Dúvidas de inciante

    Autor Mensagem
    thouse
    Veterano
    # out/11 · Editado por: thouse


    Oi, sou novo aqui no fórum e me cadastrei para tirar algumas dúvidas sobre bateria. Gosto do instrumento mas nunca usei na minha vida e não sei absolutamente nada sobre. Queria tirar algumas dúvidas. Estou disposto a pagar entre 1000 e 1400 reais, tenho espaço para montá-la e pretendo não desmontá-la com frequência.
    -> Meu pai acha perigoso eu comprar uma bateria logo, então será que dá para manter um curso apenas tocando na aula por um a dois meses?
    -> Andei pesquisando sobre a compra de baterias e olhei alguns tópicos sobre uma bateria para iniciantes. Achei a RMV Road, que dizem ser resistente, pequena e boa tecnicamente. Será que essa seria a melhor escolha? Achei por 1400 usada e nova por 2000, então teria outra equivalente só que mais barata?
    -> O que seria tons, porque quando vou ver as especificações sempre tem. Faz diferença?
    -> Gosto de rock alternativo e algumas coisas de metal, então teria alguma diferença de bateria de acordo com o estilo?
    -> Será que pads, por enquanto, seria ideal? Achei comum no ML a marca Torelli, é confiável?
    -> Vocês sabem algum curso de bateria que não seja no Viva Música Viva! e Bateras Beat em Fortaleza no Ceará?

    Se pudessem me deixar um tópico ou site bom para iniciantes seria ótimo, porque olhei nos fixos da área e não um tópico para iniciantes.

    Agradeço desde já a colaboração de vocês.

    ricardopaulob
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Opa.. Bem vindo a este instrumento maravilhoso...

    Vamos lá as suas dúvidas..
    1) Concordo com seu pai.. Você tem certeza que quer tocar bateria? É um instrumento caro e grande.. Imagina vc gastando 1500 reais numa batera e depois de 1 mes vc desistir de tocar... Vai ser dificil vender e vai ficar com um trambolho ocupando um espaço danado na sua casa.. Porém se vc quer, realmente fica dificil treinar sem batera.. Mas é possível sim segurar umas semanas com vc fazendo aula, só para saber se é isso mesmo que vc quer...

    2) Existem várias opções tanto zero, quanto usadas.. Lembre-se que além da bateria vc precisa comprar pratos, pedal, banco e ferragens.. Verifique se a bateria que esta comprando já vem com tudo isso, senão vc terá que comprar..

    3) RMV é uma boa marca.. Acredito que hoje é o melhor custo benefício para estudantes,., Mas, aconselho vc a ver bateras usadas tb, como Mapex Venus, Pearl Export, Tama, RMV.. Existem tb as Prime, Michael, Taurus que tb possuem um bom custo benefício.. PESQUISE no fórum, pois existem vários tópicos abordando este tema...

    4) O que é tom?? Vc já viu uma foto de uma bateria?? As baterias, digamos kit padrão, é formado por 1 bumbo, 1 caixa, 2 tons e 1 surdo.. Vc por ser iniciante, aconselho procurar esta configuração.. Eles são vitais para o rock, com eles que fazemos as viradas e grooves mais elaborados...

    5) Se gosta de rock e metal, procure os maiores tambores.. A configuração padrão para um rock set é: Bumbo (20", 22" ou 24"), caixa (14"), tons (12",13" e/ou 14"), surdo (14" e/ou 16")

    6) Pads é uma boa alternativa para treinar em casa... Inicie suas aulas e compre um pad.. Se depois de 2 meses achar que quer continuar, compre sua batera... Torelli é uma boa marca sim..

    7) Como sou de sampa, não posso te ajudar com isso...

    Pesquise o fórum inteiro, pois tem muitos tópicos interessantes..

    Grande abraço,

    Ricardo

    thouse
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Opa Ricardo, obrigado pelas respostas. Acho que sanei minhas dúvidas. Vou pesquisar sobre as configurações ideias para mim, como você informou, e realmente acho perigoso mesmo comprar uma bateria com pouco tempo.
    Olhei o tópico fixo de compra de baterias e não achei as configurações que você falou, seria muito bom para inciantes ter isso lá no tópico. Fica a dica.
    Valeu.

