Pra quem conhece Sansamp Tri-A.C. e entende inglês

    Autor Mensagem
    Zeraus
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Zeraus


    ** EDITADO: ADICIONEI TRADUÇÃO LIVRE**

    Eis meu questionamento e a troca de emails com o pessoal da Tech21.

    Sansamp Tri AC - Noise when switching between foots..

    Hello there!
    This is Rodrigo, a customer from Brazil.
    I just bought a second-hand Sansamp Tri-A.C, serial number 753756.
    Its almost like new, almost mint condition. I guess its previous owner had it for less then a year, probably just 1 semester.
    Its simply amazing!!! Congratulations on this excellent product!
    But i need some help.
    When i switch between Cali and Brit foots, it switches smoothly an very quietly. No noise or "pops" are heard.
    However, when i switch to the other foot where i have a clean Tweed programmed, i hear this "pop" noise...
    Precisely, the "pop" noise only happens when i switch to the clean foot during play. When i just hold the guitar and start switching the foots, they do switch quietly.
    Additionaly, i´d like you to know that i reprogrammed all foots putting Cali, Brit and Tweed modes each time in a different footswitch. And the "pop" noise still happens in any of the 3 foots when i switch from the dirty programs to the clean program.
    What could be happening?
    Also, can you inform me if the unit is still under warranty?
    Thank you!


    Em suma: Quando mudo entre foots Mesa e Marshall bem distorcidos, não ouço nenhum tipo de "click" ou "pop". Todavia, quando mudo de qualquer um dos distorcidos para um Fender limpo, o pedal da um estalo, apenas quando tal mudança é feita com o acorde ainda soando. Sem estar tocando, os pedais nao emitem qualquer estalo quando pressionados, é totalmente silencioso.
    Já programei o clean e os distorcidos cada hora num foot diferente, e o resultado é sempre o mesmo. Seria problema do pedal?


    x-x-x-x

    Dear Rodrigo,

    Thanks for your inquiry. Yes, that's normal, due to the radical shift in gain structure from the British or California to the Tweed emulations. There's a mod that involves cutting a trace on the circuit board that will lower the volume of the pop, but it might result in a drop-out or weird "cross fade" (so I don't think I'd do it). Anyway, it appears you've already found a solution... mute the strings with your hands when you switch to the lower gain presets (it seems perfectly natural in just about any musical context not to sustain notes or chords as you change from a dirty sound to a clean one, right?)

    Regards,
    Lloyd Schwartz, Product Manager


    Obrigado por perguntar. Isso é algo normal, em virtude da mudança radical na estrutura de ganho do modo British ou California para o Tweed. Existe até um "mod" para resolver esse problema, mas em contrapartida pode resultar num cross-fade bem estranho. Eu nao faria.
    De qualquer forma, parece que voce mesmo ja encontrou a solução. Emudeça as cordas quando for mudar pra um foot com menos ganho. Em quase qualquer contexto musical, me parece perfeitamente natural não manter notas ou acordes soando enquanto efetua a mudança de um timbre distorcido para um timbre limpo, certo?"

    x-x-x-x

    Hello there Lloyd!

    Ummmm thats exactly what I was thinking! I assumed that the change in the gain structure would cause the "pop", specially because I use cali and brit with the drive set very high, and tweed with almost no drive at all. (not to mention the big level differences needed between the distorted and clean programs in order to achieve the desired overall sound)

    About modding the unit, I wouldnt dare doing that! TriAC is a masterpiece on its own!

    And yes, besides muting the strings with my hands, I found another solution:

    When switching from a high gain foot to a low gain foot, i stomp two footswitches almost at the same time, in such a way that the high drive foot gets pressed slightly before the low drive foot, thus entering bypass mode and, instantly after, engaging the low drive foot. Cool way huh? :D

    Thank you for your quick and precise answer!

    Regards,

    Rodrigo



    Exatamente o que pensei (...) Eu nao faria nenhum mod no pedal, ele é uma obra prima por si só (...) Além de abafar as cordas, tenho outra solução: pisar em dois foots quase ao mesmo tempo, mas pisando no foot de alto ganho ligeiramente primeiro que no foot limpo de modo que ele entre em em bypass e em seguida, quase instantaneamente, acione a emulação limpa. Legal né?

    x-x-x-x

    Yes, that'll work too!

    x-x-x-x

    Convenceu vocês?

