Duvidas na montagem do pulsar(tonepad)!

    Autor Mensagem
    farewell
    Veterano
    # jul/07


    vou montar o projeto do pulsar no tonepad mas surgiram algumas duvidas e dificuldades, se pudessem ajudar:

    1) teria algum alternativo ou similar ao 2n5088, to tendo dificuldade de acha-lo aqui em Fortaleza. li em outros topicos que se nao usar o 2n5088 o efeito acaba prejudicado, é verdade?

    2)procurando fotos do pulsar achei essa http://cachepe.zzounds.com/media/quality,85/brand,zzounds/fit,400by400 /pulsar-9157fc9bc22febad68c0d8afe39475e4.jpg
    onde ele tem 3 potenciometros e 1 chave. so que o projeto do tonepad nao tem esse terceiro potenciometro e ficaria mais assim
    http://www.pisotones.com/Pulsar/PulsarTremolo.htm
    e entao? qual a diferença do da primeira imagem pro da segunda?

    3)li a respeito de uma correçao nas trilhas? alguem que ja montou fez a correçao? notou grande diferença?

    e teria problema se no C6 do projeto eu usasse um capacitor de tantalo?

    Blackus
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    farewell
    sobre os transistores, em vez dos 2n5088 acho que é o BC550 que funciona igual, mas voce tem que colocar invertido, pra onde ia ficar a parte reta do2n5088 voce vira a bunda do bc550

    farewell
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    e sobre uma correçao nas trilhas?

    no tonepad fala que o circuito foi revisado e ta ok, mas nos build reports falam que tem que fazer uma correção na trilha pra melhorar o funcionamento de um potenciometro, alguem sabe algo a respeito?

    sobre o transistor, ja vi uns esquemas pra achar transistor equivalente, valeu!

    Shakal
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Substitutos para o 2N5088, de melhor para pior: BC550C, BC549C, 2N3904. Os BC não podem ser o B nem o A, tem que ter o C no final ou o ganho vai ser muito menor que o ganho do 2n5088.

    Tem uns outros que são melhores ainda, mas são mais raros que o 2N5088. E tem que inverter mesmo, senão dá pau.

    farewell, procure por MODs para esse projeto, deve ter algum que adicione o terceiro pot.

    farewell
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Shakal
    o BC5505C eh substituto do 2N5088 em qualquer projeto?

    porque eu pensei no seguinte, digamos que pra um projeto tipo tremolo, eu possa trocar o 2N5088 pelo BC550C sem problemas, ja num outro projeto qualquer(distorçao..) as diferenças entre os transistores afete o efeito de maneira que nao se recomende a troca. existe isso?

    Blackus
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    farewell
    não, em qualquer projeto, tanto que eu descobri isso montando um Big Muff

    Shakal
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Blackus, talvez vc tenha usado um BC550A ou B pois não tem nada que faça grande diferença entre ele e o 2N5088, nessas condições de baixa tensão.

    Pra falar a verdade o BC549C é até mais parecido com o 2N5088 que o BC550C. Mas mesmo assim não deveria ter diferença nenhuma.

    Ou é aquilo que eu falei, vc comprou a versão A ou B do componente, ou então aquele que vc comprou veio bixado.

    A princípio ele é TOTALMENTE "interchangeable" com o 2N5088.

    vinihendrix
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Opa , resolvi montar o pulsar tambem e estou em duvida se o ci tl072 é facil de ser encontrado.
    Tenho alguns jrc4558d e um lm 741.Algum dos dois pode ser utilizado?

    vinihendrix
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Acho que os handmades estao morrendo por aqui : (

    Shakal
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Credo, não se afobe!

    TL072 acho que só perde pro LM741 em termos de facilidade de se achar... Com essas 8 horas de espera dava pra vc ter consultado a lista, achado o telefone de uma loja de eletronica e perguntado, ou é mt trabalhoso fazer isso?

    O LM741 é nojento, não serve pra essa aplicação, mas é possível ser usado. O jrc4558 já é melhor que o LM741, acredito que não fique bom, mas pode tentar. O TL072 é o próprio para a aplicação... alta impedância, baixo ruído, baixa distorção.

    Poe Socket e vai testando eles.

    vinihendrix
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Shakal
    Valeu pelas dicas rapaz, é porque estava em duvida se encomendaria da internet (caso fosse dificil encontrar)ou se compraria aqui no centro do rio mesmo.
    A minha afirmação sobre a morte do assunto hand mades aqui no forum se dá pois em meados de 2005 se nao me engano, esse forum bombava de handmakers e agora parece que tem menos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvidas na montagem do pulsar(tonepad)!