Ajuda no DOD 250 e no mini fuzz estou quase terminando

    Autor Mensagem
    Fisioterapeuta
    Veterano
    # set/05 · Editado por: Fisioterapeuta


    Pessoal tenho algumas duvidas sobre alguns pedais:
    Os diodos do dod250 são o germanio ne? 1n60 ok? E necessário ser de germânio pois esse diodos de acordo com o cara da loja não são mais fabricados somente os de silício.

    O transistor do mini fuz e um bc517 eu não tenho esse mas possuo 5 transistores que retirei de um carrinho a controle remoto daqui segue a lista deles:

    Cs9014
    B so esta escrito b na parte redondinha
    Tem dois que não esta escrito nada
    C33725
    Alguém sabe se algum desses transistores substitui o bc517? Esses são aqueles pretinhos com uma parte reta e outra redonda acho que darlinton

    O ci 741 do pedal dod 250 ele precisa de soquete? Como faço para soldar ele na placa as perninhas dele sao muito próximas o espaco en tre os furos da placa e maior do que a distancia das perninhas do ci e não vai dar assim
    No mini fuz do bertola o capacitor um eu coloquei um de 470 eletro de 50 volts e o dois eu coloquei um de 220 por 50 volts esta certo?
    Os capacitores do dod 250 são de cerâmicos ou eletrolíticos?
    Nesse pedal dod 250 precisa de truebypass??


    Bom sou novato nessa área estou quase terminando o mini fuz e já soldei os resistores do dod250 quem puder me ajudar eu ficarei muito grato, e como eu disse não manjo muito por isso preciso muito da ajuda dem vc

    Agradeço deis de ja

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Cara, vamos por partes:
    1- Sim, vc pode usar esses diodos, bem como os 1N914 e 1N4148 (ambos de Si).
    2-O BC517 é um transístor Darlington. Vc pode substituir por outro Darlington.
    3-Use um soquete p/ o CI 741
    4- Pode usar capacitores de 50volts sim.
    5- Verifique o esquema, os eletrolíticos tem polaridade (+ e -)
    6- Todos os pedais precisam de "true by pass" se vc não quiser ter perda de sinal.
    Abç

    Fisioterapeuta
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    inclusive o mini fuzz? precisa de by pass?

    Entao eu posso usar os de silicio eu nao vou perder em qyestao de timbre?

    noo esquema o risco preto do capacitor esta para baixo no terra

    Desses transistor que eu mencionei ai em cima terioa algum que eu possa colocar ? ou qualr darlinton de qualquervalor pode ser?

    Como faco para coocar dois diodos em serie no mi fuz?


    Mauricio Luiz Bertola
    Cara vc e muito gente boa valeu espero que vc me ajude denovo hehe

    Fisioterapeuta
    Veterano
    # set/05
    · votar


    o transistor bc517 e pnp ou npn?

    Fisioterapeuta
    Veterano
    # set/05
    · votar


    como faco para nao deixar as trilhas da plaquina emferrujarem?

    Iki_
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Fisioterapeuta
    Verniz.

    Fisioterapeuta
    Veterano
    # set/05
    · votar


    pode ser esmalte? transparente?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Fisioterapeuta
    Sim, a DPDT é fundamental para o funcionamento dos pedais, é o compenente essencial.
    O timbre mudará, ficará mais saturado e "rascante" e mais alto.
    Nos esquemas o eletrolítico deve ter a polaridade.
    Não conheço nenhum deles, mas vc pode fazer uma pesquisa na internet sobre isso. Um dos substitutos do BC517(que é NPN) é o MPSA13.
    Solde um ao lado do outro, observando a polaridade.
    Pode usar esmalte sim, mas deixe secar bem.
    Abç

    Fisioterapeuta
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Sim, a DPDT é fundamental
    no caso entao by pass nada mais e do que a instalacao da dpdt?
    ou e algo a mais

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Fisioterapeuta
    Não é bem assim não. A chave DPDT é a que proporciona "true by pass", total e verdadeiro. Existem outras formas de ligação, com as chaves 3PDT("true by pass" com LED) SPDT, DPDTeletrônico, eletrônico com Beffers (usado nos Boss), etc.
    Abç

    Sputnicker
    Veterano
    # set/05
    · votar


    No mini fuz do bertola o capacitor um eu coloquei um de 470 eletro de 50 volts e o dois eu coloquei um de 220 por 50 volts esta certo?
    Errado, não é 470 ou 220, é 0,47uF e 0,22uF, são dificeis de achar na minha cidade, mas achei em sucata de radio de pilha antigo. pode-se usar de 50v sim, o importante é que seja mais de 9v...

