telesquier + vc30 + setdepedais

    Autor Mensagem
    pierrex
    Veterano
    # ago/07


    buenas...

    tô montando meu set aos poucos, preciso da ajuda dos amigos. toco numa banda que tem um som puxado pro indie. minha guita é uma telecaster squier custom (2 hambuckings) e meu ampli é um laney vc30 212 que acabo de comprar.

    bom, agora que resolvi a questão amplificador, quero deixar meu set de pedais ok.

    o que tenho por enquanto:

    distorção - ds1 boss
    chorus - small clone electro harmonix
    tremolo - pulsar/vintage efx

    minhas dúvidas:

    1 - tô em dúvida quanto ao que fazer com a distorção. passo pra frente ou mantenho? gostei muito do overdrive da caixa, e meu som não é mais pesado que aquilo. mas sempre leio a galera falando que é legal ter um pedalzinho pra empurrar a caixa um pouco mais. que acham? já me falaram pra dispensar o ds1 e pegar um tubescreammer. é isso mesmo?

    2 - o que seria bom de acrescentar aí na lista de pedais?

    3 - o que precisa ter junto aos pedais? afinador, powersuply... que me indicam?

    4 - preciso fazer um case para os pedais. qual o tamanho legal pra eu mandar fazer um?

    5 - como usar esses pedais. no loop ou no input direto?

    agradeço as dicas dos amigos!

    Igor Fediczko
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    tá bem de pedais, tá na hora de um delay e um wah wah,.

    zacaoamargo
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Igor Fediczko
    tá na hora de um delay e um wah wah(2)

    BaNdAiD
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    tá bem de pedais, tá na hora de um delay e um wah wah,. (3)

    Se vc puder($) não se desfaça do DS1, use ele p empurrar o amp ou p um timbre de distorção diferente!!

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: Ultra.Fuzz
    · votar


    pierrex
    1 - É uma questão meio pessoal, mas acho que o DS-1 pode ser útil (nem que seja pra pequenas passagens). Um pedal pra boost de volume ou volume + ganho pode ser bem interessante e tem diversas opções (PD-01, Bad Monkey, LPB-1, Micro Amp, o próprio Tube Screamer... Cada qual funciona do seu jeito).

    2 - Delay pode ser uma boa (geralmente os sets mais básicos são isso overdrive/distorção, modulação, atraso/ambiência) - wah talvez nem tanto, depende particularmente do som que tocas (não lembro no geral se os guitarristas de "bandas indie" costumam usar wah-wah mas algo me faz crer que não).

    3 - Precisar não precisa, mas é interessante ter um afinador (TU-2, DT-10... Tem uns Planet Waves que parecem funcionar legal também). O Korg acho que é o mais preciso deles e a versão preta (BK) tem aquele esquema de daisy-chain (pode alimentar outros pedais como o TU-2). Ter uma fonte muito boa que sirva pra alimentar vários pedais pode ser interessante, mas tens que ver se vais usar muita coisa que precise de especificações diferentes (todos 9v ou alguns 9v, outros 12v, outros 18v?)... Dependendo do caso o afinador já resolve teu problema (acredito que a fonte da Boss funcione legal mesmo com o Korg).

    4 - Sei lá... Depende de quantos pedais pretendes ter e de que tamanho vão ser (todos no estilo Boss, Mxr, Digitech e tal é uma coisa, um EHX ou Line6 daqueles grandes já muda tudo).

    5 - Depende... Em geral modulações vão depois da distorção (portanto no loop).

    www.stinkfoot.se/andreas/diy/diyhome.htm - Site legal com várias informações, inclusive sobre alimentação, entre outras coisas.

    www.amptone.com - Outro site legal... Tem diversas coisas interessantes... Inclusive a alegação de que certas coisas não deveriam ir nem no loop do amp (como delay, por exemplo). Não que eu concorde absolutamente com tudo que diz, mas é realmente uma boa leitura.

    (Os dois são em inglês).

    De repente pode não parecer, mas um multiefeito de chão ou rack pode ser uma boa idéia também (só pra modulações e efeitos de atraso/ambiência).

    Caique_Vita
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    eu recomendo um pedal de fuzz, acho essencial em uma banda indie.
    Quem sabe um phase tb....
    acho desnecessário pedal afinador ou equalizador (pelo menos por enquanto acho q vc tem necessidades mais urgentes)
    pedalboard penso ser melhor vc comprar mais pra frente, quando teu set estiver maior.

