soulasylun Veterano |
# mai/05
Ola Pessoal...
Bom eu pesquisei os topicos e nao achei nada que suprisse minha necessidade, tenho muitas duvidas sobre o uso do metronomo, mais minha banda esta querendo fazer uma gravação profissa entao tenho que aprender...
Bom vi um topico que estava dizendo que devemos marcar o tempo do metronomo no bumbo, certo
ai pergunto como
???
outra pergunta
por exemplo uso um metronomo da Korg so nao sei dizer o modelo, mais ele vai ate 418 bpm nao sei pra que mais vai
, bom nele eu posso regular o numero de batidas que eu desejar, mais em uma musica no tempo de 128 bpm 4/4 como e o certo????
bom acho que pra começo e isso vou encher bastante a paciencia de voces, abraços
|
Amok Veterano |
# mai/05
· votar
soulasylun
Bom, cara esse negócio de metrônomo é meio complicado pra explicar em um fórum. Vc manja um pouco de partitura, ou da nomenclatura usada pra divisão rítmica, tipo semínima, colcheia, etc ? Se vc souber, talvez dê pra explicar aqui alguma coisa de metrônomo. Se não souber, recomendo um professor, pq vai ficar difícil pra explicar.
Vc pode ajustar o metrônomo do jeito que quiser. Não é ele que manda na levada, ele só serve pra te orientar. Vc pode "sentir" o click no tempo 1 de cada compasso ou quadruplicar o tempo e "sentir" em semínimas, com exatamente a mesma levada. Normalmente o metrônomo é "sentido" em semínimas, mas isso é mais pra pop/rock. Em jazz, eu uso nas cabeças dos compassos.
Não é necessário tocar o bumbo junto com o metrônomo o tempo todo. Muitos bateristas usam o pé do chimbal com um movimento falso (que não aciona/solta o pedal) pra marcar as semínimas, como se fosse o metrônomo. As levadas em que o bumbo é tocado continuamente em semínimas geram um swing ducaraleo. Esse tipo de groove é conhecido como "four on the floor" ou "quatro no chão" (em inglês soa melhor) e foi muito utilizado pelo genial e injustiçado Steward Copeland, do The Police.
[ ]´s
|