Comparando (com audio!) - Metal Master x Fab Tone X GT2

Autor Mensagem
Sancast II
Veterano
# dez/05 · Editado por: Sancast II


Bom... gravei 3 demozinhos, uma de cada pedal, pra vcs terem uma idéia por alto da diferença entre eles... os pedais são Digitech Metal Master, Danelectro Fab Tone e ESI Prodrive 2 (similar ao GT2)... alguns esclarecimentos:

- todas as demos foram gravadas com os mesmos riffs;
- foi usada uma mesma guitarra para todos os pedais (Jackson R10 PRO com EMGs);
- a guitarra foi ligada direto no in do pedal e o out foi direto pro pc;
- todos os pedais estavam com a mesma equalização;
- a gravação não ficou grande coisa, pq a placa de som é onboard =).

Como a gravação distorceu um pouco (ou muito) a qualidade original dos pedais, vou postar aqui minha OPINIÃO com extrema imparcialidade, baseando-me no som que eu ouvi com meus ouvidos e não na gravação (em ordem decrescente):

Maior ganho: GT2 = Fab Tone > Metal Master.
Mais chiados: Fab Tone > Metal Master > GT2.
Melhor sistema de equalização: Metal Master > GT2 > Fab Tone.
Distorção mais forte: Metal Master > Fab Tone > GT2.
Melhores harmônicos: Metal Master > Fab Tone > GT2.

ATENÇÃO: Como o Fab Tone e o GT2 só possuem um tipo de saída (out), eu usei a saída normal do Metal Master (aquela que é feita para ser ligada no ampli). Achei que isso deixaria todos em condições iguais de disputa. Porém, notei que acabou deixando a gravação do Metal Master muito cheia de ruídos, NÃO correspondendo à qualidade real do pedal. Quando usada a saída "mixer" numa gravação direto no pc, a qualidade fica melhor.

A equalização usada para TODOS os pedais foi:

Graves: 1/2.
Agudos: 3/4.
Distorção: um pouquinho mais de 1/2.

Obs: No caso do Prodrive 2, usei AMP Mesa Boogie, MOD Hi Gain (o Hot Wired tava MUITO ruim) e MIC Center. Foi a combinação que eu achei melhor, pra comparar com os outros pedais.

Aí vão as demos:

Digitech Metal Master...
http://rapidshare.de/files/8503558/demo1.mp3.html

Danelectro Fab Tone...
http://rapidshare.de/files/8504249/demo2.mp3.html

ESI Prodrive 2 (similar GT2)...
http://rapidshare.de/files/8504294/demo3.mp3.html

-----------------------------------------

Qualquer dúvida, é só perguntar...

Sancast II
Veterano
# dez/05
· votar


PS: Vou tentar fazer outra gravação com o Metal Master depois, porque essa ficou muito abelhuda.

Sancast II
Veterano
# dez/05
· votar


Sancast II = Sancast... hehehe

Steve Morsa
Veterano
# dez/05
· votar


Sancast II
Esse Metal Master da Digitech é mtu foda...
Eu sei que as eq's estao todas iguais quando vc gravou, mas tu acha q colocando mais peso no gt-2 clone chega proximo do Metal Master?

Sancast II
Veterano
# dez/05
· votar


Steve Morsa

Em questão de peso, dá pra chegar perto SIM... talvez o GT2 dê até mais peso que o Metal Master, haja vista que ele tem mais ganho...

Porém, acho que o lance do Metal Master não é só o peso... e sim a distorção... ela é mto maneira... acho mais "bonita" do que a do GT2 (que é meio "morta"... sei lá)...

effenberg
Veterano
# dez/05
· votar


A do Metal Master tá muito mais gritante, muito mais "forte", chega a duer os ouvidos, pelos harmônicos da pra ver bem isso, o GT2 parece meio abafado "sem saída do som" sei lá, e o Fab me pareceu ser um meio termo entre os dois.

Cada dia sou mais fã do Metal Master!

Sancast II
Veterano
# dez/05
· votar


effenberg

É bem por aí mesmo... o Metal Master é mais "animal"... mais violento msm... só q eu aumentei demais o volume no pedal, aí ficou abelhuda a gravação... deveria ter equalizado os volumes no pc...

O GT2 realmente é mais abafado... por isso q eu digo em trocentos tópicos q não acho ele grande coisa... mas todo mundo esculacha, dizendo q é o melhor pedal de distorção e blá blá blá... mas, quem puder comparar com o Metal Master e outros (como o Uber Metal, q já colocaram uma demo aki e tb é mto maneiro), vai sacar q ele não é grande coisa não...

