como projetar o meu proprio pedal?

    Autor Mensagem
    felipe cirne_guitarhero
    Veterano
    # jan/06


    criei esse tópico com a intenção de que alguem faça um tutorial, sei la... ensinando como projetar um pedal, pois, nas pesquisas que eu fiz pela net eu só achei esquemas e layouts, mas ninguem ensinava a PROJETAR(projetar é diferente de montar) um pedal. Bertola ou outros que entendam ai, explica como foi criado o minifuzz, vc diz no texto que tem antes dos esquemas no pdf, mas vc poderia explicar detalhadamente como vc criou o minifuzz? tipo, explicar qual componente distorce o som e etc... para apartir da analise do minifuzz, nós iniciantes em handmades possamos construir nosso próprio pedal!!!!!!!!!

    felipe cirne_guitarhero
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    e tambem como trocar componente por outro similar caso eu nao ache como por exemplo um transistor.

    felipe cirne_guitarhero
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    cade esse povo do forum?

    Velvet Monkey
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Dah uma olhada nesses sites...

    http://www.pisotones.com/

    http://www.geofex.com/

    tem bastante coisa boa ai, como montar e tudo...

    te+

    cavaleirolouco
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    felipe cirne_guitarhero

    cara, concordo com vc, eles dão o peixe mas naum ensinam a pescar.

    até a gora tb naum consegui projetar meus próprios pedais, mas se agente se unir pra trocar informações , quem sabe..

    o que eu sei é que, o pedal precisa de alimentação, aterramento, in out.

    acho que para projetar um pedal temos que começar montando um diagrama elétrico, representrado em forma gráfica (ondas).

    acho que a distorção da guiatarra é uma vp que da na onda, e parece que tem que saturar o transisor, agoara se é isso eu naum sei, nem como. abraç!

    diwillo
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Eu kero começa a monta alguns pra aprende as coisas!
    Nao entenod ndaaaaaaaa de eletrônica e tal, mas keria começa..ai kem sabe um dia eu projete o meu tbm :)

    abraço

    felipe cirne_guitarhero
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    cavaleirolouco

    como eu faço pra montar um diagrama elétrico?O q eh uma vp?
    quanto a saturação do transistor, deve ser isso mesmo, pois nos circuitos existem resistores que "selecionam" o q vai passar pela corrente.Como o transistor amplifica a corrente, o sinal deve estar bem fraquinho para o transistor amplificar, sobrecarregando-o.Acho q deve ser isso, eh o q eu pude deduzir do q vc falou, nao sei se eh isso mesmo. Mas me explica melhor isso de diagrama elétrico, como fazer um ,o q eh vp, blz?
    VALEU!!!!!!!!

    cavaleirolouco
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    vc já viu os projetos de pedais, da tone pad por exemplo?

    primeiro vem dois layouts um com a plaquinha para transferir e outro com a locação dos componentes,
    embaixo disso vem a lista de material e embaixo da lista vem um "esquema", com umas linhas em alguns simbolos, já viu? isso é um diagrama.

    uma vp é um pico de tenção. uma variação de potencial.. acho q é isso..
    eu estudo mecânica e naum elétrica fica dificil hehehe...

    e acho que naum, a resistência reduz a corrente e a voltagem, mas naum calsa variação na onda, pois quando a onda passar por uma resistencia, tanto a corrente quanto a voltagem estarão em fase.


    acho que quem da o pico de tenção é o capacitor pois ele armazena tensão, mas eu naum sei o que um diodo e um transistor faz na onda, será que alguém ai sabe?

    tad4heads25
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    felipe cirne_guitarhero

    Projetar não é algo que se aprende com tutorial.....o buraco é muito mais embaixo.

    Modificar o pedal já é mais simples, e vc pode baseando em pedais já prontos ir mudando uma coisa aqui, outra ali, misturando parte de diferentes pedais e chamar isso de "projeto", embora não seja.

    Mas se voce for do tipo "nerd",q não tem medo de livro e tem força de vontade, autodidatica........recomendo procurar um livro chamado "Dispositivos Eletronicos e Teoria dos Circuitos" do Boylestad. Pegue o livro e estude.....a teoria é chata.....mas é necessario. Os exercicios por mais dificeis e sem ligação direta com pedal, tb é necessario.

