Pedaleiras Gt-8 x Gfx-8 x Ax-1500 x Rp-12/20

    Autor Mensagem
    A. Cordeiro
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: A. Cordeiro


    Aê galera, toco teclado mas preciso de opiniões, pois o cara que toca na mesma banda que eu irá comprar alguma dessas pedaleiras, e ele me pediu ajuda. Aí pensei: onde irei perguntar se não ao meu bom e velho FCC??!! Hehe...mas espero que me ajudem, por favor!!
    A única exigência que o meu amigo pede, é só em qual dessas possui distorções mais limpas. Mas como me adianto nas palavras, digo logo: Tocamos música evangélica (Cassiane, Aline Barros, Kléber Lucas, Ministério Apascentar, e por aí vai...)
    Espero a ajuda de vcs, desde já agradeço...
    Sim...antes que eu esqueça, qualquer outra sujestão de pedaleira é bem-vinda ok?!!
    Ops...sei que é o Fórum de Guitarra, mas é pq fui me tocar depois, desculpem...de qualquer forma, tá ai....se algum moderador quiser transportá-lo, agradeço...

    Bog
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Vamos lá então...
    Meu, as pedaleiras citadas não estão no mesmo patamar.

    A GT-8 é uma pedaleira parruda, de alto nível. A GFX-8 é uma pedaleira que costumava ser a top de linha da Zoom, mas já não é mais. A top da Zoom agora é a G9.2tt. A Korg AX-1500 é uma pedaleira de nível intermediário, o que não quer dizer que ela é ruim, mas que tem bem menos recursos que uma GT-8. Mesmo a AX-3000 tem menos recursos que a GT-8 (mas é mais barata). Não conheço a Digitech que você citou.

    Não sei bem o que são distorções "limpas", mas eu gosto de overdrives naturais e distorções não muito pesadas. Das pedaleiras que eu conheço, as 2 melhores nesse sentido são a Vox Tonelab - que é um pouco limitada em outros aspectos - e a Digitech GNX3000, que é a que eu tenho. Mas veja bem, outras pedaleiras podem soar até melhores para os teus ouvidos, inclindo as "quase-unanimidades" GT-8 e Pod XT Live.

    Dentro da faixa de preço da GT-8, eu conheço 5 opções: a Zoom G9.2tt, a Vox Tonelab SE (e agora tem outra, a LE), a Digitech GNX3000, o Pod XT Live e a própria GT-8. Todas são muito boas, e dá para tirar um som legal com todas elas. O que mais conta mesmo é que elas têm características distintas - a GT-8 é ultra-flexível, mas um pouco complexa; o Pod tem zilhões de simulações de amps hi-gain com um model pack que você compra separadamente; a Tonelab tem efeitos fraquinhos, mas tem um "mini-pre-poweramp valvulado", que faz diferença; a Zoom também tem suas valvulinhas, que produzem uma distorção meio selvagem; a GNX3000 tem suas combinações infinitas de simulações que geram outras simulações.

    Vale a pena pesquisar melhor sobre as características de cada uma delas!

    A. Cordeiro
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Bog
    Cara, valeu mesmo. Citei essas pq foi o próprio cara que me deu essas pedaleiras pra verificar, e pra não achá-lo meio estranho, ele toca bem, só que é meio matutão nesse assunto de bons equipamentos, por isso me pediu ajuda. Vou ver se acho a Vox Tonelab SE na loja pra testá-lo, assim como a Digitech GNX3000 (que já é mais difícil de ver por aqui) e a Pod XT Live. As demais, já sei que posso encontrar lá na loja.
    Sim...quando disse distorção mais limpa, quis dizer a que menos deixa ruídos e a que mais se aproxima de um pedal de distorção de boa qualidade..

    Bog
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    A. Cordeiro

    Ah, uma coisa: o fórum tem um espaço próprio para tópicos sobre pedais e pedaleiras.

    Vou ver se acho a Vox Tonelab SE na loja pra testá-lo, assim como a Digitech GNX3000 (que já é mais difícil de ver por aqui) e a Pod XT Live.

    Bom, mas procure também obter informações sobre os tipos de recurso que cada uma oferece ANTES de ir testar. Também escute samples gravados. Infelizmente, na imensa maioria dos casos, é meio difícil de ter noção do que uma pedaleira dessas pode fazer quando você testa elas na loja. Eu levei mais de 1 mês para conseguir tirar um timbre que me agradasse na GNX3000. Na loja, todas as pedaleiras me soaram fracas, mesmo com eu passando horas brincando com elas. Uma GT-8 da vida tem tantos parâmetros que você pode sofrer para achar o "sweet spot".

    quando disse distorção mais limpa, quis dizer a que menos deixa ruídos e a que mais se aproxima de um pedal de distorção de boa qualidade..

