Planejamento de estudos

    Autor Mensagem
    Ren.
    Membro Novato
    # jul/17


    Cinco anos atrás eu comprei uma bateria pra estudo e comecei aulas, mas não tive avanço nenhum, juntou a mudança pra fazer faculdade e acabei abandonando. Recentemente fiquei com vontade de tocar de novo, montei a bateria na casa dos meus pais e dessa vez estou com o foco um pouco melhor, pelo menos por enquanto.
    Fiz a pesquisa no fórum e apesar de já existirem alguns tópicos eu não encontrei soluções para todas as dúvidas que tenho.
    Bom, eu queria montar um plano de estudos pensando nas dificuldades que eu sei que tenho, lá vai a listinha:

    - Técnica: Aqui eu acho que poderia estudar alguns rudimentos (single stroke, double stroke, paradiddle, mais algum? Flan?), abertura de chimbal, alguma coisa pra independência.

    - Tempo: Basicamente seria eu aplicar o metrônomo pra todo estudo que eu fizer, porém tem algumas coisas com as quais eu não estou sabendo lidar: a primeira delas é quando tem "entradas/começos" a partir de um contra ou a partir de tempos que não são o primeiro tempo do compasso (aquilo de ter uma virada antes do groove); a segunda é corrigir o andamento usando o metrônomo, porque eu sei quando está fora, mas eu não sei se estou adiantado ou atrasado (desculpa, isso é patético, mas é o que acontece comigo); uma terceira coisa é quando vou tocar algo sem metrônomo e tem alguns compassos de pausas, eu fico sem referência e perco todo o andamento; quase acabando, as pausas bugam minha mente, principalmente pausas em semicolcheias (as pausas em colcheia saem sem precisar de muita insistência); por último são subdivisões, semibreve, mínima, semínima, colcheia e semicolcheia ok, seam facilmente, fusas e semifusas eu nunca cheguei a usar, também não sei se vou precisar tão já, mas as tercinas e sextinas não saem de jeito nenhum e eu queria usar pra tocar uns blues já que meus colegas gostam de ficar improvisando blues, quintinas e heptinas seria legal de saber também, mas têm o mesmo problema das anteriores e mais que eu não sei onde e quando vou usar. Só ditado rítmico/solfejo é suficiente? O que mais posso fazer pra melhorar esses problemas?

    - Leitura: Eu achei que sabia ler pelo menos partitura pra bateria, mas na realidade eu só sei usar partitura como uma tablatura porque preciso que as coisas estejam alinhadas pra saber o que tocar, se não estiver alinhado eu me perco na música tentando entender o valor e a posição da nota tocada.

    - Ritmos: Eu só sei uma coisinha de Pop/rock que é o que eu vi quando fiz aula anos atrás, tava pensando em ver alguma coisa de blues também, e eu até gosto um pouco de samba, fora isso, não tenho ideia do que mais eu poderia colocar de ritmos pra estudar

    - Ouvido: Eu tenho tentando prestar atenção na bateria das músicas que ouço, e notei que eu não consigo perceber o conjunto todo, ouço peças específicas e as vezes não sei nem dizer que peça o baterista está tocando, mais uma vez parece muito estúpido mas sei lá, eu não posso fingir que não acontece, tenho que dar um jeito de melhorar isso. Ainda sobre ouvido, tem mais uma coisa que também se encaixaria no tópico sobre tempo e talvez em leitura, que é entender o tempo e a duração das coisas que eu ouço, eu gostaria de ser capaz de colocar no papel aquilo que eu ouço, mas eu não consigo extrair tempo e duração só ouvindo.

    - Musicas: Eu sinceramente não faço ideia do que eu consigo tocar atualmente, eu não lembro de nenhuma música das que eu já toquei no passado, e meu nível de técnica está praticamente no zero. Então como achar músicas que eu possa usar pra aprender? O que eu estou curtindo ouvir atualmente é Thank you Scientist e Haken, se pah tá meio distante do que consigo tocar -qqqq

    - Construção e viradas e frases: Isso eu acho que conforme o tempo for passando e eu for aprendendo por osmose mesmo aushuahsuh.

    - Dinâmica: vish, isso eu não sei nem por onde começar, acho que eu devia focar em outras coisas pra depois pensar em construir variações, o máximo que eu acho que dá pra fazer agora é prestar atenção e tentar copiar a dinâmica das músicas, mas mesmo assim, sei lá.

    Bom, esses foram os problemas que eu mesmo identifiquei e e algumas coisas que eu pensei que pudessem ajudar, mas além disso não tenho muita ideia do que posso fazer pra evoluir, fora que pra planejar os estudos seria legal colocar numa escala de dificuldade e entender o que eu deveria buscar melhorar agora e o que é aceitável eu deixar pra quando já tiver alguma habilidade. Agradeço quem puder me dar uma luz na montagem desse plano de estudos, e obrigado por quem teve coragem de ler esse livro aushuashuhsa

    htontera
    Membro Novato
    # out/17 · Editado por: htontera
    · votar


    tamo junto cara, tocava quando tinha uns 10 anos, dai agora meu irmão me fala "vamo toca uns punks" só ramones, replicantes (uma banda dos anos 80 90 aqui de porto alegre, muito boa) mas pra isso tenho que monta primeiro a batera. E questão de música também não sei quais tocar e ainda tenho que ver material pra estuda, se tiver algo pode passar ai por favor.. valeuu

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Planejamento de estudos