Overdrive e distorção

    Autor Mensagem
    Slashy
    Veterano
    # dez/06


    Bem galera...eu sei ki eh burrice
    ignorancia
    sei lah
    ahhahaha
    mas eu não sei
    alguem pode me falar algumas diferenças na teoria e na prática?
    Existem overdrives pra tokar sons pesados...tpw metale talz??
    agradeço a colaboração
    xD
    =***

    Rifferman
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    overdrive é uma leve saturação
    distorção é uma saturação mais forte

    overdrive: Blues, dist leve
    distorção: Rock, dist forte

    Existem overdrives pra tokar sons pesados...tpw metale talz??
    existem pedais com distorção bastante forte, próprios para metal.

    para tirar melhor suas duvidas, da uma escutada nos samples dos pedais boss, segue link:

    http://www.bosscorp.co.jp/products/en/p_compactpedals.html

    como ouvir: selecione o pedal, selecione a opção Demos no menu ao lado da foto, aparecerá no fim da nova página o botão click, click nele........ espere carregar

    tem varios overdrives e distorções pra vc sacar melhor qualé de cada um

    Slashy
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Não tá danu pra ouvir os overdrives aki...parece ke sairam tp de linha do site as gravações
    soh dah pra escuta as distorções msm

    Mas oq eh melhor no geral...distorção do amp ou do pedal?pq geralment guitarristas de bandas grandes parecem usar a ditorção do amp

    Slashy
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Agora eu consegui cara
    bem
    pra mim eu axei overdrive fraco
    e o mega distortion e o metal lah bem abelhudo
    hahaha
    ando bastant indeciso
    =]

    kaus
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Slashy

    tudo depende kra

    se o amp for bom mesmo e valvulado com certeza o drive dele vai ser foda e como muitos fazem usam um overdrive pra empurrar o drive do amp

    agora quem não tem amp foda tem que optar pelos pedais de distorção mesmo,pois distorção de amp transistor geralmente não é agradavel aos ouvidos existem várias exceções mais no geral são bem ruins mesmo

    ai entra os "gt-2" da vida e simuladores digitais \m/

    Slashy
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Eu não to afim de pega amp valvulado
    ah sei lah...o timbre parece ser mais bonito...mas não sei pq amp's valvulados não me passam confiança...existem transitorados com distorção boa?

    kaus
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Slashy

    kra drive bom vem de pedais mesmo

    então pegue um amp legal por aew tipos os crate 212gt ou laney tf's

    pedais te aconselharia um clone de gt-2, um overdrive baseado no tube screamer um delay legal só aew já da de fazer muita coisa mesmo

    ahhh não esqueçendo um chorus qualquer,tocar som limpo sem chorus pra min é impossivel hehehee

    kaus
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Slashy

    uma dupla legal pra comerçar seria um triefx da landscape e um gdi

    no TRIEFX:

    terias um drive leve pra rock clássico seguindo bem a linha dos tube screamer mesmo + um chorus clássico acho ele foda na medida certa pra min e um delay analógico com som bem natural mesmo os mais novos com 500ms de atraso deve ser ainda melhor que o meu que é da versão antiga ^^

    no gdi:

    vc teria muitas opções de drives pesados mesmo, podendo usar as simulações fender pra um blues, a simulação marshall pra um hard rock e metal tradicional, e o mesa boogie gravesão total pra uns death metal a lá arch enemy, e coisas do tipo ^^

    Soulface
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Slashy
    valvulados não me passam confiança...
    Rapaz... essa frase é quase uma aberração no mundo guitarrístico! hauehuaehuaheuhaehuaea

    existem transitorados com distorção boa?
    Se vc gosta do timbre do Dimebag Darrel, é uma opção. Embora eu não goste muito assim do timbre dele.

    paulao_jazz
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Soulface

    Rapaz... essa frase é quase uma aberração no mundo guitarrístico! hauehuaehuaheuhaehuaea

    Cara, toda vez que vem um iniciante aqui perguntar sobre equipamento, e tal, eu fico me lembrando quando eu comecei a tocar guitarra, em 2003, há bem pouco tempo.