    Fisioterapeuta
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Sputnicker

    eu acho que 0.47 e 0.22 sao capacitores ceramicos aqueles que tem uma cabecinha e nao -possuem voltagens saca? ja os de 470 e 220 que tem no lyout do projeto sao eletroliticos aqueles de tamborzinho e que sao necessario saber a ploraridade

    entendeu?

    Fisioterapeuta
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Sputnicker

    eu acho que 0.47 e 0.22 sao capacitores ceramicos aqueles que tem uma cabecinha e nao -possuem voltagens saca? ja os de 470 e 220 que tem no lyout do projeto sao eletroliticos aqueles de tamborzinho e que sao necessario saber a ploraridade

    entendeu?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Fisioterapeuta
    Cara, existem sim capacitores eletrolíticos (com polaridade) com esses valores. Meus MiniFuzzes são com eles.
    Abç

    Fisioterapeuta
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    nao entendo mais nada nos lugares que eu compro eles falam que o 0,47 e o 0,22 sao ceramicos e que os 470 e 220 nao eletroliticos diacho

    Fisioterapeuta
    Veterano
    # out/05
    · votar


    up na pergunta

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Fisioterapeuta
    Cara, então coloque os de poliéster mesmo, vai funcionar (se não, vc diz).
    Abç

    Fisioterapeuta
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    mas o q vou usar e os tamborzinhos de 470 uf por 50 volts e o de 220uf por 0 volts saca? vc disse que dava certo!!! mas eu vo ve o q da aqui

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Fisioterapeuta
    Cara, está havendo um sério problema de comunicação aqui.
    Se vc ler o tutorial do meu projeto (no site da handmades) vc verá que só existem 2 capacitores no circuito, 1 de entrada e 1 de saída. Nenhum dos 2 tem medidas de 470uF ou 220uF, pois estes seriam capacitores enormes (não existem no meu projeto).
    Os capacitores que são usados no MiniFuzz são de 0,47uF p/ 16,25 ou 50 volts, e 0,22uF (são capacitores pequenos, em forma de "tamborzinho"), voltagens idem.
    Os que uso em meu projeto original são eletrolíticos, portanto possuem polaridade (veja no esquema para a correta colocação deles). Mas, em princípio, vc pode usar capacitores de poliéster (que parecem "travesseirinhos" laranja e/ou azuis), sem polaridade, também na mesma medida (0,47uF e 0,22uF).
    Vá a uma loja de eletrônica e peça capacitores eletrolíticos nessas medidas que lhe dei (0,47uF e 0,22uF, 16,25 ou 50 volts), se não tiver, peça nessas mesmas medidas do tipo poliéster.
    Abç

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Fisioterapeuta
    Acrescentando: 0,47uF(Microfaradays) = 470nF (NanoFaradays), e 0,22uF(MicroFaradys) = 220nF (NanoFaradays)
    Abç2

    Fisioterapeuta
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    valeu cara e que eu havia comprado dois tamborzinhos saca de 470 nf e 220 nf mas to vendo que tem que ser de 0,47 e 0,22 vou dar uma procurada aqui

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Fisioterapeuta
    Cara, vc comprou corretamente, veja a msg acima.
    Abç

    Fisioterapeuta
    Veterano
    # out/05
    · votar


    valeu entao e que o de 470 ele e meio grandinho hehe

    ArismarioJr
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Se vc ler o tutorial do meu projeto (no site da handmades) vc verá que só existem 2 capacitores no circuito, 1 de entrada e 1 de saída. Nenhum dos 2 tem medidas de 470uF ou 220uF, pois estes seriam capacitores enormes (não existem no meu projeto).

    Eu estou tentando fazer seu Mini Fuzz, e quero parabeniza-lo pelo projeto! Também estou nessa dúvida quanto aos valores dos Capacitores, consegui nos valores de 470uF e 220 uF, e achei que eles estavam corretos, pois no seu projeto está:
    C1 - 0.47uF (470uF) x 16 Volts ou Mais e C2- 0.22uF (220uF) x 16 Volts ou Mais.
    Mas um amigo que entende de eletrônica e está fazendo junto comigo, disse que esses valores (470uF e 220uF) são muito maiores que 0.47uF e 0.22uF, então pelo que li aqui nesse tópico, acho que o erro está nos valores da descrição dos capacitores do seu projeto certo? Seria 470nF e não 470uF né isso?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/12
    · votar


    ArismarioJr
    Está errado cara, é 0.22uF para entrada e 0.22uF para saída (220nF).
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda no DOD 250 e no mini fuzz estou quase terminando