válvulas.

    4) OPAMP é o "apelido" de Amplificador Operacional (Operational Amplifier), o coração de mais de 90% dos pedais de overdrive (e presente em muitos outros). É um CI que, a depender de como você faça as ligações externas dele (utilizando de capacitores, resistores, realimentação e etc...), pode funcionar como amplificador, somador de sinais (podendo ser usado para mixers), filtros... Com um pouco de estudo, qualquer pessoa consegue montar circuitos úteis com OPAMPs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedal x pré-amp dúvida técnica