O Fab Tone é um pouco mais agudo do que o Metal Master até... eu diria q é o mais agudo entre eles... mas tb é o q mais tem chiado...

Sancast II
Veterano
# dez/05
· votar


Esqueci de mencionar um detalhe... o controle da distorção do Metal Master se chama "Morph" e realmente justifica o nome que tem... ajustando esse botão, você muda totalmente a cara da distorção... não é como um botão de "ganho" normal, onde você acentua ou reduz a distorção... esse realmente MUDA a distorção... mto legal...

Gravei agora uma com o Metal Master, num som menos estridente...
http://rapidshare.de/files/8511448/demo4.mp3.html

Harmônico + alavancada... tb com o Metal Master...
http://rapidshare.de/files/8511542/demo5.mp3.html

Rifferman
Veterano
# dez/05
· votar


Sancast II
tu fez um bom trampo com essas demos..........
eu tinha duvidas da qualidade do metal master (pq naum confiei nas demos do site)................agora confio na qualidade do pedal, mto bom!!!

Sancast II
Veterano
# dez/05
· votar


Rifferman

Pois é, cara... eu fiz isso pra mostrar pro pessoal como eram os pedais... pq todo mundo aqui só sabe falar em GT2... sendo q pouquíssimos conhecem o Metal Master e o Fab Tone... se eu tivesse outros pedais de distorção pesada, como o Metal Zone e o Uber Metal, tb colocaria aki... mas nem tenho...

Mas, na boa... as demos não ficaram mto boas, principalmente as do Metal Master... vai na loja e testa um pra vc ver... mto maneiro...

effenberg
Veterano
# dez/05
· votar


Sancast II

Cara da uma ouvida no teu som do GT2 com fone de ouvido, achei que ficou muito melhor, talvez ele tenha alguma dependencia de amp pra ter um som melhor.

Midgard
Veterano
# dez/05
· votar


Porra o gt2 fico melhor q esses otros dois talvez pq ele fica melhor ligado na placa do q os outros

Midgard
Veterano
# dez/05
· votar


qual foi a guita utilizada?

Rifferman
Veterano
# dez/05
· votar


Jackson R10 PRO com EMGs

Midgard
Veterano
# dez/05
· votar


Rifferman

ahuauhua valeu nem tinha visto :P

Sancast II
Veterano
# dez/05 · Editado por: Sancast II
· votar


Midgard

Tu achou o som do GT2 melhor???

Ele realmente ficou com menos chiado... aliás, o GT2 é o pedal com menos chiado, dentre esse 3... mas o Metal Master tb tem pouco... akela primeira demo do Metal Master ficou mto estridente pq eu me equivoquei na hora d mexer no volume dele... mas as outras já ficaram mais "normais"...

Sim... como eu disse antes, a guitarra é uma Jackson R10 PRO com EMGs... usei o EMG 81, da ponte... o 85, do braço, é bem mais grave (e mais pesado tb), mas nem sempre fica bom nas bases...

Midgard
Veterano
# dez/05
· votar


Sancast II

caraio q paulada na zoreba hein veio?? Putz mas os EMG faze a diferença. o Metal master com certeza deve fica um mostro em um amp

Sancast II
Veterano
# dez/05
· votar


Midgard

Fica sim, cara... no momento, eu meio que estou sem ampli... tô me virando aki com um dakeles amplis "multiuso"... tá ligado? com entrada pra mic, teclado... ahauhauhauhauhauha... mas, mesmo nesse ampli fuleiro o Metal Master fica maneiro... ligando num amp decente fica melhor ainda...

effenberg
Veterano
# dez/05 · Editado por: effenberg
· votar


A primeira gravação do Metal Master chega a se um castigo pros ouvidos, imagina tu na primeira fila de um show com um mané com um valulado de 200W largando essa distorção a toda.

Sancast II

Viu o que eu te falei pra faze ali em cima?

A primeira vez que eu ouvi o GT2 não gostei, agora que ouvi com fone achei muito bom, talvez com um equalizador pra desabafa ele um pouco e dar mais uns agudos fique muito bom.

Midgard
Veterano
# dez/05
· votar


Sancast II

valeu cara teu topico ajudo bastante na escolha de um pedal acho q vo pega o gt2 pq nao preciso de uma distorçao tao pesada assim :P
valeu pela ajuda

Sancast II
Veterano
# dez/05
· votar


effenberg

Já tentei usar um equalizador... um Oliver Ge-70, que eu comprei há não mto tempo... paguei 100 reais nele, num leilão no mercado livre, e está simplismente como NOVO... sem nenhuma imperfeição sequer... veio até com caixa e manual...