    Ae... mesmo imaginando que a resposta seria essa mesmo e me conformando com a explicação (pois acho que faz algum sentido), ainda fiquei com a pulga a trás da orelha... alguns donos de TriAC alegam que ele não tem ruído nenhum!

    Não que o pedal esteja soando ruim, longe disso! É um puta equipo.

    É que as vezes percebo que a passagem de um foot pra outro não ocorre de maneira 100% silenciosa, quando estou por exemplo, num Mesa em alto ganho e mudo pra Fender limpo (ou mesmo para bypass), durante a execução de uma música que exija alternância entre limpo e sujo. Às vezes (nem sempre) sinto um pequeno estalo durante a mudança. Coisa que não ocorre com nenhum pedal analógico...

    Claro, estou ciente que esse produto NÃO É um pedal de distorção, e sim um emulador de amplificador. Talvez não tenha sido desenvolvido com o propósito de ter a performance de uma pedaleira.

    Às vezes me pergunto se a proposta dele foi apenas possibilitar a escolha do(s) amplificador(es) mais adequado(s) ao estilo do musico, e daí pra frente as demais variações de saturação teriam que ser controladas por pedais de distorção em conjunto (como é o que acontece na prática com quem já tem um amplificador valvuvado de qualidade).

    Ou será que a coisa é mais simples do que imagino: fonte? qualidade da rede elétrica? Estou usando nele uma fonte landscape (para 5 pedais). Ainda não testei com bateria (não me apredrejem por isso rsrsr).

    Agradeço desde já quem puder contribuir com sua experiência.

    NerdKiller
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Cara... acredito que voce va ter o mesmo "pop" no som mesmo usando uma bateria justamente por causa da mudança drástica de ganho que você tem quando muda pro som limpo.

    Um exemplo disso seria pensar em termos de circuito com o mod que ele sugeriu. Esse caminho alternativo talvez fosse uma forma de suavizar essa passagem brusca justamente dando uma reduzida "gradual" no som em vez de cortar completamente o ganho ( posso estar falando bobagem porque to começando a estudar eletronica agora ) por isso teria esse cross-fading que ele comentou.

    Pelo que eu sei o que acontece é que no tri-ac é que voce tem 3 caminhos que se encontram em uma unica saida. Enquanto voce ta mandando sinal pra ele ( tocando as cordas ) aquele som esta sendo transformado em som distorcido de alto ganho e caminhando pra o output. Quando voce troca pra tweed este sinal que estava caminhando pra saida se 'mistura' com o som limpo. Quando voce troca com as cordas abafadas esse fenomeno nao acontece.

    Olha isso que eu to falando é só uma suposição ok? Posso estar falando a maior merda do mundo e acabar recebendo as pedras que iam jogar em voce por nao ter testado com a bateria uahuahaa :P

    Mas se voce parar pra pensar ate que faz sentido um pouco.

    De qualquer forma é importante testar com a bateria. Eu tenho uma fonte destas para 5 pedais e não costumo ter estes "pop" nos meus pedais.

    Enfim, espero ter contribuido de alguma forma. Abraço!

    BaNdAiD
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Convenceu vocês?

    Não muito. Ele não respondeu sobre o pedal estar ou naum na garantia!

    Mas esse deve ser um fato recorrente. Testa algum outro TriAC, se vc achar um q não tem esse "pop", vende o seu e compra esse!!!

    Abraços!

    Schenker
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    parabéns pelo inglês. tempos verbais corretos, grmática correta e colocações idem.

    Glad to see that you dont outrage Shakespeare mother's language.

    e aquanto ao TRIAC . . . sim, tb vivenciava certos ruídos com ele, mas realmente era mais em casa mesmo, numa situação de banda o pop não era ouvido não.

    no meu caso tb ele reclamava muito se eu colocava ele em cima do ampli. tinha horas que a interferencia era insuportável (provavelmente por conta da proximidade com as válvulas).

    NerdKiller
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Schenker
    é lingua da mãe do shakspeare ou a lingua materna do shakespeare? porque entao nao eh "Glad to see that you dont outrage Shakespeare mother's language" e sim "Glad to see that you dont outrage Shakespeare's mother language" né?

