Gravação caseira

    Autor Mensagem
    Bico
    Veterano
    # ago/04


    Qual o melhor jeito de gravar?
    Tenho um PC q nem sei as especificações direito mas é bom o suficiente pra gravar. A placa de som tb é boa. Tenho à disposição tb, uma mesa de som (8 canais, bem simples) e uns 4 microfones. Eu pretendo instalar algum Cakewalk (talvez o 9) ou Sonar (eu costumava usar esses programas mas não pra gravar bateria).

    É possível gravar os canais de cada mic separados?
    A posição ideal p/ os mic seria:
    - lado direito (chymbal, caixa...)
    - lado esquerdo (surdo, condução...)
    - bumbo
    - e mais afastado ao alto (som ambiente)
    ???

    Bico
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Âpi!

    Bico
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Vamos dar dicas de gravação aê galera! Falem aê como é q vcs gravam.

    Soulface
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    É possível gravar os canais de cada mic separados?
    Bom, eu não saberia te responder pq nunca usei esses programas...

    A posição ideal p/ os mic seria:
    - lado direito (chymbal, caixa...)
    - lado esquerdo (surdo, condução...)
    - bumbo
    - e mais afastado ao alto (som ambiente)
    ???

    Vc (ou a pesoa q vai tocar) é canhoto? OU vc diz isso olhando a batera de frente?
    Em todo caso, 4 microfones na verdade é pouco. Seria bom ter mais um ambiente e um para os tons, no mínimo. (o ideal mesmo deria um pra cada peça, mas...)
    A posição deles tb varia de acordo com a quantidade de tons, distância e quantidade de pratos, etc...
    Esses microfones são próprios pra bateria ou são aqueles normais mesmo?

    Desculpa o turbilhão de pergutas. Acho q vc qria respostas e não dúvidas né?! hehehehe
    Mas é q ficou meio vago. Se vc puder me responder algumas destas questões...
    Eu tenho um esqueminha q eu usei pra fazer uma gravaçãozinha esses tempos atrás. Assim q puder eu posto aqui pra vc tb.

    AndersonAmorim
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Qual é a sua placa de som?

    Ele é multicanal?

    Eu gravo usando o Sonar.

    O ideal é um Mic para cada peça, pois vc terá que regular separadamente.

    ...

    []s

    Bico
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Soulface
    Tranquilo! Quem é o baterista é um amigo meu, mas eu tb vou acabar gravando algumas coisas. Nós dois somos destros, na verdade o cara é canhoto mas toca como destro (informação inútil, hehe). A disposição q considerei é olhando a batera de frente.

    Talvez eu consiga uns 5 mics (todos são desses normais, uns Leson e outros piores) é o melhor q eu consigo. Por falta de equipamento, sempre gravava a batera com 3 mics apenas (ala direita, ala esquerda e bumbo). O resultado obviamente não era dos melhores mas era até satisfatório.

    O drum kit é bem básico: bumbo, caixa, surdo, chymbal, um tom apenas, dois pratos de ataque, um condução e um splash.

    Mas não pretendo fazer uma gravação realmente boa (pra isso seria melhor juntar uma grana e ir à um estúdio, não é?). O q eu quero é conseguir o máximo de qualidade possível com o q está disponível.

    E não precisam ficar presos ao meu caso não, postem como vcs fazem essas gravações amadoras que aí, todos vão pegando dicas variadas.

    Demolisher
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Bico
    Aê, cara vc pode fazer uma gravação multi canal sim, mas vai ter que gravar um instrumento por vez. Pq? pq a sua placa deve ser dessas comuns, e não de estúdio, assim, só tem uma entrada para gravação. Então, tente gravar a base primeiro, depois grave cada instrumento separadamente. Se seu software de gravação não permitir o uso do "play back" para gravação, passe a base para um cd normal, coloque em um walkman e cada músico que for gravar ouve a base e grava seu instrumento... depois junta as pistas e mixa, sacou??? pode usar o Sound Forge, o cakewalk stúdio pro ou outro software multipista que quiser...