    Eu tinha uma Condor Rocky, um amp da Staner de 10W (skill #1) e uma Zoom 606. Sempre usei os presets de fábrica da pedaleira. E eu achava muito massa!!! Achava eu que tirava mó sonzeira, muito animal, e tal!!!

    E sinceramente naquela época dificilmente eu iria diferenciar um preset da minha Zoom de um amp valvulado correspondente. Sinceramente!

    E acho que a maioria dos iniciantes tb são assim. Por isso, até definir o seu som, o seu timbre, o que vc gosta, tem que ser bom, barato e versátil.

    V-amp 2 é um excelente equipo pra iniciantes. Num precisa nem de amp. tem um som legal e muitas opções dentro dele.

    Pra quem tá mais na lona, compra um ampzinho tipo Nitrous Drive, espeta um GT2 clone nele e seja feliz!

    Daí, Slashy, tu tem mesmo que investir num esquema o mais versátil possível, pra vc aprender o que é overdrive, o que é distorção, o que é chorus, delay, reverb, phaser, flanger... Vai de v-amp ou zoom G2.

    Soulface
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    paulao_jazz
    hauehauehuaeuahuhauehuhahuae!!!
    É bem por aí mesmo cara...
    Eu sempre toquei guitarra só de brincadeira mesmo. Nunca estudei nada e tal.
    Comecei com uma pedaleira de baixo eu tinha em casa, e acha q dava muito bem pra não passar aperto com ela (nunca mexi em preset nenhum).
    Aí me deu na louca um dia e eu comprei um V-Amp.
    Nossa! Foi aquele espanto! Coisa espetacular. O timbre q eu tanto procurava! hauehuaheuhaehuaea
    Depois de um tempo, consegui vender o V-Amp pelo preço q paguei novo, e com mais uma graninha, peguei um POD XT Live.
    Huaehuaheuhaeuhaehuauheuahea! O V-Amp ficou parecendo um brinquedinho cara!
    Agora eu já me desfiz do POD e estou com um GT2. Talvez compre um valvuladio mais pra frente...
    Enfim, as experiências continuam. E espero q as surpresas tb! hehehehe

    Skinwalker
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    deixa eu aproveitar pra fazer uma perguntinha \m/
    eu uso a distorção do Nitrus Drive... com o boost no maximo seria considerado(ou mais proximo) de um overdrive ou um distorção?
    ps:nao entendo nada e o natal ta chegando <o> n quero comprar pedal errado \m/

    kaus
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Skinwalker

    cara fico aqui imaginando se for um nitrous drive de 15w com gain no máximo

    pqp isso é na real tá mais pra um simulador de enxame de abelhas e tv fora do ar...

    kra cate um gt-2 clone tem vários por aew

    desde o mais barato gdi, e os outors mais bem feitos , esi prodrive,simulamp,amp drive, efx, e outros handmades

    paulao_jazz
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Soulface

    cara, sua historia parece muito com a minha. Eu fui de Zoom a Boss Me50, GT6, PODXT e GT8, hoje uso pedais analógicos.
    Com amp a estrada foi mais rápida, heheh: Staner Skill, Staner SG308, Meteoro Space, Roland JC55, Cacildo Poncio Twin Reverb/JCM800 clone, comigo até hoje e mandando bala, já há 2 anos!

    É isso aí, a caminhada é natural, a evolução é essa mesmo, seu ouvido evolui, vc quer cada vez mais aquele timbre especifico. Que, invariavelmente, cedo ou tarde, chegara no tão falado amp valvulado. É foda!!

    kaus
    Skinwalker

    Povo tem uma mania de falar mal do Nitrous! Ele é um amp bem razoavel, a distorção é utilizável sim, muito mais utilizável que certos pedais que tem o preço dele por aí.