Sem dúvidas, o equalizador deixou o som do GT2 mais ao meu gosto... mas não achei que melhorou mto... e, se é pra usar o equalizador, uso ele no Metal Master... tb melhora bastante... digamos que "aperfeiçoa"... hehehe

Midgard

Sim... se não precisa de tanto peso, vai de GT2 mesmo... até pq a simulação dele do Fender é muito boa... fica linda num blues estalado... e o pedal tb tem um preço muito bom... enquanto um Metal Master novo tá custando entre 400 e 500, tu consegue um similar ao GT2 por menos d 200...

effenberg
Veterano
# dez/05
· votar


Sancast II

É, tem essa, o GT2 com um equalizador alcança (hipotéticamente) o Metal Master, mas tu bota um equalizador no Metal Master e ele dispara na frente denovo.

To pensando em botar outro pedal de distorção com o GT2 pra fazer a função de "morph" do Metal Master (porra vo começa a fala MM a partir de agora, cansei de digita isso tudo), que tu acha? Tenta liga o Fab com o GT2 ai e ve o resultado =)

Sancast II
Veterano
# dez/05
· votar


effenberg

É... falar "MM" é melhor msm... hehehe

Pow... tem jeito de ligar o Fab Tone junto com o GT2 não... msm reduzindo o ganho, fica mó chiadeira absurda... mas, talvez vc consiga usar um pedal de drive (leve) junto com o GT2... tipo o boss sd-1... ou um tube screamer da vida... sei lá... só tentando msm...

O que eu já fiz foi ligar o meu Landscape TriEfx (Organic Drive, Classic Chorus e Analog Delay... 3 efeitos em 1 pedal) depois do Metal Master... daí, eu deixava o controle do drive do TriEfx no zero... mas ligava ele... e deixava o Tone do Organic Drive no meio... deu pra entender??

Eu acionava o drive do TriEfx no bypass, porém não acrescentava overdrive ao som q vinha do Metal Master... só usava o controle de "tonalidade" do TriEfx, pra alterar o som q chegava do MM... daí fica um som gordão... mais "quente"... lembrando muito ampli valvulado com um fuzz ou drive de boost, por exemplo... fica um som bem mais vintage...

effenberg
Veterano
# dez/05
· votar


Sancast II

Sim sim, entendi.

Vou esperar meu equalizador (comprei hoje iupi) chegar e vou testar algumas coisas com o GT2, esses pedais são muito bons, mas não adianta, nenhum foi feito exatamente pro som que tu quer, acho que só com essas fuxações o cara consegue (tomara)

Sancast II
Veterano
# dez/05 · Editado por: Sancast II
· votar


effenberg

Pode crer...

Um pedal que eu tenho curiosidade de testar é o Digitech Black 13, modelo signature do Scott Ian, do Anthrax... curto mto o som da banda e devem ter desenvolvido esse Black 13 pra deixar o som daquele jeitinho mesmo... tanto que uma das referências sobre o som do pedal (que não possui demos) é a música "Madhouse" do Anthrax... um dos maiores clássicos da banda... mas, só testando pra ver se é bom msm...

Tirei uma foto aqui da guitarra com os 3 pedais, pra galera sacar o visual e poder ter uma idéia da diferença de tamanho...

[img=http://img206.imageshack.us/img206/4357/dsc033968zy.th.jpg]

Sancast II
Veterano
# dez/05
· votar


Agora q eu vi... a ponte da guitarra saiu estranhona na foto... ahauhauha... nem parece uma "floyd rose"...

effenberg
Veterano
# dez/05
· votar


Sancast II

Eu to particularmente curioso sobre o Uber Metal, tem neguim que diz que é o melhor, pelo que eu vi tem trocentas chaves, talvez tenha algumas surpresas.

Sancast II
Veterano
# dez/05
· votar


effenberg

É... mas ele é um pedal digital... não que isso signifique necessariamente um som ruim... mas, já é outro lance, né... mais possibilidades....

As demos do Uber Metal no site da Line6 são simplismente HORRÍVEIS... mas um camarada aki do fórum postou um vídeo dele tocando com um pedal desses e o som tava MUITO MELHOR q as demos do site... tava bem no estilo do Metal Master msm... pesadão

The Extremist
Veterano
# dez/05
· votar


O Metal Master foi o melhor. Fab Tone saiu abelhudo d+. O GT-2 é bom, mas não pra esse tipo de som, acho que ele se sai melhor pra mandar uns lances mais Hard Rock.

Sancast II
Veterano
# dez/05
· votar


Get Upa!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Comparando (com audio!) - Metal Master x Fab Tone X GT2