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: Ultra.Fuzz
    · votar


    Caique_Vita
    eu recomendo um pedal de fuzz, acho essencial em uma banda indie

    É vero. Talvez já chegue num som *parecido* com o DS-1, de repente jogando ele junto com o drive do amp.

    Não sei exatamente o que "mais puxado pro indie" quer dizer em termos de referências, mas... Em geral tem um pé no lo-fi/garagem e Fuzz tem tudo a ver com esta praia.

    Tendo um chorus, um tremolo e um phaser já fica legal de modulações, ainda assim acho interessante um delay... Se quiser muito mais coisas aí é que multiefeitos podem ser mais negócio (custo x benefício).

    Realmente, afinador e pedalboard não são itens *necessários*.

    [Edit]

    Porque diabos sempre que eu escrevo afinador e bag instantaneamente são criados estes links..? Damnit.

    Vou começar a escrever tuner e "bolsa acolchoada"...

    [/Edit]

    pierrex
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    verdade, fuzz é um dos que gosto mesmo. daí eu deixaria ele e o ds1? acho que ele entraria no lugar do ds1, não quero complicar o set. phaser e delay também me agradam, mas como vou comprar um por vez, provavelmente ficam pra depois do fuzz.

    é, em geral as bandas indie não usam wah, mas também não tô nem aí, se eu gostar do pedal. acho que vou na foxtrot testar alguns. esse pedal tá grudado na história do rock, não é a toa.

    mais uma dúvida, vejo que em muitos sets tem um compressor. vocês acham ele secundário, assim como o equalizer?

    quanto ao afinador eu tenho um korg pequeno, mas umas vezes que fui tocar ao vivo não foi muito prático. por isso pensei em um melhor. mas deve ficar pra depois mesmo.

    e tava com vontade de mandar um case logo pq acho um saco conectar e desconectar tudo a cada vez, sem falar na proteção. só que não sei se um que tão oferecendo na internet tem tamanho legal. mede internamente 60x30x10. fico achando que não vai caber quando botar uma fonte, um afinador, o footswitch e os pedais.

    ultra.fuzz, obrigado pelos links dos artigos, vou ter leitura pro mês todo. gostei mesmo.

    abs

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # set/07
    · votar


    pierrex
    Pois é... Ou o DS-1 "faz as vezes de Fuzz" ou bota um Fuzz no lugar dele.

    Se achares algum Ultra Fuzz dando sopa por um preço legal eu aconselho (com a regulagem certa ele pode soar bem vintage/mais leve) - tem uns Boss FZ-2/FZ-3 descontinuados que são legais também... Mas claro que tem outras opções mais acháveis (ainda fabricados, passíveis de ser comprados novos sem dificuldade) e tão competentes quanto, se gostas de fuzz já deves estar um pouco inteirado ou prestes a ficar...

    Eu não vejo muito uso pra compressor, mas tem gente que sim - acho até legal pra sons limpos mas pra drive acho meio "meh". Entre compressor e equalizador eu voto na segunda opção. Mas nem sempre o equalizador é necessário, apesar de ser bem útil.

    Acho legal a idéia de manter um setup simples, de repente posso não ter passado isto no primeiro post.

    Esses pedal tuners são legais exatamente pela praticidade (tanto pra afinar rápido e sem problemas quanto pra alimentar alguns pedais, como no caso do Boss e do Korg).

    Não tenho uma boa idéia do tamanho ideal pra isto, mas deves conseguir tirar uma base nas dimensões dos que já tem por aí ("comerciais" tipo Landscape e tal - mas leva em conta que a estimativa de número de pedais "cabíveis" pode ser um pouco "otimista").

    Ah, legal... Boa leitura! :]

    Igor Fediczko
    Veterano
    # set/07
    · votar


    para banda de índio é bom ter dança da chuva. ha - ha - ha

    Caique_Vita
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Ultra.Fuzz

    o Ultra Fuzz q vc tá falando é o da Zoom?? se for parece ser bom, pelo menos tem muitos controles o q pode permitir uma grande gama de sons né...
    e pelo seu nick vc deve ter (ou teve) ele, pode falar mais sobre o pedal? Tô afim de um fuzz novo e tô bastante indeciso... tava pensando ou no Fuzz Factor da EFX ou em algum clássico da Plan-9. Já tenho o lexotone da MG

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Ultra.Fuzz
    · votar


    Caique_Vita
    Yep.

