Dúvida sobre componentes TS808

    Autor Mensagem
    belinox
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: belinox


    Fala pessoal blz?
    Eu frequento o fórum de guitarras, mas estou tentando montar um TS808 e estou tendo mtas dúvidas antes msm de começar...

    Apesar de ser estudante de Engenharia Elétrica, tenho muito pouco conhecimento de Eletrônica prática, na parte teórica eu até tenho um conhecimento razoável.

    Estou com dúvidas em relação aos componentes que devo comprar para a montagem do pedal. Estou seguinto o esquema do tonepad pois ouvi falar muito bem dele: [url= <a href="http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=81]http://www.tonepad.com/ getFile.asp?id=81[/url] " target="_blank" rel="nofollow"> http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=81 </a>
    Bem... Minhas dúvidas são as seguintes:
    1)Qual a potência que os resistores devem ser???
    2)Não consigo achar o resistor de tantalo pra comprar... Ele pode ser subtituido por outro???
    3) Na verdade estou com dúvida a respeito de todos os capacitores... Qual deve ser o material deles??
    4) Não encontro os diodos 1N914, eles podem ser substituidos pelo 1N4148?
    5)As resitencias de 51k e 510k não são valores comerciais, elas podem ser substituidas por outras ou eu tenho q fazer combinação de resistores?

    Por enquanto é "só" isso ehehehehhe...
    Desde já grato...

    Curly
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    belinox

    1)Qual a potência que os resistores devem ser???

    nesse tipo de projeto em geral é 1/4 W ou 1/8 W, só afeta o tamanho físico dos resistores

    2)Não consigo achar o resistor de tantalo pra comprar... Ele pode ser subtituido por outro???

    vc deve estar querendo dizer capacitor de tântalo não?

    3) Na verdade estou com dúvida a respeito de todos os capacitores... Qual deve ser o material deles??

    em geral são de poliester, salvo indicado em contrário

    4) Não encontro os diodos 1N914, eles podem ser substituidos pelo 1N4148?

    deve funcionar mas vc deve tentar encontrar o componente original, já que os diodos fazem a clipagem do sinal, ou seja, o som do pedal pode mudar...

    5)As resitencias de 51k e 510k não são valores comerciais, elas podem ser substituidas por outras ou eu tenho q fazer combinação de resistores?

    sim



    belinox
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Curly
    Sim, eu digitei errado... Me referia ao capacitor de tantalo... Ele pode ser substituido???

    No caso desse projeto que estou fazendo, todos capacitores são de poliester tirando o de tantalo? O capacitor que tem NP do lado imagino que seja não polarizado, qual material ele deve ser?

    Quanto as resistencias de 51k e 510k elas podem ser trocadas ou tenho que fazer combinação?

    Curly
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Curly
    · votar


    belinox

    insista achar o capacitor de tântalo, ele é usado para o controle de tone, evitará perda de timbre... quanto aos resistores, bem, eu tentaria com o múltiplo de 47 ou 56, se não ficar bom combinaria, realmente não sei te dizer o quanto influenciar...

    tem uma galera que vende no ML o kit com plaquinha e tudo, aqui também vc encontra todas as peças:

    http://www.eletroaquila.com.br/

    belinox
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Curly
    O capacitor de tântalo vai ser impossivel de eu achar aqui na minha cidade, Juiz de Fora, pois fui nas 2 maiores lojas de eletrõnica e não achei... Vou ter que dar um jeito de achar isso. E quanto ao NP, realmente é não polarizado? Posso usar todos os outros capacitores de poliester? E quanto a chave DPDT, qual é o preço padrao para ela?

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Curly

    uia, até de eletronica voce manja ?

    essa eu não sabia, senão já teria enchido tua paciencia antes hehehe

    Curly
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Curly
    · votar


    belinox

    Vou ter que dar um jeito de achar isso. E quanto ao NP, realmente é não polarizado?

    os de tântalo que eu já vi eram polarizados, tinham uma pinta vermelha em uma das pernas, talvez NP seja não polarizado mesmo, mas eu nunca vi


    E quanto a chave DPDT, qual é o preço padrao para ela?

    creio que umas 10 ou 15 pilas

    Curly
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    JoeCruzGuitar

    mais uma faceta do gênio incompreendido, hehe

    belinox
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Curly
    Analisando o circuito eu vi q o de 51k não é tão importante pq ele ta em série com o potenciometro... Agora os de 510k eu acho q são importantes q eles que tao na alimentação dos transistores.. Como eu faço pra fazer a combinação??? vou ter q mudar a plaquinha?

