Ajuda com afinaçao

    Autor Mensagem
    hyanb
    Veterano
    # out/11


    Opa,Entao galera,o meu caso é o seguinte,tenho uma banda e nao sou baterista mas tenho uma noçaozinha, e o meu baterista toca bem mais como a bateria nao é nossa ele nao liga pra afinaçao e só quer tocar e eu sou o unico que fica incomodado com o som super desafinado da bateria,tem algum metodo para pelomenos melhorar um poco o som da bateria ? lembrando que nao sou muito experiente em baterias.nao sei se ajuda mais a bateria é uma mapex voayge com pratos Zildjan ZBT.vlw !!

    Amok
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Amok
    · votar


    hyanb
    Ih, velho, afinação de bateria é um dos assuntos mais complicados que existe a respeito do instrumento. Existem zilhares de técnicas diferentes, e muita discussão a respeito. A começar pelo termo "afinação". Afinar uma bateria é muito diferente de afinar um instrumento tonal, embora seja possivel obter afinação tonal nos tambores. Eu acho o termo "timbragem" mais adequado, porque acertar o som de uma batera vai além de simplesmente sair apertando uns parafusos. O tipo de peles, o tamanho dos tambores, a colocação de abafamento e até a pegada do batera, isso tudo influi no timbre final do
    instrumento. Outro problema é que a timbragem é algo muito pessoal. Sons que agradam uns são horriveis pra outros, e isso da muita discussão.
    Dá uma conferida no meu blog (endereço no meu perfil). Lá existem alguns artigos com videos (do Bob Gatzen, que legendei, e do Caio Wonrath) bem explicativos sobre algumas tecnicas de afinação. Boa pesquisa !

    [ ]'s

    Amok
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Em tempo: a Mapex Voyager é uma batera bem legal, e afina fácil se estiver em bom estado. Se for o modelo com bumbo de 18", pode dar um pouco de trabalho pra acertar o som dele, mas o resto é tranquilo.

    [ ]'s

    hyanb
    Veterano
    # out/11 · Editado por: hyanb
    · votar


    O bumbo tem um som legalzinho,é um bumbo bem grande !! oque esta horrivel sao os tons a caixa e o surdo e a batera é nova. Amok vou dar uma olhada no seu blog,vlw kra !!

    Amok
    Veterano
    # out/11
    · votar


    hyanb
    Só pra complementar os videos do Bob Gatzen lá do blog, a afinação da caixa é a mais dificil. A maioria dos roqueiros prefere som bem seco e estalado. Pra "secar" o som da caixa é preciso controlar os harmônicos que aparecem em alta tensão da pele (quase obrigatória na caixa). Pra isso, quase sempre é necessario fazer algum tipo de abafamento. Em lojas de material de construção existem à venda feltros autocolantes feitos para se colar nos pés dos móveis. Cole na pele um ou dois feltros de 2cm a cerca de 2cm do aro e note a diferença.

    [ ]'s

    hyanb
    Veterano
    # out/11 · Editado por: hyanb
    · votar


    A caixa tem um resonancia muito alta,eu consegui um som mais seco e com poquissima resonancia com um brinquedo de criança de gel,é um negocio meio gosmento!! funcionou por mais estranho que pareça.vou testar essa dica sua tambem,vlw.

    mp5
    Veterano
    # out/11 · Editado por: mp5
    · votar


    daee pessoal...
    olha só tenho uma dúvida em qstão a afinação da minha batera,
    troquei as peles a +- um mês,só q troquei as peles hidráulicas por peles porosas,mas naum consigo afina-las..
    qria saber,c tem algum jeito de afina-las,prq naum consigo afinar como as hidráulicas..
    mto obrigado desd já...

    Amok
    Veterano
    # out/11
    · votar


    mp5
    naum consigo afinar como as hidráulicas..
    Claro que não. São peles muito diferentes, com características sonoras diferentes. Confere no meu blog as diferencas de timbre.
    As porosas de filme simples nao podem ser afinadas muito alto, porque surgem muitos harmonicos de alta frequencia. Afinadas em baixa ou media tensão, e com a pele de resposta um pouco mais grave, o som fica muito ineteressante.

    [ ]'s

    mp5
    Veterano
    # out/11
    · votar


    aa entend,bhaa tenho passado dificuldades mesmo com a afinação dela,e qndo afino do jeito q afinava as hidráulicas ela fk cheia de harmonicos mesmo...vou ver sim lá...abrass..e mto obrigado..

    mp5
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Amok...
    mto obrigado a batera fko paulada mesmo...
    mto boa....vlw..
    Deus abençõe...

    mp5
    Veterano
    # out/11
    · votar


    daee pessoal....
    tenho uma dúvida,tenho dificuldades pra afianar minha caixa como eu qro mesmo,ppor ser uma peça d dificil afinação...
    qria uma ajuda troquei a pele dela...
    está com uma vans genera(axo q é assim,num lembro)..
    mas c puderem me ajudar ae..
    fko agradecido..abrass

    Amok
    Veterano
    # out/11
    · votar


    mp5
    Se for a Genera G1, experimente afinar com bastante tensão, mas use algum tipo de abafamento. Eu uso um feltrinho autocolante de 2cm por baixo da pele (tem que remover a pele da caixa pra colar) a uns 2,5 cm da borda. A pele de resposta eu uso com tensão bastante baixa, um pouco acima do ponto onde ela começa a ressoar. A esteira eu aperto o minimo possivel pra não zumbir demais. Afinando desse jeito, a caixa tem um "Crack" bem estalado e um timbre mais encorpado, sem secar demais o som.

    [ ]'s

    mp5
    Veterano
    # out/11
    · votar


    aa entend...vou fazer isso....
    amok...mto obrigado mano
    Deus te abnçõe...abrass

    mp5
    Veterano
    # out/11 · Editado por: mp5
    · votar


    olha só Amok...
    mas a minha caixa,ela tem aqle "coisinha" dentro pra abafar sab,o abafadorzinho,dentro da caixa,eu posso usar aquilo ao invés do adesivo?abrass

    Amok
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Ah, legal. Esse abafador interno é coisa de modelos antigos, mas eu gosto bastante. Ele não seca demais o som da caixa e dá pra regular a tensão. Só não dá certo se voce quiser um som bem seco. Funciona melhor com peles de filme simples.

    [ ]'s

    Rafamaxw
    Veterano
    # out/11
    · votar


    http://www.drumchannel.com/articles/free-drum-lessons-SFTP-Gregg-Bisso nette-Basic-Drumset-Tuning

    http://www.youtube.com/watch?v=xeF1Snk0zOQ

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com afinaçao