    Cara, o Nitrous com ganho no máximo é uma senhora distorção, bem abelhuda mesmo, mas que tem salvação se vc tiver ouvido pra regular.

    Aliás, é difícil tirar overdrive do Nitrous! :)

    Bog
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    paulao_jazz

    Credo, isso tudo de 2003 para cá?!?!?!?

    Pois é, eu sempre falo para aqueles iniciantes afoitos esperarem até terem pelo menos capacidade de ouvir a diferença. Mas não, eles querem comprar uma Boss GT-8 (porque é a melhor de todas, não é mesmo?), querem comprar um Marshall (porque tem nome Marshall é bom, não é mesmo?), querem comprar uma Ibanez (porque Ibanez é guitarra para metal, não é mesmo?).

    Isso acaba às vezes criando umas viagens nonsense. Do tipo o metaleiro que vem dizer que o Roland Jazz Chorus tem distorção ruim, e por isso valvulado não presta - só aí já tem 4 erros: metaleiro com JC? distorção com JC? JC valvulado? Valvulado é ruim?! Ou os caras discutindo infinitamente que "Zoom é ruim", mas não conseguindo ouvir a diferença de uma G7 para um amp de verdade.

    Não que eu manje um monte. Eu só toco de brincadeira, e toco mal, por sinal. Mas depois de alguns anos, a gente vai acostumando os ouvidos e começa a notar melhor as diferenças. No meu caso, a "hora da virada" foi quando eu vim para o Japão e toquei num Twin Reverb. Na hora, eu devo ter dito um "putz" em voz alta, hahahha

    BaNdAiD
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: BaNdAiD
    · votar


    overdrive: Blues, dist leve
    distorção: Rock, dist forte


    Eh...naum eh tão simples assim...tem muita gente levando um rock com overdrive e muita gente levando um blues com distorção!!! Depende muito da regulagem e da saturação em sí!!
    Ex: eu com o DS-1 (DISTORTION 1) com a distorção no talo, coloco meu knob de volume lá em baixo e tiro um overdrive muito legal pra blues!!

    Bog
    Na hora, eu devo ter dito um "putz" em voz alta, hahahha

    Hehehehehe!!!

    paulao_jazz
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Bog

    Credo, isso tudo de 2003 para cá?!?!?!?


    hahahah, fui trocando um pelo outro! A GT6 foi uma amiga que trouxe dos EUA pelo preço da ME 50, na época. Depois, foi um pelo outro.

    ledod
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    olha não sei se irá ajudar mas no manual do meu jackhammer (que tem dist e overdrive) ta escrito assim:

    "overdrive: fornece uma distorção aberta com mais mordida e dinâmica
    distortion: produz um som comprimido de alto ganho suave e musical, mais saturado"

    sei lá se ajuda ! mas no manual ta assim
    a única coisa que não entendi foi esse "suave e musical"

    Bog
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    paulao_jazz

    Nossa, de repente eu me sinto lerdo. Tá certo que eu só comecei a investir pesado em equipamento no último ano, depois que vim para o Japão, onde tudo é muito mais barato...

    ledod

    Hahhahaha, pois é, né, vai ver overdrive não é musical... hahah. Aliás, engraçado que tem som gordo, magro, com mordida, macio, aberto, fechado, ardido, arrepiado (fuzzy)...

    ledod
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Bog

    pois é! eu acho que as ditorçõese overdrives personificam os guitarristas que as utilizam !! huaha

    distorção ou overdrive é muito relativo e abstrato! cada equalização diferente produz um timbre diferente o ganho e volume (dois controles principais de qualquer distorção) podem criar texturas diferentes, imagine dar nome a todas as formas como se pode chamar o "achatamento das frequencias"
    o overdrive e a distorção sao dois digamos caminhos iniciais para você chegar a um timbre, mas o efeito no geral e igual (isso foi uma opinião minha! podem discordar o quanto quiserem!) so são digamos duas formas principais de equalização

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Overdrive e distorção