    WeslleyGuilber
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    nao entendir bulufas do ingles, mas tenho um Triac e nao gera ruidos nenhum... da forma q vc descreveu

    Zeraus
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Uma coisa que eu não concordei muito com a Tech21 foi o seguinte:

    "it seems perfectly natural in just about any musical context not to sustain notes or chords as you change from a dirty sound to a clean one, right? "

    Tradução livre:

    "Em quase qualquer contexto musical, me parece perfeitamente natural não manter notas ou acordes soando enquanto efetua a mudança de um timbre distorcido para um timbre limpo, certo?"

    Ahhhh tb nao é assim né.... tem muitas situações que o acorde sujo ta soando dai passo pro limpo.... e até por isso que notei essa questão do estalo.


    NerdKiller
    O tal estalo (discreto) é so na mudança de alto ganho pra baixo ganho e enquanto o acorde ainda está soando com ataque (ou seja, a batida acabou de ser dada) Quando o acorde esta soando, mas já sem ataque, a mudança ocorre normal. E nunca há estalo quando vou do baixo ganho pro alto ganho, não importa o quão alto esteja.

    Talvez possa ser até uma questao de regulagem das diferenças de ganho entre os foots, fazendo de forma que não tenha muita diferença de level e drive entre eles, mas que o conjunto acabe soando com o volume geral adequado e com os timbres (distorções) desejados.

    De qualquer forma, testei com bateria e me parece que reduziu sim.

    BaNdAiD
    Então nao mencionou nada mesmo sobre garantia. Acho que porque na visão do fabricante esse estalo é inerente ao pedal e não se trata de um defeito. Até explicou que tem gente fazendo "mod" pra essa questão....

    Schenker
    Grato pelo elogio :) E pelo relato.


    WeslleyGuilber
    Nadica de nada??? tenhum "pop"zinho, qualquer estalinho discreto, na mudança entre foots, em ordem decrescente de ganho, do mais forte ate o clean??
    Ressalto que do clean ate o mais distorcido, a mudança ta ocorrendo que nem cortar manteiga com faca quente.

    Zeraus
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Zeraus
    · votar


    Também tem o seguinte, se fosse DEFEITO no pedal, por que ele deixaria de me alertar e de orientar sobre o procedimento para enviar o pedal para manutençao?
    Ao contrário, assumiu que o pedal pode sim comportar-se dessa forma...
    Ainda que o pedal estivesse em garantia, não acho que o cara ia miguelar...

    BaNdAiD
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    BaNdAiD
    Então nao mencionou nada mesmo sobre garantia. Acho que porque na visão do fabricante esse estalo é inerente ao pedal e não se trata de um defeito. Até explicou que tem gente fazendo "mod" pra essa questão....



    Porém vc perguntou se estava na garantia, não perguntou se a garantia cobriria esse defeito. A resposta deveria ser sim ou não...ou melhor, yes ou not! hueheuheue

    Gasoline
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    BaNdAiD
    Garantia é gerada a partir da data de compra, e não de fabricação.
    Então não tem como a fábrica afirmar que está na garantia ou não. Pois não tem como saber quanto tempo o pedal ficou parado na loja. A não ser que seja garantia vitalicia (lifetime warranty).

    O que ele poderia ter feito é informar que normalmente o tempo de garantia é de X meses/anos a partir da data de compra, devidamente comprovada por nota fiscal. E que bastava ele ver a data na nota, para saber.


    Em adição ao caso : já usei Tri AC, e dava um pequeno estalo passando de simulação suja para limpa, mas nada que me incomodasse. A troca era relativamente natural, como trocar um canal de amp mesmo, que também dá um pequeno "pop" as vezes, e dependendo do amp.

    Raizen
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Quanto custa um pedal desses ae? usado.

    NerdKiller
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Raizen

    500 pimpolhos

    Zeraus
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Zeraus
    · votar


    Gasoline
    já usei Tri AC, e dava um pequeno estalo passando de simulação suja para limpa, mas nada que me incomodasse. A troca era relativamente natural, como trocar um canal de amp mesmo, que também dá um pequeno "pop" as vezes, e dependendo do amp.

    Putz acho que tu matou a charada. Trocar canais de amp pode dar um pequeno pop mesmo. Ora se o o TriAC é um "Triple Amplifier Channel" nada mais natural que se comporte da mesma forma que seria trocando os canais de um amp de verdade!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pra quem conhece Sansamp Tri-A.C. e entende inglês