Equalizador da Digitech RP12

    Autor Mensagem
    Lourenço Júnior
    Veterano
    # ago/05


    Pessoal,
    procurei nos posts anteriores e encontrei nada satisfatório.
    Não sei se existe alguém neste fórum que usa/conhece a pedaleira Digitech RP12.

    Eu estou querendo aprender a trabalhar com o Equalizador dela. Pelo o que eu percebi são quatro bandas. E quem define o tipo da banda (Low, Medium, High) é voce mesmo.

    Eu estou querendo tirar um som tipo Slayer ou Kreator ou Krisiun.

    Ok, mesmo que alguém não saiba como trabalhar com a RP12, uma dica de equalizacao generica seria interessante para eu ter uma nocao. Não esotu gostando do som que eu estou tirando dela neste momento.

    Guitarra: Epiphone SG400
    Pedaleira: Digitech RP12
    Ampli: Ciclotron Wattsom PRC-200 Combo (Controle de Bright, High and Low)

    Desde já agradeço a atencao dos colegas.
    \,,/
    []'s
    Lourenco Junior

    Lourenço Júnior
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    1. Alguém sabe como trabalhar com Equalizador Paramétrico?
    2. Algum tutorial?

    []'s
    Lourenco Junior

    Leandro Araujo
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Não conheço muito a respeito de equalização, mas um fator que ajuda é deixar o ampli em flat e depois ajustar a pedaleira.. o próprio manual da pedaleira fala a respeito...

    Tenho um staner e é uma bosta.. quando ligo ele deixo todos os controles em 5 (médio, agudo, grave) e ai começo a equalizar o som... para mim funciona, mas o miserável do ampli tem um defeito, quanto mais alto o volume estiver, maior a frequência do médio, assim deixo o agudo e o grave no 5 e o médio no 2.

    Um outro costume que tenho é colocar a guitarra direto no ampli, encontrar um som legal e ai começar a equalizar o pedal, acredito que seja assim q vc faz.

    Sei lá... to aprendendo a utilizar o equipamento agora.. é foda, mas todas as equalizações que fiz ficaram legais.

    Abraços

    Grazy
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Leandro Araujo
    Oi,vc pode me ajudar?

    Leandro Araujo
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: Leandro Araujo
    · votar


    Posso, acredito que vou até aprender mais do que vc, pois tenho um rack da digitech 2120 e ele tem vários equalizadores, Equalizador da válvula, equalizador da distorção, equalizador da mãe, do raio que o parta.

    Eu até tentei achar alguns sites que falem a respeito dos patches, ai encontrei o programa para edição de patches por computador, bom só falta comprar o cabo midi para ligar no rack... Não conheço, talvez até não compense comprar o cabo midi, o que liga é arranjar os equalizadores, vai dar trabalho !

    Um grande lance, é vc ligar primeiro a guita no ampli e arranjar uma equalização legal, claro que não vai ficar legal, mas tenta pegar a melhor equalização, tipo... um som para tocar jazz, mpb, baladinhas; Depois liga a pedaleira e retira todos efeitos retornando para o efeito limpo do ampli, ai vc acrescenta efeito por efeito e tenta arranjar uma equalização legal, conforme o tipo de efeito. As vezes vai ser necessário mudar o timbre do ampli para dar uma distorção mais nervosa, mas até ai é fácil, vai com a mão direto no botão do ampli, o chato é a pedaleira.

    Outra forma é, se seu ampli tem controles de médio, grave, agudo deixa todos eles no meio, no caso, os controles variam de 0 à 10, coloca no 5 como eu faço (modo flat), ai vc observa a equalização no seu pedal, retira ou adiciona o efeito, se vc achou que a guita esta um pouco estridente, pode até ser legal, mas tenta controlar para que não irrite o seu ouvido, depois observa o médio, pois a guita pode parecer som de ovo, sei lá.. fica feio, retira o médio aos poucos, como no meu caso, o ampli ele acrescenta muito médio conforme vou aumentando o som, assim coloco um pouco menos, já que o próprio ampli aumenta a frequência.

    Temos como referência que alguns guitarristas para solo até adicionam médio para o solo ter um destaque. Sei lá... só testando.

    Um fator super importante é... muitas pessoas não gostam do médio, eu tb não, mas quando vc toca em uma banda a diferença está nos médios, são os médios que fazem a guitarra aparecer ou sumir... tem que controlar. Durante um ensaio que vc possue teclado, violão, bateria, guitarra, basta colocar um pouco de médio (sem abusar) que a guita aparece! Atualmente a Marshall retirou dos amplis o controle de médio, o engraçado é que ninguem lembra que o botão CONTOUR (não lembro se escreve assim) faz um ajuste de adicionar e alterar uma outra frequência que implica na mudança da distorção, resumindo, ela trabalha com os médios para variar as distorções (pelo menos é assim que entendi, se alguem souber mais para me explicar, estou na escuta).

    É isso ai, não sei se ajuda, mas vamos conversando para tentar arranjar algo legal.

    FLW

    Fabricio Magalhães
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Lourenço Júnior

    Outra coisa importante... essa pedaleira já tem pré... ela fica melhor se for ligada direto no power do ampli.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Equalizador da Digitech RP12