Como reproduzir o timbre "Overdriven Guitar" do Guitar Pro?

    Autor Mensagem
    Dead Man
    Veterano
    # abr/07


    Olá pessoal!

    Desculpem-me se esse assunto já foi discutido em outro lugar.

    Estive ouvindo algumas transcrições no Guitar Pro, por exemplo "Stairway To Heaven", ou "All Along The Watchtower", do Hendrix, e percebi que há um instrumento, acho que é o 29 Overdriven Guitar, que tem um timbre muito legal quando ouvimos naquele modo RSE.

    Eu tenho uma Epiphone Les Paul Studio e um Marshall valvestate 8020 (20 watts). Estou tentando obter um timbre parecido mas está difícil...

    Tentei ligar a guitarra no canal limpo usando um Blues Driver 2, da Boss, e usando também o Bluesbreaker 2, Marshall...

    E não consigo aquele timbre de jeito nehum...

    Alguém poderia me dar uma sugestão?

    Valeu!

    WeS Guitar Hero
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Não fica nem um pouco parecido??

    mglkk
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    captador do braço ?

    Soulface
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Putz, timbre igual Guitar Pro...
    É o primeiro caso em q eu recomendo uma Zoom 505II pra alguém na minha vida.
    Daí pra baixo!

    Igor Fediczko
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Putz, timbre igual Guitar Pro...
    É o primeiro caso em q eu recomendo uma Zoom 505II pra alguém na minha vida.
    Daí pra baixo!





    hahhhhhhhhhhhahhhahaahahahhahahahhahahahha

    acho que fazia um bom tempo que não ria como rí agora!

    TG Aoshi
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Soulface
    uHuahuaHU!

    Pois é.... eu não consigo dexar akele RSE ligado...

    Dead Man
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Ora, bolas...

    Acho que me expressei mal...

    É claro que seria uma estupidez querer reduzir o som do instrumento a uma reprodução eletrônica, e, nesse caso, talvez nem mesmo uma Zoom 505 fosse suficiente, seria melhor abandonar de vez a guitarra e usar um novo instrumento chamado... "Guitar Pro Overdriven Guitar"!

    Não era a isso que eu estava me referindo, mas sim ao fato de que essa simulação tenta reproduzir alguma regulagem de um provável overdrive que não é fácil de se obter com pedais de ganho normalmente usados no blues, ou seja, resta saber se por acaso não se trata na verdade de uma simulação de distorção ou se os pedais que citei não deveriam ser substituídos por um Overdrive propriamente dito.

    O motivo pelo qual eu fiquei intrigado com aquela simulação é que mesmo em passagens em que há arpejos ou acordes as notas que soam juntas não saem embaralhadas, ou seja, distingue-se perfeitamente várias notas soando mais ou menos simultaneamente com um timbre que parece uma saturação usual com forte presença e ao mesmo tempo bem grave...

    Não dá pra fazer isso com o Blues Driver nem com o Bluesbreaker... e o canal de boost do Marshall valvestate produz sons que não são muito "próprios"... é um meio termo entre distorção e overdrive.

    De qualquer forma, acho que a pergunta foi respondida mesmo que indiretamente. Se não há o que fazer, é provavelmente culpa da peça que fica atrás da guitarra! Nesse aspecto, vocês provavelmente têm razão...

    Obrigado assim mesmo!

    PS.: no meu micro, um pentium III, só consigo ouvir no modo RSE uma faixa de cada vez, ou seja, se eu tentar ouvir todos os "instrumentos" juntos nesse modo, o micro trava.

    Bog
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Dead Man

    Meu, o BD-2 *É* um pedal de overdrive. E na minha opinião, é o melhor da Boss. Tem um drive um pouco agudo, mas ainda assim não vejo o que que faltou para ele chegar no nível do Guitar Pro (!?). Acho que o problema é regulagem do equipamento como um todo. Só pode.

    Dead Man
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Bog

    Legal, obrigado.

    Sei que o BD-2 é um overdrive, volume sobre volume, etc.

    No site da Boss tem uma parte chamada Virtual Distortion Grid. Você escolhe os pedais e compara-os em relação à mesma execução.

    Compare o som do Distortion 1 (DS-1) com o BD-2 naquele sample "Rock Lead". Há uma diferença, sem dúvida. Pra mim, o timbre do BD-2 é matador, dá de dez a zero na distorção. É óbvio que se estivéssemos ouvindo isso ao vivo em amplificadores valvulados potentes as coisas seriam diferentes, isto é, teríamos impressões diferentes sobre esses sons, talvez a distorção parecesse um pouco mais interessante, quem sabe?