    Pois então... Ele tem similaridades com o Zvex Fuzz Factory, embora os dois não sejam exatamente a mesma coisa parecem andar no mesmo território. O edalko até já falou sobre ele em alguns tópicos - pra explicação mais breve é isto mesmo: o color do mínimo até perto do meio deixa o timbre bem vintage e do meio pra diante vai ficando cada vez mais "moderno" (uma "distorção fuzz" de alto ganho). Nunca cheguei a testar com singles, mas deve ficar interessante.

    É importante que no começo se deixe o controle de Reso (Ressonância?) no mínimo - ou ele pode causar grandes dores de cabeça (literalmente mesmo). Assim como no FF deve se tomar alguma precaução antes de sair mexendo nos knobs.

    O Boss FZ-2 também é bem legal e dependendo da configuração também chega num timbre mais moderno ("industrial"), ou até numa espécie de fuzz + oitava acima - que eu não consegui no UF-01 por exemplo, embora ache que esteja ali, em alguma das configurações possíveis (já consegui uns timbres bem interessantes quando estava tocando nos registros mais agudos com o captador da ponte, mas não chegava a oitavar). O FZ-3 é mais vintage e limitado.

    Se queres coisa pro lado mais clássico ele pode ser jogo, mas faz bem mais do que só isto. O Seymour Duncan Tweak Fuzz também faz coisas parecidas, embora seja bem menos versátil... O Ibanez FZ-7 também é interessante (e acho que um pouco mais versátil que o Tweak Fuzz). Mas se queres só timbres vintage mesmo, de repente é mais negócio procurar por coisas no estilo do Lexotone - com Fuzz tem toda a história do "mojo" com componentes menos estáveis que dão timbres melhores ("mais realmente vintage"/whatever)... Enfim, aquela coisa toda.

    As resenhas no harmony-central e o manual dão uma boa idéia de como ele funciona.

    Tem um (Tone Factor?) Ultra Lord - sobre o qual não pesquisei muito - que parece ser na mesma praia também (um vídeo no youtube tem sonoridades parecidas com as que eu costumo tirar do UF-01).

    pierrex
    Veterano
    # set/07
    · votar


    gosto de timbres mais vintage. uma pena não poder testar aqui em salvador nada diferente do fz-5 boss. com sorte acho o ibanez. sei que eles são bons, mas nada como poder ouvir outras opções. principalmente combinando com meu valvulado, deve ter bastante diferença entre cada um.

    tem alguns fuzz a venda no ml, inclusive o zoom ultra fuzz... um fulltone 70', dois big muff pi, fuzzface, um giannini antigo modificado, vários plan 9... dunlop octave fuzz... uma variedade.

    outra coisa, tem um cara aqui vendendo um delay boss dm2. conhecem esse pedal? tá pedindo 650.

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # set/07
    · votar


    pierrex
    O FZ-5, apesar do nome, não tem nada a ver com os outros dois.

    O bossarea.com é o melhor site pra se informar sobre os Boss.

    Já comprei equipamentos baseado quase que somente em relatos e resenhas (é só usar um pouco da lógica e pegar a faixa mais média, que cita detalhes... prós e contras e tal) - no geral não teve muito erro não.

    Certas vezes se vai as cegas mesmo, fazer o que? :]

    FirebirdVII
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Eu uso o TS-9 pra empurrar o som do VC-30, e cara, colocar o TS-9 no canal limpo...é uma somzeira!!!!!

    Ta faltando um delay ai mesmo, é básico, eu já acresentaria um bom leslie, e um wah vintage!!! fecho!!!

    pierrex
    Veterano
    # set/07
    · votar


    boa dica... tenho vontade de conhecer o big muff... o ts9 eu conheço e gosto muito, mas nunca toquei com ele e o vc30. tenho usado o ds1 no canal limpo e é bem ardido. talvez um pouco demais.

    tô estudando o melhor delay. me falaram bem do mg thats echo folks!

    leslie que vc chama é um phaser? me amarro naquele som.

    fiz um investimento louco agora, peguei um pedalboard landscape pb-16. não aguentava mais armar e desarmar tudo. agora só vou poder preencher os espaços dentro dele lá pelo natal r$r$r$r$r$.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a telesquier + vc30 + setdepedais