Loop x Input , sistemática do som no amp?

    Autor Mensagem
    chris.simon
    Veterano
    # dez/06


    Se eu ligar meu set todo em send/return, o som passa pela válvula do Amp?
    Me expliquem a sistemática de entrada e saida do som no amp. Preciso aprender!

    Soulface
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Soulface
    · votar


    chris.simon
    O Input é onde vc liga o cabo da guitarra ou depois da ligação dos pedais para mandar o sinal para o amp.

    A questão do send/return é o seguinte:
    Embora não exista regras obrigatórias, o mais comum é se ligar modulações, delays e reverbs depois do pedal de distorção (vide este tópico), certo?
    OK... mas como fazer isso se eu uso a distorção do amp?
    Ligando todos os pedais e jogando no Input, vc distorceria as modulações, delays e reverbs tb.
    Aí é q entram em cena o send/return.
    Primeiro vc pluga a guitarra direto (ou depois do wah wah) no INPUT do amp.
    Depois, vc pluga o SEND na cadeia de pedais de modulação e ambiência. E depois de passar por essa cadeia, ligue isso ao RETURN.
    O sinal sai da guitarra, é distorcido pelo amp, passa pelos pedais, e volta para os falantes.

    Qndo eu utilizava o POD XT Live, eu odiava o timbre q eu tinha ligando ele no Input de amps Marshall.
    Então eu ligava diretamente no Return.
    O sinal passava direto pelo cabeçote e ia pros falantes. Ficava infinitamente melhor.

    chris.simon
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Também fazia isso com minha Me-50.
    Input= 1º sinal stereo da pedaleira
    Return=2º sinal stereo da pedaleira...ficou legal num jcm900!
    Tá, então se eu plugar a guita no input e os pedais no loop, o som entra pelo input, é distorcido pela válvula e depois passa pelos pedais, chegando ao falante?
    ...show de bola...eu já havia testado isso, mas não sabia a sistematica... valeu cara!

    chris.simon
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Cara, tô com pouco tempo, vou nessa!
    Valeu pela informação. Aprendi mais uma!! hahahahaha
    Nos falamos por aí!

    Christian

    baboni
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    [b]Soulface[
    Então eu ligava diretamente no Return[i][/i]
    vc ligava o pod só no return???

    Penta_Blues
    Moderador
    # dez/06
    · votar


    Boa noite!!!

    baboni
    Então eu ligava diretamente no Return
    Na minha opinião esta é a melhor forma pra se usar o POD num ampli e aproveitar ao máximo todas as características do equipo.
    Valeu!!!

    baboni
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Penta_Blues
    mas dizem que ligando no loop ganha nos efeitos e perde nas distorções, é verdade??valeu

    Soulface
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    baboni
    vc ligava o pod só no return???
    Exatamente. Como respondi no seu tópico.

    mas dizem que ligando no loop ganha nos efeitos e perde nas distorções, é verdade??
    Ganha oq?
    Perde oq?
    Cara, qm te falou isso está completamente equivocado.
    A não serq vc tenha comprado uma XTL só pra usar como boost.

    baboni
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Soulface
    mais claro - o input do xt vai pra guitar e o out do xt vai direto pro return??e o send???valeu

    Bend
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    baboni

    Isso, o send fica sem nada.

    Soulface
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    baboni
    Pro Return.
    Mas se vc estiver tocando em um amp q tenha uma distorção foda ou q vcsimplesmente goste da distorção dele, vc pode ligar a guitarra no amp, mandar o Send pro POD e mandar o POD pro Return.
    Vc ganha inúmeras possibilidades assim.

    Penta_Blues
    Moderador
    # dez/06
    · votar


    baboni
    Cara, isso vai depender da forma com que vc liga a pedaleira no ampli.
    Pense no ampli dividido em duas partes: Pré Amp e Power Amp.
    O Pré Amp é a "frente" do ampli e o Power Amp o "PA"
    Vc pode ligar seu equipo de três maneiras:
    1 - No Input o caminho será:
    Guitarra>pedaleira>Pre Amp>Power Amp>Falantes
    2 - No Input e no Loop:
    Guitarra>Pre Amp>pedaleira>Power Amp>Falantes
    3 - No Loop:
    Guitarra>pedaleira>Power Amp>Falantes

    A primeira opção vc usa para colocar tudo antes do Input (guitarra e pedaleira). O sinal com os efeitos vai passar pelo Pré Amp do ampli e sofrerá alterações dos controles da frente do ampli e da distorção dele. Por que não é legal? Porque vc vai usar os efeitos de ambiência da pedaleira e depois vai passar isso pela distorção do Pré do ampli.

    A segunda opção vc vai plugar a guitarra no Input, O Send do ampli no Input da pedaleira, o Output da pedaleira no Return do ampli. Por que não é legal? Porque vc vai receber um sinal já timbrado e distorcido no Pré do ampli e vai adicionar efeitos no loop através da pedaleira. Se forem só efeitos de ambiência, tudo bem, mas se for usar também as distorções da pedaleira, não vai ficar legal.

    A terceira opção é a mais interessante se vc possui só a pedaleira. Vc vai cancelar o Pré Amp do ampli e vai ligar a guitarra no Input da pedaleira e o Output da pedaleira no return do ampli, que vai direto para o Power do ampli. Sua pedaleira fica como se fosse a "frente" do ampli.

    A situação que considero ideal é a de usar tanto o Input quanto o Loop mas para isso vc tem que ter duas pedaleiras ou pedais separados. Por que? Para que a guitarra seja plugada juntamente com os pedais de distorção e modulação antes do Pré do ampli, para que seja aproveitado o timbre do ampli através do seu Pré e, adicionado a isso, para que vc tenha a possibilidade de usar os efeitos de ambiência no loop (send conectado nos pedais de delay e reverb e estes conectados no return do ampli).

    Valeu!!!

    baboni
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Penta_Blues
    Soulface
    valeu

    Rafaeldisousa
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Aquestão é q se vc ligar diretamente no return vc não uso o pré amplificador, o q pode melhorar a sua situação...
    Exemplo, vc usa um pod, q é um ótimo simulador de amps, aí vc usa um marshall 4x12 na simulação e liga ele na entrada do seu amp, (um meteoro), aí dessa forma é como se vc ligasse o marshaç e depois um meteoro, nesse caso é bom vc usar o pod no return, q vc usa só o som do marshal, mas depende de como vc quer usar...
    é só lembrar usando o reurn v cnão usa o pre do seu amp...
    Falow, abrex!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Loop x Input , sistemática do som no amp?