    Bem, a questão é a seguinte: aquela simulação "Overdriven Guitar" do Guitar Pro, no modo RSE, tenta reproduzir que tipo de regulagem em um overdrive? Naquele sample "Rock Lead" do site da Boss eles mostram a regulagem do BD-2 (view settings) assim: volume no máximo, ganho quase no máximo e tone pouco abaixo do meio.

    Pois bem, se eu ligar o BD-2 com essa regulagem no canal limpo do amplificador tenho que deixar o ganho do canal limpo no mínimo, porque o volume do pedal está no máximo.

    Toque nota por nota de um acorde qualquer com essa regulagem. Vai virar uma zona. Vai embaralhar tudo.

    Em compensação, aquela simulação porcaria "Overdriven Guitar" parece reproduzir uma regulagem em que, apesar do ganho, da saturação, as notas soam perfeitamente nítidas.

    Isso aparece mais claramente na transcrição disponível por aí da música Summertime (Big Brother and The Holding Company). Há uma passagem em que as Gibson SG do James Gurley e do Sam Andrew fazem um contraponto em cima da escala Gm (natural ou relativa menor). Parece um prelúdio barroco. E apesar da montoeira de notas sobrepostas, não embaralha nada.

    Esse é o problema...

    Quem sabe usando um elástico desses de cabelo no braço dê pra reduzir um pouco o ruído.

    De qualquer forma, se é apenas um problema de regulagem, então a pergunta foi respondida.

    Obrigado novamente!

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Dead Man
    Temos "várias variáveis" à analisar aí.

    Não lembro se o modo RSE do Guitar Pro se baseia em synth ou samples... Se forem samples, então estás mais perto de conseguir um som com características parecidas (afinal seriam gravadas de uma guitarra), se for synth fica um pouco mais difícil. Qualquer dos dois no entanto vai ter uma certa diferença no ataque e na maneira como as notas soam (a não ser que seja muito bem pensado/programado) - porque estão tentando imitar a maneira como uma guitarra de verdade iria se comportar.

    Talvez consigas algo parecido usando os dois pedais "em stack", ou seja, um dando boost no outro (seja de volume ou de ganho). Pelo menos um deles vai ter que ficar com o drive bem baixo (entre 0 e 5) e cuidado com o volume (!) - não sei se é isto que estás fazendo, mas, enfim... Até imagino que sim, mas não custa lembrar.

    Não tem nenhuma indicação no próprio guitarpro ou no site do guitarpro sobre que tipo de distorção/guitarra se basearam pra fazer este som?

    E... Numa dica (pra todos), as vezes a maneira como se ordenam as palavras pode soar estranha, mas não é porque a lógica está um pouco torta que a idéia não é boa e/ou a pergunta não faz sentido. Ainda que seja melhor pensar na ordem/lógica antes...

    megadeth2612
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Dead Man

    Mas o Guitar Pro utiliza midi, tem aquelas opções de deixar a corda soando ou fazer nota por nota e várias outras coisas também. Ai vai muito da execução do guitarrista. Abração.

    Dead Man
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Legal, pessoal, obrigado pela ajuda.

    Realmente a primeira mensagem que mandei foi muito infeliz, porque do jeito que está escrita dá mesmo a impressão que eu queria "tocar igual ao guitar pro". Quem fez a brincadeira teve até razão, porque uma pergunta boba merece às vezes uma resposta boba.

    Sobre a questão dos midi, sample, synth, etc., não sei se é esse o problema.

    Acho apenas que os caras que bolaram essa simulação conseguiram reproduzir muito bem uma determinada regulagem que eu não consigo reproduzir com o meu equipamento, mas isso é provavelmente uma limitação minha, e não do equipamento.

    Talvez essa diferença esteja relacionada mais com o amplificador do que com os pedais, quem sabe? Esse negócio de valvestate é meio esquisito. Quando comprei esse amp testei ele com uma Fender Squier coreana... Agora, com a Epiphone, já não tenho a mesma impressão sobre ele. Isso pode também estar relacionado com a captação, single coin x humbucker, sei lá.

    É provável também que seja um problema de execução...

    Bem, deixa pra lá.

    Obrigado novamente!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como reproduzir o timbre "Overdriven Guitar" do Guitar Pro?