hi hat empenando

    Autor Mensagem
    amaurysette
    Veterano
    # mar/15


    Pessoal, muito boa tarde.

    Sou novato aqui no fórum, venho pedir ajuda a vocês com uma situação que tem me incomodado muito ultimamente, e também gerando gastos.

    Eu tenho um chimbau Zildjian ZBT 13", que depois de um determinado show, ao chegar em casa notei que ele havia empenado. Ele era já velho, não importei muito com isso e decidi comprar um novo, mas apurando a causa do empenamento, detectei que seria o transporte, pois o transportava numa bag e possivelmente numa curva durante a viagem de volta algum equipamento o prensou e o empenou.

    Pois bem, juntamente com um novo Hi-hat, um Orion X-10, comprei um hard-case para meus pratos, com isso achei que resolveria o problema.
    Que nada, com apenas alguns ensaios e shows (no máximo 10 usos) notei que ele começou a empenar também. Daí, troquei minha máquina de chimbau, pensei ser a presilha, vareta empenada.

    Ainda assim o prato continuou empenando, o Orion X-10 é pesado, não é fácil empená-lo, e chegou ao ponto de perder novamente um chimbau. Comprei outro, mas tenho receio que ele empene denovo, alguém aqui já passou por situação parecida ou tenha alguma sugestão do que possa ser?
    O detalhe é que o Top empena mais, mas o bottom também empena.

    O guitarrista da banda diz que é meu braço e pé pesado, mas eu realmente não toco tão forte, não sou o batera mais técnico do mercado mas também não desço a porrada no prato a esse ponto, conheço bateras (melhores que eu, de passagem) que batem muuuuito mais forte e não acontece o mesmo.

    Se alguém tiver curiosidade de ver a pegada, dá uma olhada no youtube, Banda Gnomos na gaveta, sempre sou eu tocando nos vídeos mais recentes.

    Se alguém ai tiver uma sugestão, agradeço demais, pois tenho medo de perder outro chimbau.

    Obrigado e abraço a todos.

    Ismah
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Marcando para acompanhar.

    entamoeba
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    amaurysette
    Acho difícil desses pratos terem empenado enquanto você tocava. Eu manteria o foco no que está acontecendo dentro no bag. O bag mudou, mas o que você tem carregado dentro dele continua o mesmo? Ele pega sol? De que forma você guarda esse bag?

    amaurysette
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    entamoeba
    Muito obrigado pela resposta!
    Não é mais um bag, mudei para um hard case, carrego no mesmo case:
    - 1 crash-ride 18"
    - 1 medium crash 16"
    - 1 thin crash 14"
    - 1 splash 8"

    É um case grande, uso pra carregar e eles ficam ou montados com a batera no estúdio ou guardados nesse case. Tomo sempre o cuidado de colocar os pratos mais pesados ao fundo.
    Detalhe é que nesse case eu uso uma pequena espuma para separar os pratos e evitar o contato direto entre eles, apenas isso, e não os deixo muito apertados também.

    Eles nunca pegam sol, quando montados estão no estúdio fechado, quando guardados, ficam num quarto junto com outros instrumentos e equipamentos de som.

    Esse quarto é coberto por telhas de amianto, sem forro, ou seja, muuuito quente em dias de sol, é verdade, não tinha me atentado a isso, mas será que é possível esse calor empenar os pratos? E ainda assim, apenas o chimbau?

    Fico pensando as vezes que pode ser minha presilha, mas não faz sentindo algum ela estar empenando-os.

    entamoeba
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    amaurysette
    Fico pensando as vezes que pode ser minha presilha, mas não faz sentindo algum ela estar empenando-os.

    Também acho que não faz sentido.

    Não é mais um bag, mudei para um hard case

    É, eu tinha lido e considerado. Só fui meio desleixado na hora de escrever. Imagino que todos os hard cases sejam como o que eu tenho, com um eixo no meio para fixar os pratos, os protegendo de cargas indesejadas.

    não tinha me atentado a isso, mas será que é possível esse calor empenar os pratos? E ainda assim, apenas o chimbau?

    Pois é. Nem sei se o calor faz isso com pratos! Acho que precisaria da combinação de outros fatores para atingir apenas o chimbal.

    Tá difícil de dizer o que possa ter ocorrido!

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Tá difícil de dizer o que possa ter ocorrido!

    Chuta que é macumba!

    amaurysette
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    A situação ta complicada.

    Meu case é idêntico ao seu pelo que descreveu.
    Meu chimbal novo chegou, vou guardá-lo no case, trocar a presilha e não deixar o case no tal quarto quente, vou deixá-lo em outro local bem mais arejado e vou acompanhando e postando aqui se aconteceu denovo.

    Se alguém tiver alguma idéia, qualquer idéia, ela será bem vinda.

    Vou acompanhando e postando aqui, nesse feriado tenho 2 shows, vamos ver no que dá.

    Agradeço demais galera!

    Abraço.

    amaurysette
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: amaurysette
    · votar


    Lembrei de um padrão para os acontecimentos.

    Como disse, já toco há alguns anos, e desde sempre faço som em barzinho com cajon. De um tempo pra cá dei uma incrementada no meu set de barzinho, comprei um cajon caixa, que me serve de caixa mesmo, toco o cajon normal com pedal ao contrário (estilo curupira) e uso um chimbau, splash 8 e crash 14 no set de pratos, pra fazer uns efeitos.

    Toco nesse set com vassourinha, fica um som bem legal pra incrementar no barzinho, simula bem uma batera.

    Passou a acontecer (empenar) justamente depois que comecei a usar esse set com vassourinha, uso o mesmo chimbau do meu set de batera, o crash em questão também empenou um pouco, bem pouco, mas empenou.

    Pelo padrão, seria a vassourinha fazendo o estrago (quem diria).
    Para testar, não vou usar o chimbau novo nesse set por enquanto, me viro com algum dos que já tenho empenados, e vamos ver no que dá.

    Acreditam que possa ser a vassourinha?

    LóesGenteBoa
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Muito estranho.Uma hipótese. pode ser que você aperta pra caramba o case de plastico (se for o caso) ou você deixa o case de pé no trasporte. Que a forma correta de carrega-lo é deitada. Ou você tem um pé pesado. O que eu acho difícil. tem que ter a força do superman para conseguir empenar o prato com a maquina Hi-hat. kk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original