Existe modo de identificar pratos de liga B20 "visualmente" ?

    Autor Mensagem
    Rucks
    Membro Novato
    # 02/dez/22 12:15


    Alguem saberia um modo de identificar a liga dos pratos visualmente? Como saber se a liga é realmente B20, por exemplo, alem da sonoridade (q pode ser subjetiva) ?
    Ja usei alguns pratos da Zeus e Avatar, que o fabricante alega ser B20, mas tem aqueles agudos "asperos" de B8. Como saber se sao ou nao o q o fabricante alega?

    HortaRates
    Membro
    # 02/dez/22 12:52
    · votar


    Rucks
    Pra mim a resposta óbvia seria: compre apenas de fabricantes que você confia e com boa reputação. Se você não acredita nem na informação que o fabricante divulga, vai gastar seu suado dinheiro com ele? Se ele mente nas especificações, onde mais podem haver problemas? E se precisar acionar a garantia, por exemplo?

    Rucks
    Membro Novato
    # 02/dez/22 15:35
    · votar


    HortaRates
    Infelizmente acho q nao é tao simples assim. Isso q falei dos pratos da Zeus e Avatar mesmo, é uma opiniao minha, por isso falei que a sonoridade pode ser subjetiva. Simplesmente nao gostei dos agudos dos pratos, mas muita gente nao concorda comigo. Tbem existem fabricas "artesanais" que fazem bom trabalho, mas como saber se a liga usada no material é aquela tal ou outra? Queria saber se ha uma forma de identificar ou descartar a liga "no olho "... pesquisei e nao encontrei nada relevante na net, apenas outras opinioes subjetivas.

    Rucks
    Membro Novato
    # 05/dez/22 01:25
    · votar


    Ja me responderam em outro local sobre a cor ser mais "clara", conforme a maior quantidade de estanho na liga; apesar de ter muita logica, esse "cobreado" ou "bronzeado" tbem é muito variavel a depender do fabricante e estetica impressa, entao tbem dificulta a identificacao se for so essa forma de visualizar.

    Wanton
    Veterano
    # 05/dez/22 02:21 · Editado por: Wanton
    · votar


    Rucks
    entao tbem dificulta a identificacao se for so essa forma de visualizar.

    Pois é. Tem tratamentos diferentes que modificam um pouco a cor, também. Além disso, essas ligas nem sempre são puras. Dê uma olhada nessa tabela.

    http://cymbal.wiki/alloy-analysis-h2.pdf

    Lelo Mig
    Membro
    # 05/dez/22 11:52 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Rucks

    "é uma opiniao minha, por isso falei que a sonoridade pode ser subjetiva."

    Esse prá mim é o ponto. Se é subjetiva, por que não parte da sonoridade? Por que não opta pela sonoridade que mais lhe agrada? por que precisam ser B20?

    B = Bronze e 20 = Porcentagem de Estanho. Então B20 é um prato feito numa liga de 80% de Cobre e 20% de Estanho. (Bronze é o nome da liga Cobre + Estanho [podem entrar outros metais mas não importa aqui]).

    O que quero dizer é que esta porcentagem da liga não faz um prato melhor ou pior (é a mesma coisa que a "madeira em guitarra").

    Ou seja, muda a sonoridade, a flexibilidade, a resistência mas, na relação entre essas grandezas, para um batera o que pesa é o som. A menos que você abra mão da sonoridade para ter maior durabilidade, ou mais peso. Tipo você quer a sonoridade de um B20, mas toca Black Metal e vai descer a mão... aí é melhor optar pelo B10, sacrificar um pouco a sonoridade.

    Identificar pela cor, acho complicado. Em teoria, até alguns "corantes" podem ser usados (não para enganar) mas para dar um visual mais atrativo na liga.

    O que sei é que (geralmente) os B20 não são envernizados. Então, costumam ser um pouco mais foscos, e mesmo quando brilhantes, não é aquele "espelho" de alguns B10.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Existe modo de identificar pratos de liga B20 "visualmente" ?