Li tudo o que axei na busca e ainda to com duvida sobre pedal equalizador

    Autor Mensagem
    Lak Lak
    Veterano
    # ago/07


    Olá galera, desculpem primeiramente pelo titulo enorme e por criar mais um topico sobre o assunto

    porem, li mtos topicos sobre usando a busca, e ainda tenho duvidas de em que posição deve ficar um equalizador no set de pedais

    eh minha intenção usar +/- assim:

    guitarra > booster > sd1 > eq > amp

    fica bom??

    outra duvida eh se qnd eu tiver com o sd1 e o booster desligados, e o eq ligado, como eu regulei com o over ligado, o limpo vai fikar um lixo?? ai eu vo ter q sapatear e desligar o drive e o eq? XD

    vlw galera, abraço

    Soulface
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Lak Lak
    Vc pode jogar tanto antes como depois da distorção.
    Agora, se vc qr uma equalização pra clean e outra pra distorção, ou vc usa 2 EQs, ou compra o EQ-20 da Boss

    Lak Lak
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    ou vc usa 2 EQs, ou compra o EQ-20 da Boss

    mas ai eu vou ter q sapatear??

    tpo, desliga a distorção e muda a eq no eq20??

    ou tpo, desliga distorção e desliga 1 dos eq??

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Lak Lak
    Depende de como o EQ está funcionando, mas em geral sim (porque ele estará "esculpindo" a distorção na maioria dos casos).

    Pra evitar tap dancing existem algumas opcões, a mais simples é comprar/fazer um loop. Assim se tira/põe vários pedais da/na cadeia ao mesmo tempo e se evita perda de sinal também.

    Claro que existem pedaleiras e outras coisas ma(i)s...

    Outra maneira (estranha, mas possivelmente efetiva) é deixar os pedais bem próximos (já vi organizarem em círculo), assim é possível pisar em dois ou até três (?!) pedais ao mesmo tempo.

    Lak Lak
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Pra evitar tap dancing existem algumas opcões, a mais simples é comprar/fazer um loop.

    hmm isso se faz com um A/B box?? ai vc aciona ele e ele alterna entre tal cadeia e a outra??

    Outra maneira (estranha, mas possivelmente efetiva) é deixar os pedais bem próximos (já vi organizarem em círculo), assim é possível pisar em dois ou até três (?!) pedais ao mesmo tempo.

    iahseiouaea bem loco XD mas eu curti mais a ideia do abbox, se eh q eh realmente isso, pq eu n manjo nothing XD

    vlw =D

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: Ultra.Fuzz
    · votar


    Lak Lak
    É loop mesmo.

    A/B box manda o sinal pra um lado (A) ou outro (B) ou pega o sinal de um lado (A) ou de outro (B). A/B/Y pelo que lembro é aquele que além de alternar entre um lado e outro pode também acionar os dois ao mesmo tempo.

    O loop aciona/desaciona um ou vários pedais (ou o que for) ao mesmo tempo.

    Com um "true-bypass loop" por exemplo, é possível usar este sistema sem ter que alterar os pedais que usam outros sistemas (bypass passivo ou eletrônico - como é o caso da maioria dos Marshall e dos Boss, respectivamente). Sendo assim quando (o loop é) ativado o pedal (que fica portanto sempre ligado) produz qualquer que seja seu efeito e quando desativado o sinal passa "direto pelo cabo".

    Deve ter isso em algum lugar por aí (no fórum e tem na internê em diversos sites), mas eu tava afim de escrever... Que fique como referência pras futuras gerações... _o/

    Lak Lak
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    vlw Ultra.Fuzz

    foi de grande ajuda cara!!

    brigadao!!

    Fernando de almeida
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Lak Lak
    guitarra > booster > sd1 > eq > amp

    fica bom??

    Sim.

    outra duvida eh se qnd eu tiver com o sd1 e o booster desligados, e o eq ligado, como eu regulei com o over ligado, o limpo vai fikar um lixo??
    Depende da regulagem ... pode ser que sim e pode ser que não ...

    ai eu vo ter q sapatear e desligar o drive e o eq?
    Se vc não acertar a regulagem do eq. para clean e dist. vai ter que sapatear.
    Uma solução legal é seguir o que o Ultra.Fuzz disse ... os AB box e ABY box dão uma grande força nessas horas ...

    GAMMOTH
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: GAMMOTH
    · votar


    Hehehe, confusão... O set é relativamente simples: são três pedais! Acho que o A/B ou A/B/Y Box pode confundir mais!

    O Ultra.Fuzz já tinha me dado essa dica dos "dois pedais de EQ", e achei interessante. No meu caso, eu usaria um EQ para timbrar o clean ou distorção, permanecendo quase sempre ligado, e outro EQ mais simples para "boostear" nos solos.

    De qualquer maneira, em todos os testes que fiz com EQs e distorções, o melhor resultado era conseguido colocando-se o EQ depois da distorção, tanto para timbrar quando para "boostear".

