* Proponho um Effects Battle - O que acham? *

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# out/07 · Editado por: Fernando de almeida


Então galera, temos guitar battle, bass battle, vocal battle, e outras batalhas ...

Bom o objetivo é mostrar em detalhes cada recurso de cada efeito, mostrar diferenças (prós e contras) de pedais de diferentes marcas e que sejam equivalentes, preços de mercado, colocar o som de cada um lado a lado para avaliação ...

É claro que para funcionar legal, teremo que colocar algumas regras. Proponho as seguintes regras (vcs podem dar sugestões para melhorar o critério):

1) As batalhas devem ser entre pedais do mesmo efeito e que tenham recursos equivalentes (ex: DD20 x DL-4 x Triton ou Landscape EDY x Onerr DD-1)

2) Havendo equivalência, conforme item 1, a batalha pode ser entre mais de 2 pedais.

3) Ítens a serem analisados:
a) Visual externo, beleza, robustez, etc;
b) Conexões: quantidade, qualidade e utilidade das conexões disponíveis;
c) Controles: quantidade, qualidade e utilidade dos controles disponíveis;
d) Recursos: Comparação entre os recursos disponíveis, quantidade, qualidade e utilidade dos mesmos;
e) Valor: Preço (média do valor para novo e para usado) e Custo/Benefício (sabemos que mesmo com valor elevado o benefício em algumas unidades é jutificado);
f) Sons: Avaliação do timbre do pedal, a gravação deve ser feita somente com os pedais envolvidos e gravação direto no computador (sem usar nenhum recurso de softwares).
g) IMPORTANTE: Nos itens "b", "c" e "d", deverá ser avaliado a utilidade das conexões, controles e recusos ... Assim poderá ser apontado detalhes que só servem para firulas e ítens que são realmente útil! (Já pensou se descobrimos vários pedais simples que nas battles acabaram ganhando de outros pedais super sofisticados porém com recursos pouco úteis!!!???!!!???)

4) O ideal é que a batalha seja feita na casa de quem tem os efeitos envolvidos, um lado a lado do outro, mas como sabemos que isso é difícil, os ítens a serem analisados podem ser postados direto no tópico da referente batalha.

5) Resultados: Uma votação do pessoal do fórum, analisando os ítens e principalmente os sons, decidirão quem é o melhor pedal.

O que acham??? Rola???

Tenho até umas dicas de batalhas:
DD20 x Triton x DL4
Argos x TriAC
Boss DS-1 x MXR Dist.+
Boss SD-1 x Ibanez TS-9
Dunlop Cry Baby x Voz 847
Dunlop Fuzz Face x Boss FZ-2
Etc

Bom seja como for, conforme as batalhas forem rolando, acabará os famosos tópico " Qual comprar, dist. A ou Dist. B ... Delay Z ou Delay Y ... Wahwah choro ou Wahwah berro ..."

Aguardo dicas, e sugestões ...

HYBRID PRS
Veterano
# out/07
· votar


achei bem massa essa idéia... isso acabaria com muitas dúvidas mesmo!!!

nadeferreira
Veterano
# out/07
· votar


Achei bem legal tb!! Talvez semana que vem vou ter um MXR Dist.+, ai posso ajudar.

WeS Guitar Hero
Veterano
# out/07
· votar


Boa iniciativa!!

luis alexandre
Veterano
# out/07
· votar


Fernando de almeida
Realmente é ótima idéia, principalmente para auxiliar a galera. E Fernando, algumas batalhas podem estar baseadas naquele seu "ranking" dos pedais mais usados.

Exemplo: Chorus mais usado x 2º chorus mais usado.

Só isso.

VLW

MatheusFarage
Veterano
# out/07
· votar


gostei da ideia!!!
qm sabe acaba com topicos repitidos: "qual destes e melhor?"

Skinwalker
Veterano
# out/07
· votar


Ótima ideia... pena que as placas de som e edições vao mudar mt o som, entao precisa ser decidido algo em relação a isso para ficar justo
um equip top em uma onboard vai perder pra um equip razoavel numa placa boa...