    Bico
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    AndersonAmorim
    Qual é a sua placa de som?
    Eu estava usando a SoundBlaster Live mas agora, acho q vou usar uma "on bord" (ADI AD 1888 6-channel CODEC S/PDIF out interface). Ainda não cheguei a testá-la.

    Ele é multicanal?
    Como é esse esquema?

    O ideal é um Mic para cada peça, pois vc terá que regular separadamente.
    Pois é, mas num dá.

    Bico
    Veterano
    # ago/04 · Editado por: Bico
    · votar


    Demolisher
    Blz, cara! Mas desse modo eu já gravava, usando o Cakewalk ou o Sonar. E eu tô querendo saber se é possível gravar a bateria com cada mic sendo um canal, tendo faixas separadas.

    AndersonAmorim
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Ei Bico !!
    Uma placa Multicanal, é como uma mesa de som ... tem várias entradas, e quando vc grava o áudio num programa de gravação, vc configura para que grave os canais separadamentes.

    Eu estou fazendo a gravação do CD da minha banda em casa
    Eu não tenho placa multicanal, mas estou gravando tudo separadamente.

    Eu tenho uma bateria eletrônica, e assim fica facinho de gravar.
    No Sonar3 (que estou usando)gravo uma peça da batera de cada vez.

    Falei sobre meus passos de gravação em outro fórum, se não tiver problemas de colocar o link aqui. É no forum:

    http://forum.musicalpoint.com.br/

    Na área de "Guitarra" tem um tópico sobre gravação caseira, o segundo post é meu.

    []s

    Demolisher
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Bico
    Com uma placa de som comum não. Vc vai precisar de uma profissional, como a galera tá te falando aí...

    Bico
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    AndersonAmorim
    Demolisher
    Valeu!
    É, eu suspeitei desde o princípio q não dava pra gravar as peças separadamente com uma placa comum. Essa placa multicanal deve ser mó cara! Mas obrigado pelas dicas.

    Eu usava o Cakewalk Home Studio 2002, e já cheguei a usar o Sonar 2 XL (acho q era esse, muito mais completo! Mas depois não consegui instalá-lo de novo). Agora vou tentar o Sonar 3.0 Producer Edition, deve ser ainda mais cabulso! Mas eu estranhei o fato de ele ser menor(107 Mb) do q o Sonar 2 Xl(170 Mb)...

    Sergio Henrique de Oliveira Riciopo
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Tudo bem Galera!!
    Entrem no site da nossa banda e dêem uma olhada na gravação que fizemos ao vivo na casa do tecladista da banda. Com muito pouco recurso, mais um dia inteiro de regulagem saiu uma gravação até que razoável.
    Opinem ai e tentem entender como graqvamos aquilo!!

    Abraço Musical
    o site é: www.bandaapice.com.br
    sergio.soul@bandaapice.com.br
    sergioriciopo@yahoo.com.br

    jefersoncor
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Fale aê galera.
    Eu tenho uma placa de som on-board de 6 canais. Gostaria de gravar acústicos no meu pc. Meu mic é o convencional do windows mesmo. Meu violão é elétrico. Gostaria de fazer gravações caseiras, porém que fosse boas gravações. Não uso ambiente acústico, só o meu quarto mesmo rsrs Mas eu gostaria de saber algum efeito que reduzice o ruído sem estragar a música e também um efeito que melhorasse a voz (removendo aquele ar de gravação super amadora...) Embora eu seja um amador. Ahhh e de quebra um programinha tipo o que eles usam nos estúdios para dar uma melhorada na voz hehehe é q ñ estou apto a ser bem afinadinho hehehe
    Bem, valew desde já.
    Jeferson
    MSN> jefersonc_oliveira@hotmail.com

    r.cordeiro
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Dae galera!!!

