Lourenço Júnior Veterano |
# ago/05
Pessoal,
procurei nos posts anteriores e encontrei nada satisfatório.
Não sei se existe alguém neste fórum que usa/conhece a pedaleira Digitech RP12.
Eu estou querendo aprender a trabalhar com o Equalizador dela. Pelo o que eu percebi são quatro bandas. E quem define o tipo da banda (Low, Medium, High) é voce mesmo.
Eu estou querendo tirar um som tipo Slayer ou Kreator ou Krisiun.
Ok, mesmo que alguém não saiba como trabalhar com a RP12, uma dica de equalizacao generica seria interessante para eu ter uma nocao. Não esotu gostando do som que eu estou tirando dela neste momento.
Guitarra: Epiphone SG400
Pedaleira: Digitech RP12
Ampli: Ciclotron Wattsom PRC-200 Combo (Controle de Bright, High and Low)
Desde já agradeço a atencao dos colegas.
\,,/
[]'s
Lourenco Junior
|
Leandro Araujo Veterano |
# ago/05
· votar
Não conheço muito a respeito de equalização, mas um fator que ajuda é deixar o ampli em flat e depois ajustar a pedaleira.. o próprio manual da pedaleira fala a respeito...
Tenho um staner e é uma bosta.. quando ligo ele deixo todos os controles em 5 (médio, agudo, grave) e ai começo a equalizar o som... para mim funciona, mas o miserável do ampli tem um defeito, quanto mais alto o volume estiver, maior a frequência do médio, assim deixo o agudo e o grave no 5 e o médio no 2.
Um outro costume que tenho é colocar a guitarra direto no ampli, encontrar um som legal e ai começar a equalizar o pedal, acredito que seja assim q vc faz.
Sei lá... to aprendendo a utilizar o equipamento agora.. é foda, mas todas as equalizações que fiz ficaram legais.
Abraços
|
Leandro Araujo Veterano |
# ago/05 · Editado por: Leandro Araujo
· votar
Posso, acredito que vou até aprender mais do que vc, pois tenho um rack da digitech 2120 e ele tem vários equalizadores, Equalizador da válvula, equalizador da distorção, equalizador da mãe, do raio que o parta.
Eu até tentei achar alguns sites que falem a respeito dos patches, ai encontrei o programa para edição de patches por computador, bom só falta comprar o cabo midi para ligar no rack... Não conheço, talvez até não compense comprar o cabo midi, o que liga é arranjar os equalizadores, vai dar trabalho !
Um grande lance, é vc ligar primeiro a guita no ampli e arranjar uma equalização legal, claro que não vai ficar legal, mas tenta pegar a melhor equalização, tipo... um som para tocar jazz, mpb, baladinhas; Depois liga a pedaleira e retira todos efeitos retornando para o efeito limpo do ampli, ai vc acrescenta efeito por efeito e tenta arranjar uma equalização legal, conforme o tipo de efeito. As vezes vai ser necessário mudar o timbre do ampli para dar uma distorção mais nervosa, mas até ai é fácil, vai com a mão direto no botão do ampli, o chato é a pedaleira.
Outra forma é, se seu ampli tem controles de médio, grave, agudo deixa todos eles no meio, no caso, os controles variam de 0 à 10, coloca no 5 como eu faço (modo flat), ai vc observa a equalização no seu pedal, retira ou adiciona o efeito, se vc achou que a guita esta um pouco estridente, pode até ser legal, mas tenta controlar para que não irrite o seu ouvido, depois observa o médio, pois a guita pode parecer som de ovo, sei lá.. fica feio, retira o médio aos poucos, como no meu caso, o ampli ele acrescenta muito médio conforme vou aumentando o som, assim coloco um pouco menos, já que o próprio ampli aumenta a frequência.
Temos como referência que alguns guitarristas para solo até adicionam médio para o solo ter um destaque. Sei lá... só testando.
Um fator super importante é... muitas pessoas não gostam do médio, eu tb não, mas quando vc toca em uma banda a diferença está nos médios, são os médios que fazem a guitarra aparecer ou sumir... tem que controlar. Durante um ensaio que vc possue teclado, violão, bateria, guitarra, basta colocar um pouco de médio (sem abusar) que a guita aparece! Atualmente a Marshall retirou dos amplis o controle de médio, o engraçado é que ninguem lembra que o botão CONTOUR (não lembro se escreve assim) faz um ajuste de adicionar e alterar uma outra frequência que implica na mudança da distorção, resumindo, ela trabalha com os médios para variar as distorções (pelo menos é assim que entendi, se alguem souber mais para me explicar, estou na escuta).
É isso ai, não sei se ajuda, mas vamos conversando para tentar arranjar algo legal.
FLW
|