Como ligar resistencia em paralelo com potenciometro? (usei a busca)

    Autor Mensagem
    my2kmc
    Veterano
    # ago/05


    Montei um distortion+ e um merda de um vendedor me vendeu 2 potenciômetros lineares como se fossem logarítmicos. Essa maldita notação A e B pra potenciômetros é foda!

    Como eu já havia soldado o potenciômetro, nem vou procurar trocar ou devolver. Mas, pra melhorar um pouco, vou tentar diminuir o valor de um deles. Mas comprar os logarítmicos tá osso! no único lugar que eu achei cada pot custa 15,00! não compensa mesmo.

    Bem, estou com um potenciômetro 47K lin e um 1M lin, pro esquema do dist+ do tonepad. O de 47K lin acho que sirva razoavelmente para o controle de volume. E o de 1M, quero transformar num 250K. Pra isso, basta que eu ligue 3 resistências de 1M em paralelo com o potenciômetro, não é isso?

    E para ligar em paralelo com o potenciômetro, basta ligar os terminais nos pinos 1 e 3?

    Outras sugestões?

    Fico muito grato por alguma ajuda! []'s!

    wcampagner
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    my2kmc

    Para obter 250K de resistência total é possível colocar os outro 3 resistores de 1M... mas existe um jeito mais fácil... colocando apenas um resistor de 33K em paralelo com o potenciometro você obtém os mesmo 250k... certo?


    A resistência em paralelo equivalente é calculada da seguinte forma: (1/Rtotal) = (1/R1) + (1/R2) + ... + (1/Rn)... então se você colocar seus valores na formula fica assim: (1/250k) = (1/1M) + (1/R2)... fazendo as contas, o R2 = 33.333,3333... ou seja, 33K...

    Até mais,
    Wagner.

    my2kmc
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    wcampagner
    Certo, perfeito. Mas eu tenho aqui sobrando uns resistores de 1M... aí economizo uma ida ao centro da cidade.

    Ahm, mas e em paralelo, basta ligar os terminais do resistor nos pinos 1 e 3 do potenciômetro?

    wcampagner
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    my2kmc

    Certo... entre os pinos 1 e 3...
    Cara, faz um teste... em teoria parece que vai funcionar... mas na pratica só testando.

    Até mais,
    Wagner.

    my2kmc
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    wcampagner
    Beleza, vou testar mesmo. Valeu pela ajuda cara!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como ligar resistencia em paralelo com potenciometro? (usei a busca)