    Tenho um home-studio, e precisava gravar minha banda, (batéra, guitarra, baixo etc...) entao, comprei uma mesa mixer msxd 16 canais ciclotron, uma placa de audio m-audio delta 1010lt e possuo um pc comum com o CUBASE 5 instalado.... mas ai, parei pra pensar, precisava de um pre amplificador para cada instrumento ou parte da bateria, nao tinha dinheiro pra comprar um pre de 1500 reais, entao, pensei comigo, se pegar aquelas caixinhas de som que vem com os computadores, e adapta-las ao meu mixer, fazendo com que saia para minha placa separadamente (8 ins) ficaria beleza!
    Entao deu certo!! utilizei 8 caixinhas de som, 8 entradas do meu mixer, que sai cada uma separada pra cada caixinha com controle de volume, medio agudo e talz, e vai cada canal para a placa.
    abaixo tem umas fotos só para ter uma base de como fiz, nao sei nada de eletronica, ou potencia das caixinhas, só sei que pra mim ficou perfeito apresentando apenas 10% de ruidos na gravaçao, onde eu posso retirar no meu programa esses ruidos,
    é isso ae galera, abrs!

    Amok
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    :O

    rock_simpsom
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    se todos teus mic são dinamicos, faz assim..

    - mic na caixa (pele)
    - mic no bumbo na pele de resposta (furo) e apontado pro pirulito
    - mic no hi hat
    - mic no ride
    - mic nos tons

    mas antes de escolher qual mic vc vai usar em cada peça tem que saber o grafico de resposta dos mics, por exemplo veja qual dos seus mic se assemelha a frequencia de resposta de um shure sm57 e coloque esse na caixa, nenhum desses mic vão ser bons pra bumbo mas veja qual dele tem a melhor resposta de graves e use esse no bumbo, e no ride e hi hat vc coloca os mics que tenham melhor resposta em medios e agudos... nos tons tb a mesma coisa e assim por diante..
    analizando bem a freq de resp dos teus mics e comparando com alguns mics especificos para cada peça voce pode saber melhor o que precisara equalizar na hora da mixagem..

    voce só pedera gravar em doisa canais então faça uma imagem virtual na sua cabeça e escolha a disposiçãos dos mics no seu ambiente virtual, atraves do pan da sua mesa...

    por exemplo:

    hi hat = lado esquerdo
    caixa = entre o meio e o lado esquerdo
    bumbo = meio
    ride = lado direito
    tons = no meio já q voce só vai ter 1 mic pra eles

    e se conssegir um condenssador ai poe ele no meio mesmo..

    - use um bom aterramento na mesa ou na entrada do pc...
    - escolha bem as posições e teste bastante até achar a posição correta dos mics, pesquise bastante e olhe exemplos de sond check no youtube..

    o bom seria vc consseguir um mic condenssador pelo menos e usa-lo como overhead, o seja por cima da cabeça do baterista tipo 1.8 metros de altura..

    se a sua mesa nao tiver pré amplificadores em pelo menos 4 canais ai vai ficar complicado, porque o som vai ficar meio xoxo.. ai vc vai precisar de prés...

    o local onde vc vai gravar é um dos fatores mais importantes, se tiver mt reverbe improvisa com colchões nos cantos das paredes e cobertores pelas paredes... tento colocar alguma coisa na frente do bumbo, tipo m sofa ou uns almofadões empilhados...

    não grave em banehiros ou cozinha procure um quarto...

    desconsidere tudo que e disse se vc quer algo profissional, o semi- profissa..
    esse tipo de gravação só vale pra uma demo bem simples e humilde ou guias pra futuras gravações em um estudio profissional... ou apenas pra guardar boas ideias da banda, mostrar para os amigos etc ...

    tarefa dificilima esteje preparado!

    espero ter ajudado..

    esse tópico to no lugar errado, deveria estar em home estudio e gravação..

    freudunddrums
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: freudunddrums
    · votar


    eu acho q seria ao contrario lado direito condução e etc , enquanto o esquerdo q seria caixa hit hat etc.

    aproveitando , alguem pode me ajudar tb http://forum.cifraclub.com.br/forum/6/282468/?

    gilberto2011
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    bom cara to com duvidas tanbem gravo com samplitude 17 mais usso meu amplificador ele tem sete emtradas de som ainda não tenho mesa mais hoje fiz augumas gravaçoes mais a minha caixa sia mais autro parece lata kkkkk como melhorar isso não uso microfones profissionais são comuns

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação caseira