    Curly
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Curly
    · votar


    belinox

    vou ter q mudar a plaquinha?

    olhei o circuito, realmente o de 51K pode trocar numa boa, o de 510K está autopolarizando a base de um transistor que só tem função de amplificar o sinal, eu experimentaria um de 560 numa boa, em todos os casos, se quiser usar 2 resistores vc solda eles juntos por fora da plaquinha, lembrando que em série a resistência total é R1 + R2 e em paralelo é (R1 x R2) / (R1 + R2)

    guitarRox_fpl
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    belinox
    na duvida compare com circuitos semelhantes, como o SD-1 (procure no google), e substitua os componentes que achar melhor, no fundo pode ser q mude o som do circuito mas talvez não audivelmente =)
    não tenha medo de trocar um componente por outro ou se desanime facil...
    pq é assim msm esse pedal, acho q até foi oq mais me frustou (deu vontade de parar com diy), pq muitos componentes não conseguia achar por aqui...
    mais é isso ae, da seus pulos que logo vc vai estar com um puta pedal... ;)

    flw abrçs

    belinox
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Curly
    Vc usaria um resistor maior??? Minha dúvida é: 560k ou 470k? Será que corre o risco de saturar o transistor se eu usar 470k??? Qual vc acha q eh mais adequado?

    Curly
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    belinox

    nesse caso específico eu usaria o de 560K, vai funcionar numa boa, lembre que esses resistores comerciais tem tolerância em geral de +/- 5% ou 2%, se quiser uma fidelidade extrema ao circuito original uma outra solução seria usar um trimpot ajustável de 1M e ajustá-lo para 510 com o multímetro

    belinox
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    guitarRox_fpl
    Vlw pela força cara!! É isso ai não pode desanimar facil nao!

    belinox
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Curly
    Vou tentar com o de 560k então!
    O foda pra mim vai ser achar o capacitor tântalo... Será que da tanta diferença assim?

    Curly
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    belinox

    acredito que faz uma diferença sutil sim, mas quem não tem cão caça com gato, monta com um de poliester, quando vc conseguir comprar vai lá e troca né ?

    belinox
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Curly
    Ok! Eu devo usar todos os capacitores de poliester?

    Curly
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    belinox

    creio que sim !

    dá uma olhada nesses links:

    http://www.eletronica24h.com.br/Curso%20CA/aparte1/aulas/capacitores.h tml
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/88291/
    http://www.generalguitargadgets.com/index.php?%20option=content&task=v iew&id=90&Itemid=118

    belinox
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Curly
    Cara mto obrigado pela ajuda!!! Amanha vo compra os componentes! Como eu devo montar no laboratório da faculdade, acho q soh semana que vem eu vo te importunar com mais duvidas ehehehe!!!!

    Curly
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    belinox

    \o/

    Curly
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    belinox

    mais umas dicas:

    - compre soquetes para os soldar integrados
    - compre aquela solda bem fininha (0.5 mm) facilita demais o trabalho, custa meio caro o rolo mas algumas lojas vendem a metro
    - ferro de soldar de baixa potência (30 w)

    belinox
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Curly
    O lance dos soquetes eu jah tinha sacado. Agora a solda vou usar do laboratório da faculdade que tem bancada de solda com lupa e tudo... Lá vai ser trankilo...
    Meu medo agora é o transistor... Se eu não achar o 2N3904 será que eu acho outro com a mesma pinagem???

    Curly
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    belinox

    Se eu não achar o 2N3904

    acha sim, esse transistor não é difícil, para trocar não basta ter a mesma "pinagem", tem que ser substituto mesmo

    belinox
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Curly
    Blz! Espero que de tudo certo.. Vlw pela ajda.. Até em breve para mais dúvidas :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre componentes TS808