Problema Big muff GGG - para Oldmonkey

    Autor Mensagem
    acgfilho
    Veterano
    # ago/05


    Fala Macaco, blz ?? cara mais uma vez vou pedir sua ajuda... Meu Big Muff, que montei do GGG, deu problema e não tenho a mínima idéia do que foi. Ele está passando o efeito, mas com um volume muito baixo no máx vol (mal se ouve na caixa). Quando mexo no tom ele dá um chiado forte...Não tenho idéia do que possa ser. Será que é algum capacitor ?? As soldas está bem feitas e troquei o potenciômetro de tom. Isso acontece usando bateria ou fonte. Por acaso vc pode me ajudar ??
    Sds

    oldmonkey
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    este circuito eh de 4 transistores, o primeiro original da eletroharmonic, muito facil, pegue o fio que vem do jack de saida solde um cap de qq valor entre 100nF a 10uF na ponta dele e va soldando a outra ponta em C3 depois C7 depois no coletor em cima de C9 , em cima dos coletores dos transistores, uma etapa de cada vez e verifique em qual etapa o som para de sair (ao tocar). assim depois de indentificado em qual estagio do circuito esta o problema, procura-se o componente ao redor deste estagio. eh mais pratico de procurar problema identificando qual estagio primeiro do que procurar defeito no circuito como um todo.
    a ordem de teste e troca de componentes duvidosos eh , primeiro transistores, depois caps , resistores quase nunca dao problema, os diodos neste circuito podem afetar se um ou outro estiver queimado mas pode desoldar umas das pernas de cada um para teste que apenas afetariam na distorcao. nao sei se da pra ajudar muito mas boa sorte.

    acgfilho
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    oldmonkey
    Mais uma vez, obrigado pela ajuda. Vou ver o que posso fazer...qualquer novidade eu posto aqui !!!!

    acgfilho
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    oldmonkey
    Macaco, cara antes mesmo de ter testado pelo seu método (vou ver depois), medí a voltagem de cada transistor (conforme site GGG). Os 3 primeiros deram OK, mas no último, a volt do coletor deu praticamente a metade do indicado no site e o emissor está um pouco acima. O problema seria nessa etapa ?? Além do transistor, poderia ser problema no cap (acho que o C13) ??
    Valeu

    oldmonkey
    Veterano
    # set/05
    · votar


    entao desconecte o pot de tone e jogue o sinal do jack de entrada direto em cima do cap C12, tera o sinal entrando no ultimo transistor e devera ter o sinal amplificado com volume igual ou maior do que se ligar a guitarra direto no ampli (neste estagio). assim podera testar apenas este estagio. eh possivel aumentar o ganho deste estagio diminuindo o valor de R23 (1k5 ou 1k ou 470R). Se o problema for ai ficara facil de ver.

    acgfilho
    Veterano
    # set/05
    · votar


    oldmonkey
    Resolvido o problema !!!! Parece que foi solda fria em algum resistor em volta do 4° transistor, quando comecei a testar os componentes e soldei novamente, ele voltou a funcionar normal. Valeu mais uma vez pela ajuda...Aproveitando a oportunidade, eu tenho uma dúvida com relação ao seu projeto de Fuzz Face... Aqueles transístores de germânio têm que ser casados ?? Posso colocar qualquer um ??
    Sds

    oldmonkey
    Veterano
    # set/05
    · votar


    nao precisam ser casados nem mesmo ter ganhos betas iguais, se usar transistores antigos retirados de aparelhos velhos (como os que usei) nunca conseguiria casar eles pois nunca se achava pares identicos (ainda que de mesmo nome) pois a tecnologia da epoca nao conseguia produzir identicos, eram OC71 , OC75, OCetc, 2SB54 , 2SB324, 2SBetc , (a linha 2SAetc nao funcionava bem) os 2SCetc tambem funcionavam alguns e os conhecidos AC126 AC128 AC187 ACetc que parece ser os que continuam a ser fabricados (acredito que com melhor tecnologia). Eh possivel fazer funcionar ate com os 2SA, o segredo da amplificacao a transistor esta na escolha dos valores de resistores de emisor coletor base na proporcao correta (esta proporcao varia conforme o tipo de nomeclatura do transistor), muita gente faz o calculo baseado no datasheet do transistor que ate nao eh dificil, mas eh mais facil colocar valores aproximados (ja calculados de outros circuitos) colocando potenciometros no coletor base e emissor, ajusta-los e descobrir o valor.
    Ainda com relacao ao bigmuff do GGG , o projeto deles esta com uma modificacao na polarizacao do primeiro transistor em relacao ao circuito original da eletroharmonic, essa modificacao faz o circuito ter menos sustain que o original, mas eh mais seguro de funcionar. No projeto original o resistor R3 eh conectado direto na fonte (e o valor e 2m2), isso faz com que o transistor amplifique com maior ganho (o maximo conseguido nesta configuracao), porem eh mais instavel e a fonte tem que ter exatos 9v , se ela variar o transistor disconfigura e passa nao amplificar. mas os primeiros pedais da eletroharmonic so eram a bateria entao tinham sempre a mesma voltagem, depois quando vieram com fonte externa ela mudou o circuito para o bigmuff 2 com integrado. Entao pode ter certeza que este bigmuff sempre tera um pouco menos sustain que o original. quanto ao som eh bem diferente do fuzz face.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema Big muff GGG - para Oldmonkey