Rifferman
Veterano
# out/07
· votar


q legal!
vai realmente ajudar nas duvidas do pessoal.

e ainda vai ajudar a igualar as opiniões e equipamentos, gerando uma nova era de sets cifra club player®
hehehe

reunir samples, imagens e tirar duvidas é realmente mto bom.

seria ainda melhor, pedir ao Sam um espacinho no servidor para colocar samples de pedais, guitarras, baixos, etc etc etc

Fernando de almeida
Veterano
# out/07
· votar


HYBRID PRS
nadeferreira
WeS Guitar Hero
luis alexandre
MatheusFarage
Skinwalker
Rifferman

É isso aí galera, divulguem para outros cifra clubers, se reunam e façam as batalhas ...

ogner
Veterano
# out/07
· votar


Muito bom, porem concordo com o Skinwalker

pena que as placas de som e edições vao mudar mt o som, entao precisa ser decidido algo em relação a isso para ficar justo

Fernando de almeida
Veterano
# out/07
· votar


ogner
pena que as placas de som e edições vao mudar mt o som, entao precisa ser decidido algo em relação a isso para ficar justo

Por isso que eu citei o item "4" ... mas é difícil ... fazer o que, né ...

luis alexandre
Veterano
# out/07
· votar


Fernando de almeida
naum seria legal deixarmos algumas batalhas pré definidas?? Assim, quem tem os pedais já podem ir se preparando.

VLW

zacaoamargo
Veterano
# out/07
· votar


Essa pesquisa será inválida pela impossibilidade de randomizar a amostra adequadamente.
hehe

Fernando de almeida
Veterano
# out/07
· votar


luis alexandre
naum seria legal deixarmos algumas batalhas pré definidas?? Assim, quem tem os pedais já podem ir se preparando.
Bom tem umas que eu penso aqui ...

DD20 x Triton x DL4
Argos x TriAC x Line6 DM4 x Line6 AM4
Boss DS-1 x MXR Dist.+
Wavebox Chorus flanger (Mozart Mello) x Ibanez CF-7
Boss SD-1 x Ibanez TS-9
Dunlop Cry Baby x Vox 847
Dunlop Fuzz Face x Boss FZ-2
Simuladores de amplis (todas marcas e modelos x eles mesmos)
Nig Dual Chorus x Wavebox Proteus (só o chorus)
Boss SD-1 x Ibanez TS9

Dêem sugestões ...

nadeferreira
Veterano
# out/07
· votar


Fernando de almeida
Iria ter um MXR Dist.+ essa semana, mas meu amigo nao achou e trouxe um Dist III, to mais feliz, gostei mais.

To com um Ibanez TS-9 tb, posso ajudar com esses.

Mas essa semana nao, minha guitarra tá o luthier trocando os caps.

Fernando de almeida
Veterano
# out/07
· votar


nadeferreira
ok, assim que vc estiver com tudo certinho, dá um toque que a gente faz uma battle ...

Alex_Guitar
Veterano
# out/07
· votar


Fernando de almeida
Ôpa !!!
Achei ótima a idéia...
Estou sem PC em casa, mas acho que ainda esta semana eu mando consertá-lo. Aim queele estiver legal, eu gravo algumas coisas com o TRI-AC e o Argos para o pessoal ir fazendo algumas comparações... pode ser ?

thiaguinhu
Veterano
# out/07
· votar


that's a good idea!

Fernando de almeida
Veterano
# out/07
· votar


Vc viram que sem ter esses esquema aqui fizeram um DD-20 vs Triton e um Argos vs TriAc

Penta_Blues
Moderador
# out/07
· votar


Boa tarde!!!

Fernando de almeida
Cara, a idéia é muito legal, o objetivo é excelente e a intenção é realmente muito boa, pois seria extremamente útil!
Mas, tem sempre um "mas" pra azedar...rsrs
Como já foi dito, e vc mesmo tem noção disso, há um problema de "princípio" nas battles entre músicos e numa entre equipamentos.
Em battles "normais" há uma competição e na que vc propõe há uma comparação. Sacou a diferença? Isso muda tudo cara.
Para se poder avaliar com exatidão a diferença entre pedais e poder chegar ao real objetivo da tua proposta, as condições de execução devem ser exatamente as mesmas, ou seja o mesmo músico com o mesmo equipamento, tocando o mesmo riff, testando os efeitos alvos de comparação, o que seria muito complicado já que é difícil o mesmo guitarrista ter todos os efeitos, o que dirá ter mais de um do mesmo tipo...
A sugestão seria a de reunir dois ou mais guitarristas que possuam equipos diferentes, e que seriam objeto da comparação, para um emprestar para o outro testar, gravar e chegar a um resultado que poderia ser postado aqui.
Sabemos como isso é complicado né não?!
De qualquer forma, parabéns pela idéia, boa sorte, e no que eu puder vamos tentar ajudar.
Valeu!!!