    Saquett
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Cara Da uma Lida Nesse TOpico http://forum.cifraclub.com.br/forum/6/87595/ Ake Primeiro Antes de Se COmprar uma BAtera e Procure Uma Aula e dah Pra Aprender BAteria o BASICO sem ter Batera em casa !!!

    Amok
    Veterano
    # out/11
    · votar


    thouse
    Fazer uns 3 meses de aula já dá uma boa noção de sua afinidade com o instrumento. Depois que tiver um pouco de intimidade, já dá pra comprar o seu e fazer uma sonzeira.
    Por coincidência, tenho um blog especialmente dedicado aos bateras iniciantes, derivado de meus posts aqui no FCC. Confere o endereço lá no meu perfil.

    [ ]'s

    Amok
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Ah, sobre os pads de estudo. Tenho um Torelli e um HQ importado. O Torelli quebra o galho, mas o HQ é muito superior, por causa do rebote da baqueta. O problema é que é difícil de encontrar aqui.

    [ ]'s

    thouse
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Obrigado pelas respostas de todos, irei olhar o seu blog Amok.

    Akira Jimbo
    Veterano
    # out/11
    · votar


    O ricardo falou praticamente tudo. Só vou dar minha opinião sobre as bateras. Se for comprar zero, vá de RMV ou Prime. Pra mim nessa faixa de preço são as marcas com o melhor custo-benefício no mercado nacional atualmente.

    Abraços.

    Lukas Z
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Lukas Z
    · votar


    aew galerinha... aproveitando o tópico:

    estou começando na batera tbm, ja fiz um mes de aula e nao vejo a hora de comprar meu próprio instrumento, axei aki na minha cidadezinha uma bateria bem usada e velha, porem com um preço bem baixo (550,00) , pretendo antes de qualquer coisa testa-la com calma mas nao tenho nenhum conhecimento sobre o assunto, resumindo...
    ... como eu posso avaliar uma bateria? (qualidade, durabilidade...)

    (quero uma bateria bem usada mesmo, só pra ver se dá certo, mas nao quero que fique me dando despesas e encomodo)

    Akira Jimbo
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Ah, e thouse, sobre os pads que o Amok mencionou ali em cima, caso se interesse, te recomendo essa loja aqui http://www.baterastore.com.br/produtos.asp?idProduto=615

    E prolongando nesse assunto, considero o estudo de técnica e rudimentos no pad tão ou até mesmo mais importante do que o estudo de levadas e ritmos na bateria. Falo por experiencia própria pois quando iniciei na bateria comecei estudando com um professor que só ensinava técnica utilizando um pad(método bem similar ao do Joe Morello) e te digo que em 1 ano de estudo já estava tocando mais que alguns conhecidos que já tocavam há anos, que conhecem n ritmos, levadas, viradas e tudo mais mas que na hora de executar um simples toque duplo de maneira aberta fazem um buzz roll todo sujo.

    thouse
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Valeu pela resposta, uma pena que só vou começar as aulas quando ficar de férias, o colégio não me dá tempo para nada.
    Acho que tão cedo não vou comprar uma batera, primeiro vou com os pads.
    Valeu.

    Lodegi
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Galera eu sou bailarino profissional, mas tenho uma paixão por bateria, e é uma otima combinação com a minha profissão. Enfim há pouco mais de um ano eu resolvir comprar uma bateria eletrônica e comecei a fazer aulas, como eu estava em turne por 2 anos meio e praticava nos quartos doa hotéis, tinha que ser uma bateria eletrônica. Mas agora estou fixo em uma cidade com o espetáculo e sentir a necessidade de compra uma acústico, que por sinal já encontrei uma sonor que me interecei !!!

    Mas minha duvida maior é pelos pratos, alguma dica de alguma serie da Zildjian ???

    Muito abrigado diante mão !!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas de inciante