Projeto GT2 com chaveamento digital

    Autor Mensagem
    gui_fisico
    Veterano
    # jul/07


    Tô com uma idéia que não me sai da cabeça... chaveamento digital para um clone de gt2.
    Peguei o projeto em www.tonepad.com

    Pretendo fazer também o chaveamento do bypass com uma botoeira, que é muito mais resistente que a DPDT, porém, precisarei de um circuito digital para funcionar.

    Estou fazendo os testes com LEDS e vou ficar postando os esquemas que tiver por aqui.

    OBJETIVO:
    http://img181.imageshack.us/my.php?image=funcrn4.gif

    TESTE1 (led digital)
    http://img412.imageshack.us/my.php?image=leddigital2fb9.gif

    TESTE2 (chave digital corta-gnd)
    http://img505.imageshack.us/my.php?image=chavedigitalqr5.gif

    B.Frusciante
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Cê quer dizer... tipo Tri-Ac?

    gui_fisico
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Não não, é o sansamp gt2 mesmo porém em vez da chavinha eu queria um botao de pulso tipo de mudar canal de televisao, com o led indicador.
    Eu iria substituir as 3 chaves por 3 esquemas desses e fazer o bypass também por pulso.

    Igor Fediczko
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    legal, mas ainda não sei por que ninguém resolveu clonar o gt2 e fazer que nem o tri-ac.. em vez de mudar o chaveamento na mão (como vocÊ quer), colocar logo três dpdt lá

    BaNdAiD
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    mas ainda não sei por que ninguém resolveu clonar o gt2 e fazer que nem o tri-ac.

    Falou tudo, aliás é uma dica aki pros handmakers do forum!! Quem fizer vai tirar uma grana!!

    gui_fisico
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Isso me deu uma idéia... em vez de colocar uma chave de pulso para mudar o modo, colocar botoeiras de pulso, assim vc poderá mudar BRITSH/CALIF/TWEED pisando numa chave, mudar de microfonaçao em outra chave e mudar de ganho em outra.

    Assim o pedal ficaria com 4 chaves (3 de mudança de modo + 1 do bypass) ou 5 chaves (+1 para boost). Pra completar poderia ser inserido um potenciometro de controle de médios. Acho que com um pouco de trabalho, consigo transformar esses leds em displays de 7 segmentos.

    Hum, ta começando a ficar interessantíssimo!!!

    B.Frusciante
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    gui_fisico
    Boa!
    Mas já que você intende de chaveamento digital, por que você não tenta fazer algo tipo tri-ac?
    Se é que tem alguma coisa a ver hehe

    Soldano Slo100
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Ainda vo fazer um gt-2 com controle digital tipo o triaxis...

    B.Frusciante
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Soldano Slo100
    Triaxis?

    DotCom
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Aí o ideal seria ter memórias, tipo o wavebox da argos, porque a regulagem que se usa no fender é diferente da que se usa no mesa, e por aí vai...

    Shakal
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Vê se faz sentido:

    Pra fazer a seleção usa um contador e um decodificador, assim a cada pulso ele vai contar um, e vai acionar um dos modos atravéz de chaveamento de transistors. Seriam os 3 seletores mais o Bypass.

    WoW! Isso dá me dando uma cosseira no cérebro! Eu nem tinha pensado nisso! Vamos matutar um plano...

    gui_fisico
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    to usando somento o flip-flop 4013. Para gerar a chave dpdt usei um 4049 controlando um 4066 com o 4013 servindo de chave de pulso, mas a bendita da chave do 4013 continua funcionando somente como corta-terra. Isso pode inviabilizar a chave. Só que com LEDS fica tudo tão perfeito!

    BaNdAiD
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Shakal

    SOU O PRIMEIRO DA FILA DE COMPRA EIN!! huehuehueheuheuhe

    Eh uma otima ideia!! eu nunca vi um GT2 com essas opções e sempre me perguntei pq!

    Shakal
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    gui_fisico, vê se faz sentido:

    http://img54.imageshack.us/img54/9646/pedaldigitalkg7.jpg

    Falta o sistema do pulso que n sei mt bem como fazer, se é só mandar 5v direto ou se tem que usar algum "recurso técnico". Os componentes tem que ver, mas o contador pode ser o menor que tiver, acho que 4 bits, o decodificador é BCD, o transistor é um qualquer(BC327).