    De qualquer maneira, Lak Lak, acredito que um mesmo EQ possa dar uma mesma configuração boa para timbres tanto distorcidos quanto limpos. Não sei como você faria se realmente quisesse dividir o sinal numa A/B, pois ficaria com os seguintes loops:

    Guitarra > A > boost ligado ou desligado > distorção sempre ligada > ampli

    Se pisar no A/B:

    Guitarra > B > EQ > ampli

    Viu que o EQ ou entra timbrando no loop A distorcido ou timbrando no loop B clean? Ou você usa para o distorcido ou para o clean, ou compra dois EQs para timbrar os dois! Veja se realmente precisa dessa parafernália toda de pedais e se realmente precisa de EQ em todo lugar, pois seu set relativamente simples vai aumentar consideravelmente.

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: Ultra.Fuzz
    · votar


    Fernando de almeida
    GAMMOTH

    Só tem que ver que A/B tem uma entrada e duas saídas (ou duas entradas e um saída - geralmente funciona tanto "pra um lado, quanto pra outro" - uma guitarra/sinal, duas cadeias de efeito ou duas guitarras/sinais e uma cadeia de efeitos).

    Pra fazer este esquema de distorção no A e clean no B só se tivesse um pedal estéreo no final da cadeia de efeitos (que tivesse uma saída daquelas que mistura as duas entradas) ou dois amps ou um amp com entrada estéreo (os de teclado geralmente tem isto).

    Aqueles "line selectors" tipo o da Boss {e da Onerr?} (por exemplo) funcionam tanto pra mandar o sinal pro lado A ou pro lado B quanto pra escolher qual sinal vai ir pra saída (aí sim tanto faz qual lado, sempre cai na entrada do amp) - ah, pode-se misturar o sinal dos dois lados também: o que é uma coisa interessante, funciona como um mixer - se uma distorção é muito suja, pode-se misturar um pouco do sinal limpo e o produto final fica um som híbrido.

    Talvez alguns A/B/Y possam funcionar assim também, embora o nome não indique - creio que o Y signifique exatamente uma entrada e duas saídas (um lado, o outro ou os dois - Y).

    O loop simples ainda é a solução mais fácil, ele pega a entrada e ou manda pra um send/return ou manda direto pra saída.

    Guitarra -> In --->Loop<---- Out -> Amplificador

    [Edit]

    smallbox.zeonhost.com/projects/abbox/

    (Em algum destes sites tipo generalguitargadgets deve ter um loop bem simples - sem led e tal).

    [/Edit]

    Lak Lak
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    acredito que um mesmo EQ possa dar uma mesma configuração boa para timbres tanto distorcidos quanto limpos

    uhu fico feliz em ler isso

    eh, o set eh simples até... vou procurar equalizar de maneira q me agrade no limpo e no distorcido... se for impossivel ai eu penso em complicar uhauhesuah

    valew galera

    GAMMOTH
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Ultra.Fuzz: Caramba, então explica direito o lance do loop com A/B Box aí porque eu sempre imaginei que deveríamos ter duas numa cadeia de efeitos: uma para separar e outra para mixar numa saída só para o ampli.

    No caso do Lak Lak, se ele quisesse usar UMA A/B, como ficaria?

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    GAMMOTH
    HAIUahuiahaiuhaia

    Então, no caso do Lak Lak acho que é ou Loop ou Line Selector (que é basicamente um Loop e um A/B no mesmo pedal).

    Até tirei a palavra loop da explicação do A/B pra não confundir.

    Lak Lak
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Lak Lak
    · votar


    ahh... bom eu nao sei a diferença entre um ab box, um line selector, e eu nao entendi direito o do loop aiusheiaoh

    loop seria mais ou menos isso::?

    guitarra > efeito > loop > efeito amp??
    > efeito >

    tpo, vc faz uma cadeida fechada no loop e ele seleciona se vai passar por ela ou nao??

    e nao da pra fazer isso num abbox??

    *noob confuso, desculpem-me*

    editado:
    uma coisa dessas q faz isso q eu tentei explicar? XD
    line selector boss (img)

    Lak Lak
    Veterano
    # set/07
    · votar


    desculpem-me, mais um post... usuario burro da um trabalho né?

    alguem me explica isso??
    set do faisca com line selector boss linkado acima

    vc pisa 1 vez vai pro A? ai otra pro B? e otra passa direto? mini sapateado em 1 pedal soh?

    ou aperta 1 vai pro A, aperta de novo vai pro B?

    valew, e desculpa de novo

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Lak Lak
    É acho que - se eu entendi o que quisestes dizer - usted entendeu o que eu quis dizer (o.O).

    Esse Line Selector é uma opção (além do Onerr devem existir outras que no momento não lembro), não necessariamente a melhor ou mais barata, mas é.

    Dá uma procurada na internê por "true bypass loop" que deve ter algum desenho (palavras as vezes atrapalham mais do que ajudam).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Li tudo o que axei na busca e ainda to com duvida sobre pedal equalizador