    Todas essas pedaleiras possuem distorções com poucos ruídos. Não sei se elas se aproximam a um pedal de distorção de "boa qualidade", porque isso é questão de gosto pessoal.

    entre nós
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Amigos eu tenho um BOSS ME-8 uso um sansamp e um overdrive Danelectro DJ1 junto de um trip wah da Dun lop!!! Estou querendo trocar a minha BOSS ME8 em uma DIgitech RP 10... Gostaria de informações se esta troca que estou para fazer será uma boa!!! os D+ pedais usarei junto da RP 10...

    grato

    Cadu

    LuizJu88
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Como ja foi dito a decisão entre pedaleiras top tem q ser nos detalhes..hehe
    Eu acabei optando pela Zoom G9.2tt pelo conjunto de valvulas + 3 pedais de expressão + gravação USB...

    lbergamim
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Pra ajudar na avaliação, olha uma gravação que fiz pra testar um timbre pesado na GT8...

    http://www.acidplanet.com/artist.asp?songs=529530&T=5217

    A. Cordeiro
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: A. Cordeiro
    · votar


    Bog
    Ahh...entendi. Então a questão é achar demos ou samplers dessas pedaleiras pra avaliar. Talvez no próprio site delas eu encontre.Vou procurar... Vlw mesmo..

    lbergamim
    Hum... Legal. Vou salvar e mostrar pro cara que toca comigo. Daí da pra ele ter uma básica noção. Obg..

    LuizJu88
    lbergamim
    Bog
    Pra aproveitar o tópico, queria mais uma ajudinha de vcs, se me permitem: Se eu comparar uma RP-10/12/20 com uma GFX-8 (mesmo o da RP sendo um modelo bem mais antigo), onde posso encontrar uma facilidade de edição maior e sons melhores principalmente na parte da distorção/overdrive? (Se alguma outra pessoa quiser responder, pode ajudar tb ;D)

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Pra aproveitar o tópico, queria mais uma ajudinha de vcs, se me permitem: Se eu comparar uma RP-10/12/20 com uma GFX-8 (mesmo o da RP sendo um modelo bem mais antigo), onde posso encontrar uma facilidade de edição maior e sons melhores principalmente na parte da distorção/overdrive? (Se alguma outra pessoa quiser responder, pode ajudar tb ;D)

    A. Cordeiro
    As RPs 14/20/21 são valvuladas (ou pelo menos é isto que lembro/indicam as pesquisas que já fiz sobre estas pedaleiras), então isto poderia ser uma vantagem dependendo do que se quer.

    O que posso te dizer é que a GFX-8 tem um recurso que pouca gente usa que é a seção de distorção personalizada (tem um programa de edição pra baixar no site e/ou que deveria vir/vem num cd junto com a pedaleira). Dá pra fazer muita coisa, ainda não tive a oportunidade de testar isto, mas pelo pouco de informação que consegui funciona muito bem. Muita coisa a ser feita.

    Por outro lado todas as pedaleiras desta linha RPxx (10, 12, 14, 20, 21) tem coisas interessantes, apesar de exigirem mais paciência por causa da programação complicada. Algumas delas tem opção pra usar dois drives em paralelo, vários algorítmos pra efeitos estéreo e opções de regulagem bem variadas. Pelo menos da RP-12 pra cima parece que tem possibilidade de usar um programa de edição (RPedit se não estou enganado).

    As duas tem distorção analógica (sendo que, como disse, algumas RPs também tem a "opção valvular"). A diferença em termos de especificações técnicas é discutível. A GFX-8 tem loop pra distorções externas, acredito que as RPs não tenham. As RPs tem mais pedais e portanto mais possibilidades de controle via MIDI (pelo que lembro dá pra selecionar que pedal manda que comando, sendo assim bastante versátil neste sentido).

    Já ouvi relatos de problemas tanto nas RP quanto nas GFX, mas praticamente todos contornáveis (acho que o mais recorrente é nos footswitches).

    A. Cordeiro
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: A. Cordeiro
    · votar


    Ultra.Fuzz
    Ah cara, brigadão. Vejo que posso contar com vcs mesmo...agora pude entender um pouco melhor das pedaleiras RP's e GFX. Vou passar pro cara que toca na minha banda. Vlw..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedaleiras Gt-8 x Gfx-8 x Ax-1500 x Rp-12/20