    Só depois de ralar muito, polarizando transistor, desenhando formas de ondas, etc..........é q vc vai olhar prum projeto de um pedal e entender tudo que acontece ali...........e muito tempo depois é q vc vai ter a moral de projetar um do zero.....

    Não é querer desanimar, mais é difícil........
    Eu tive que projetar um amp na faculdade, no fim do semestre e foi foda.....e era coisa simples.

    felipe cirne_guitarhero
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    valeu as dicas galera, vou procurar me imformar melhor através de livros mesmo e pelo que eu vi é muito mais dificil do que eu pensava
    De qualquer forma obrigado pela ajuda abraç

    nFall
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Projetar? Bem, se fosse tão facil projetar um pedal eles nao seria vendidos tão baratos, vide os pedais da boss. Eu acho que o começo de tudo é ter uma boa base de conhecimento sobre eletronica.

    Van_Lorien
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    felipe cirne_guitarhero
    eh verdade kara, começa montando pedalzinho simples e depois busca alternativas de deixar ele mais a sua 'kra'. ateh pq se vc pensar bem, n tem muito mais o q vc projetar, jah tem quase tudo...

    mas eh bem isso q o tad4heads25 falou, vc vai ter q conhecer tim-tim por tim-tim de como funcionam outros pedais, pra depois projetar o seu, e pra isso vai ter q estudar MUITO!

    abraço

    Fabio Giavoni
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: Fabio Giavoni
    · votar


    pra vc PROJETAR pedais, é necessário q vc saiba pelo menos um básico de eletrônica e seja bem paciente, pois qd vc encontro o componente ideal, as lojas não tem, as lojas de eletrônica nunca têm nada
    são vários fatores que envolvem o projeto, vc tem q testar milhares e milhares de vezes

    um projeto é 1% de criatividade e 99% de transpiração

    muitas vezes montar sai mais caro que comprar pronto, então vc tem q gostar de montar pedais, senão vai acabar se estressando à toa e gastar mó grana

    uma vez eu fiz um pedal de distorção e gastei uns cincuenta reais só para o primeiro protótipo, daí qd eu apertava o pedal pra distorcê, fazia um PLACT! bem alto no som eh soh pra fazer esse pedal já foram semanas me matando, daí desisti

    mas felipe cirne_guitarhero
    sem sabe nadica de eletronica achu q naum dá não
    vc tem q sabe pelo menos nome dos componentes, como cada um opera, princípios de energia elétrica, ligações de transitors

    tb precisa saber pedal do q vc quer
    conheço um site legal sobre eletrônica, tem links, circuitos, projetos cursos e tutoriais bem interessantes:

    users.cjb.net/eletronicamaster/

    nFall
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Faz assim. Começa pegando esquemas já pronto e analiza eles, quais as funçoes de cada componente desempenha no circuito. Depois começa a fazer modificações, depois adicionar coisas, tirar, etc.

    felipe cirne_guitarhero
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    blz valeu pelas dicas

    barci
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    felipe cirne_guitarhero
    O Kuri dá uma aula disso no site:
    http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_simpleboard&Itemid=43 &func=view&catid=4&id=6585#6585

    e

    http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_simpleboard&Itemid=43 &func=view&id=846&catid=4

    pode procurar que em portugues não tem nada assim.

    felipe cirne_guitarhero
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    valeui aibarci muito bom mesmo

    silvio_rp
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Indico tambem o livro Microprocessadores , autores: Sedra e Smith . Apesar do nome o livre é bem abrangente mas precisa de um minimo de noção da parte física de eletrônica. Eu que ja tive aula de Física 1 a 4, laboratórios de física 1 a 4 tb e Circuitos 1 não me arrisco a tentar ainda pq acho que ainda nao da pra começar um pedal do zero.

    RFSF
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Boas, estou ressucitando o tópico pra pedir sujestões de livros, materiais etc, nos ultimos tempos tenho criado muito gosto por eletronica voltada aos pedais e queria aprender como desenvolver um circuito, logicamente não é facil, mas é justamente por isso que pesso a vcs sujestões pra que eu encontre um caminho por onde começar.

    Grato

    RFSF
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Uma luz ae galera.

    Sherlock
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Achei um layout do plexi 800 no site handmades, e na placa tem uma ilha nomeada CTRL ligada com o resistor de 10k, onde seria ligado isso? Abs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como projetar o meu proprio pedal?