    Aí faz o contador contar de 1 até 3 e resetar, o decodificador vai mandar o sinal pra uma das linhas e o transistor vai dirigir a tensão pra entrada do circuito de chaveamento(que eu n sei como fazer).

    Vai me corrigindo ae...

    Inté!

    B.Frusciante
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Shakal
    Não intendi bulhufas duq vc falou, mas é algo parecido com o tri-ac?

    Shakal
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Parece que o Tri-AC usa um sistema com microcontrolador PIC... Que é um pouco mais avançado.

    Tava olhando o Tri-OD tb. Ele usa um sistema com um CI 4053, que ainda não consegui decifrar...

    Avançando um pouco no projeto... O contador pode ser um 7490, o decodificador um 74138. Agora falta conferir se tá certo e projetar o circuito.

    alfredo.salvarani
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Amigão... só tem um problema(ão) ai... vc ta usando um transistor para acender um led, blz... só que oque vai passar por esse transistor na hora que vc fizer isso no GT2 é sinal de audio e não um sinal DC, então esse transistor pode deformar seu sinal e ai vai mudar o timbre do negócio... tem solução para isso, mas tem que pesquisar mais...

    []'s

    Por acaso vcs não sabem sobre oque eu perguntei a respeito do GT2 neste tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/167294/ :-)

    Shakal
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Veio, por isso o chaveamento. O led indica uma chave, pode entender como relé, ele simplesmente vai acionar um chaveamento que irá direcionar uma das entradas do circuito ( british/calif/tweed ) para a saída. Entendeu? Só n desenhei ali pois, como eu disse, não sei como faze-lo.

    Vlw!

    alfredo.salvarani
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    vai ser um relê? então sussegado, é só colocar a bobina do rele no lugar do led e calcular o transistor e um eventual resistor para alimentar a bobina do relê, ou então usar uma chave digitar (CD4066 por exemplo) e mais um buffer...

    []´s

    Shakal
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Hmmm soh... Falei do relé só pra exemplo. Tava pensando numa chave digital msm, vou dar uma olhada nessa 4066. Mas porquê precisaria de um buffer? Por causa da impedância do ci?

    Vlws!

    gui_fisico
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    to demorando pra testar as coisas pq to sem protoboard, to fazendo pelo metodo "aranha" mesmo hehehe mas acho que vou encomendar um em www.soldafria.com.br alguem ja comprou lá?

    Alguém teria o esquema do bypass da boss?

    Shakal
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    A Boss parece que não usa digital.

    A Tech21 usa bastante, tem o Tri-AC e o Tri-OD. Tenho aqui um esquema, da pra entender alguma coisa, entende mais se vc souber Russo:

    Esquema do Tri-AC e Tri-OD

    Tem 2 links no meio pra 2 arquivos .rar onde estão os esquemas.

    gui_fisico, vc tem o esquema do seu projeto?

    Vlw!

    alfredo.salvarani
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    <b>Shakal</b>
    Sim o 4066 tem uma impedância de 128 ohms, normalmente sinal de audio nestas etapas trabalham com 600ohms, sem buffer vai dar muita perda no seu sinal... mas precisa estudar bem no circuito onde vc vai colocar essa chave e ver se precisa e tal... mas como eu disse pode ser que isso mude o timbre, tem que usar um buffer para Hi-FI pelo menos...

    []'s

    Shakal
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Um buffer com Amp-Op serve?

    (esse circuito ta ficando meio grande né hehehe )

    alfredo.salvarani
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    é com ampop mesmo... mas cuidado com o ampop que vc vai usar... é vai ficar grande sim... se vc fosse uma grande empresa projetava o circuito e colocava tudo dentro de um chip só... eheheh

    []'s

    Shakal
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Um LM741 genérico resolveria?

    alfredo.salvarani
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Resolve, mas não é aconselhavel... ele não é para Hi-Fi e é um projeto super antigo, procure um opAmp que não altere as caracteristicas do som e que tenha uma banda de passagem bem grande, de preferência de 3Hz a 100kHz pelo menos...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Projeto GT2 com chaveamento digital