Dúvida placa (caminho de solda)

    Autor Mensagem
    Licks
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Licks


    Olá gente!
    Tudo bem? XD

    Eu dei uma procurada pelo fórum e não consegui tirar minha duvida.

    Bem, eu comprei todos os componentes para fazer meu proprio Ds-1 da boss, mas não com as peças originais. Como eu não manjo mt de eletrônica, chamei um amigo pra me ajudar, ele entende pacas disso, mas a gente entrou num beco sem saida... A gente pega a placa pro circuíto (virgem), imprimimos o desenho, fazemos toda aquela coisa da caneta não-lavavel, passamos o ferro... deixamos no cloreto até ficar certinho...passamos um bombril, alcool e tal, até que ela fica toda rosa com o caminhozinho mais claro.

    Pelo que nós sabemos, temos que passar solda em cima desse caminhozinho, para poder fazer as ligações certas... não é mesmo? Mas a gente realmente tem dificuldade de passar solda por cima de toooodos os caminhos, fininhos, sem nem encostar um no outro... É assim mesmo que se deve fazer? Pq meu amigo sabe usar bem solda, nunca teve problemas, mas isso realmente ta fogo! A gente gastou umas 4 plaquinhas virgens hoje @_@


    Aguardo resposta ;)

    Abraço, Boa noite.

    Gambá do Rock
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Licks
    Pelo que nós sabemos, temos que passar solda em cima desse caminhozinho
    Vcs estão enganados...
    as trilhas da placa não precisam ser cobertas por solda. Nos projetos existe um lugar certo que deve ser perfurado para o encaixe e solda das "perninhas" de cada componente eletrônico - geralmente a parte onde a placa deve ser perfurada é circular. É só furar, transpassar as "pernas" do componente e soldar ainda dentro desse círculo e pronto. "Pasta de solda" ajuda um bocado tb...

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Licks
    Pelo que nós sabemos, temos que passar solda em cima desse caminhozinho, para poder fazer as ligações certas... não é mesmo? ...
    chamei um amigo pra me ajudar, ele entende pacas disso,

    não esta parecendo .. na real não precisa estanhar as trilhas não ... mas uma boa para manter sempre limpo eh passar breu misturado com alcool etilico minimo de 92º ... isso para proteger as trilhas de oxidações ...
    essa de usar estanho em placas corroidas realmente pode ser feito ... em alguns casos que se existe uma deficiência da largura da trilha para a corrente que circula por ela ... mas em um pedal .. acho isso totalmente desnecessário ... preocupe-se em colocar solda apenas nos pontos de interligação dos terminais dos componentes e das ilhas da placa .. nada mais .. ok?
    bom trabalho!!

    abrax

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    putz! essa foi foda...

    é como o Blackmore disse ai...

    depois q vc poe a placa com o desenho no percloreto de ferro (eu axo) ele corroi o cobre apenas onde não tem trilhas por cima... então qdo remover ela, suas trilhas estarão prontas, não sendo necessário cobri-las com estanho (solda) entendeu? depoi limpe a placa como foi orientado e comece a montar o projeto. Simples assim

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    vc pode também, depois q limpar a placa, eh passar uma superfície fina de verniz ou mesmo esmalte para unhas... só tome cuidado pra não cobrir os pontos de interligação dos terminais dos componentes, blz?

    Licks
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Quer dizer que é só eu traçar o caminho com a caneta, dps da placa bem limpa.. por no ácido, esperar até corroer bem...limpar bem denovo, soldar os componentes sem ter que ligar eles um com os outros e deu? =D

    Abraço

    Henrique S.
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    preocupe-se em colocar solda apenas nos pontos de interligação dos terminais dos componentes e das ilhas da placa .. nada mais .. ok?(2)

    Eu ate estanho as trilhas, mas depende muito do projeto.....

    Licks
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=78

    Prum DS-1...é muito dificil estanhar sem encostar ums nas outras =/
    Se eu não estanhar...só soldar os componentes na placa...funciona?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida placa (caminho de solda)