Alex_Guitar
Veterano
# out/07
· votar


Penta_Blues
Para se poder avaliar com exatidão a diferença entre pedais e poder chegar ao real objetivo da tua proposta, as condições de execução devem ser exatamente as mesmas, ou seja o mesmo músico com o mesmo equipamento, tocando o mesmo riff, testando os efeitos alvos de comparação, o que seria muito complicado já que é difícil o mesmo guitarrista ter todos os efeitos, o que dirá ter mais de um do mesmo tipo...
A sugestão seria a de reunir dois ou mais guitarristas que possuam equipos diferentes, e que seriam objeto da comparação, para um emprestar para o outro testar, gravar e chegar a um resultado que poderia ser postado aqui.
Sabemos como isso é complicado né não?!

Podes crer camarada...
Mas, se houver um pouco de boa vontade dos que estiverem afim de contribuir para isso, acho que dá para começar a fazer sim.
É só combinar tudo direitinho e "mandar fumo"... :o)

denier
Veterano
# out/07
· votar


Eh se der certo vai ser massa !!!!!!!!!!


QUERO SOH VER O PAL ENTRE A ..............



POD e a GT8 !!!!!


hihihih

denier
Veterano
# out/07
· votar


Eh se der certo vai ser massa !!!!!!!!!!


QUERO SOH VER O PAL ENTRE A ..............



POD e a GT8 !!!!!


hihihih

Fernando de almeida
Veterano
# out/07
· votar


Penta_Blues
Em battles "normais" há uma competição e na que vc propõe há uma comparação. Sacou a diferença? Isso muda tudo cara.
Concordo, mas na comparação o pessoal pode escolher o que é melhor para cada um deles ... Dei o nome battle por já ser usado qdo se compara um guitarrista com o outro ...

nadeferreira
Veterano
# out/07
· votar


Fernando de almeida
E ai meu

Já posso gravar coisas com o MXR Distortion III e com o Ibanez TS9

Vamos padronizar algum riff simples para poder ser analisado o som, ou toca o que quiser e manda ??

PS. Essa combinação tá animal, colocando o TS9 como um boost do MXR Distortion III consigo uns harmonicos insanos

Douglas_
Veterano
# out/07
· votar


Fernando de almeida
Nosso amigo Penta_Blues levantou algumas questões interessantes e difíceis de serem resolvidas.

O que eu proponho é definir riffs simples e direcionados para cada tipo de efeito, ou seja um para chorus, outro para distorção, outro pra delay, etc.

Padronizar o processo gravação vai ser mais complicada, acho que até impossível, pois nem todos têm equipamento adequado para uma gravação perfeita. O que dá pra ser padronizado é que a gravação deve ser feita "crua" sem tratamento posterior. Acredito que se poderiamos padronizar 1 segundo de silêncio antes e depois do riff. Arquivos em formato MP3 com 128kbps de qualidade.

Agora quanto à execução, não tem como fazer muito, a não ser permitir que se cada usuário que possuir o efeito X a ser comparado poste 1 gravação. Nesse caso teremos vários exemplos de execução e gravação diferentes para comparar. No caso de existirem várias gravações do mesmo efeito, podemos inclusive fazer votação para escolher qual das gravações postadas será utilizada para comparação.

E não vamos nos esquecer dos usuários de pedaleira (EU!!) que também podem entrar na competição. E não só comparar pedaleiras com pedaleiras, mas também com efeitos analógicos. Será interessante.

Abraços!

ballyhoo
Veterano
# out/07
· votar


Arquivos em formato MP3 com 128kbps de qualidade

320kbps é melhor!

KaTy
Miss Simpatia 2012
# out/07 · Editado por: KaTy
· votar


edit

Douglas_
Veterano
# out/07
· votar


up!!

Vamo lá, viventes!!

Gostei dessa idéia! Como eu já disse, posso participar com minha GT-8.

Alguém aí tem algum efeito que queira comparar? Quem se dispõe a começar essa "disputa" comigo?

Douglas_
Veterano
# out/07
· votar


320kbps é melhor!

Pensando melhor, vc ta certo!!

320kbps para perder menos detalhes do som. =)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a * Proponho um Effects Battle - O que acham? *