Aprender e gravar batera: Eletronica ou Peace?

    Autor Mensagem
    janick
    Veterano
    # abr/11


    Então galera, to pra comprar uma bateria e to com dúvidas... to pensando em comprar uma eletronica, pela facilidade de gravar, praticar em casa e tudo mais. Porém, o preço dela ta elevado, lá pra uns 1600. Fui pesquisar baterias de verdade, e achei essa peace completa por 990 reais. Fiquei em dúvida, não sei o que compro agora. Eu quero uma batera para essa finalidade, aprender a tocar e gravar no meu home. Eu pego qual?

    Abçs!

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Se a intenção é gravar em casa, entre pegar uma bateria de 990 reais e uma eletrônica que eu poderia usar pra controlar os melhores VSTis de bateria, eu ficaria com a segunda opção.

    Mas já deixo claro que eu não sou purista.

    janick
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Nem eu!
    Eu to é preocupado com o preço... no início, ia pegar uma daquelas baterias toscas de 600 reais, que mais parece um teclado cheio de pad. Daí, tomei vergonha na cara e comprar algo com cara de bateria. O negócio é, que a eletronica ta 1600 reais, e a real 900.

    Porém:

    A real tem apenas 2 pratos, ataque e chimbal
    A real precisaria de um conjunto de microfones e uma interface com mais entradas para gravar
    A real faz muito barulho.

    E ai? A eletronica deve ter um timbre pior e menos dinamica né, além de ter um preço elevado... mas compensa mais pela praticidade/recursos e etc?

    Abçs

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar


    janick
    E ai? A eletronica deve ter um timbre pior e menos dinamica né, além de ter um preço elevado... mas compensa mais pela praticidade/recursos e etc?

    Com o timbre próprio da eletrônica, acho que sim, mas se fizer como eu disse, usar a Eletrônica pra controlar algum VSTi legal de bateria, como BFD 2, Drum Kit From Hell, etc... imagino que você terá um resultado [praticidade X qualidade sonora] melhor do que com a bateria real que você irá comprar com este preço. E neste caso não perderá em dinâmica, além de poder usá-la pra fazer batidas eletrônicas, colocar sons de percussão (tipo Ezdrummer Latin Percussion, ou outros), etc...

    Fora o que você mesmo frisou ai, das outras coisas que precisaria comprar pra gravar a bateria de 900 reais... fora o trabalho pra microfonar e tudo mais.

    Eu ficaria com a eletrônica.

    ogner
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    janick

    Cara, pra gravar uma eletronica é infinitamente mais facil...arruma uma interface e vc roda nela todos os VSTs..Uma maravilha..da uma pesquisada....Vc nao precisa usar o "cerebro" dela..Vai usar VST como o amigo acima falou...Da uma pesquisada, no youtube tem ate tutorial...Exemplos e etc...

    Existem alguns detalhes. Sensibilidade, numero de sensores. Ex na caixa existem sensores pro aro ou somente na pele...Quanto mais caro melhor...sempre...hehe...

    E outra, bateria " de verdade" de 900 contos é lixao...vai tirar som bom dela nao...vai por mim....

    Vc tem pelo menos onde tocar uma bateria de verdade ( interrogaçao) faz MUITO barulho, hehehe...

    makumbator
    Moderador
    # abr/11
    · votar


    janick

    Mas não entendi qual tipo de eltrônica vc quer, é dessas compactas:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-162814169-bateria-eletronica-zo om-rhythmtrak-234-musical-bresser-_JM

    Ou a que se toca como bateria real:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-176519856-bateria-eletrnica-ied 12-ion-profissional-com-modulo-central-_JM


    Uma acaba sendo bem diferente da outra. Em ambas vc pode usar VSTis, mas obviamente a que se toca como o instrumento real proporciona uma experiência mais próxima da realidade, além de ser o ideal para gravar em homestudio


    Há também aquelas que ficam nomeio termo entre uma e outra:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-178902366-bateria-eletrnica-dig ital-medeli-dd305-top-7-pads-2-pedais-_JM

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    ogner
    E outra, bateria " de verdade" de 900 contos é lixao...vai tirar som bom dela nao...vai por mim....

    Fora os pratos, que os baratos (e até alguns caros) são lixões total.

    makumbator

    E tem a opção de triggar a bateria real, né?
    Mas aí já é outra história.

    makumbator
    Moderador
    # abr/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge


    E tem a opção de triggar a bateria real, né?
    Mas aí já é outra história.


    Também! Bem lembrado!

    ogner
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    Cara, prato pra batera esta assim como pedal pra gutarrista, sendo que acho muito mais dificil e caro arrumar pratos bons..

    Quando eu tocava batera consegui com muito esforço ter um chimbal marromenos da Paiste...O resto era tudo entry-level xexelento ( e ainda assim caros). Estavam sempre cheios de fita crepe, aqueles trécos de feltro pra colocar em pé de cadeira e qualquer outra coisa que eu invetasse coloda neles....Tudo pra tentar domar os harmonicos infernais...Hehehe...

    ricardopaulob
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Opa..

    Recomendo vc ficar com a eletrônica do outro tópico.. Pois baterias acústicas tem sérios "problemas", para o seu caso, visto que quer apenas gravar, e não estudar a sério o instrumento.

    1) Irá precisar de isolamento acústico
    2) Baterias razoáveis a partir de R$1200 (usada), talvez ache mais barato
    3) Pratos são caros, no mínimo R$1000 um kit semi-pro com 3 pratos
    4) Um kit de microfones decente não sai por menos de 800 conto.
    5) Irá precisar de uma interface (mesa) para ligar todas as saídas da batera no computador, mais uma boa grana.

    Com a eletrônica vc não tem problemas com barulho; nem timbres pois vc escolhe; é mais fácil para iniciantes pois não tem muitas dinâmicas variadas; e faz todas as gravações com um único cabo.

    Se vc fosse estudar o instrumento a fundo eu recomendaria com certeza uma acústica, mas se é para gravação, vai fundo na eletrônica.

    Abraços,

    janick
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    ricardopaulob
    Cacete! E eu achando 1600 caro. Heheheh contando que já vem com módulo, cabo USB, baquetas e banco, ta bom demais! E o cara da loja falou que tem como eu acoplar depois mais pads e até um pedal duplo nela, legal demais!

    ogner
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    janick

    Qual a marca-modelo vc esta vendo por 1600..

    janick
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    ogner
    Medeli cara. Vi uns vídeos no youtube e gostei demais. Ela tem um kit bacana até:

    3 pratos - 1 Chimbal, Ride e Crash
    3 tons
    1 caixa
    1 bumbo com pedal
    1 pedal de chimbal
    um banco
    um par de baquetas
    módulo
    cabo usb

    acho que vai compensar né?

    ogner
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    janick

    Tenho um amigo que tem ela...Ta funcionando, hehe, mas nunca entrei em detalhes com ele...da uma olhada nas Staff Drum tb...Tem um forum grande de bateria brasileiro que tem reviews e a ligaçao delas usando VST...Mas tenha aimpressao que devem ser equivalentes a Mendeli...

    Vc sacou o lance de usar comput VST ao inves do modulo dela ( interrogaçao) as vezes é mais jogo comprar só a batera e investir num modulo MIDI ( sem sons ) so pra fazer a ligaçao com o comput...

    janick
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    ogner
    Então, eu até olhei isso pra ver se barateava, mas as baterias que vem sem módulo, normalmente vem sem pedal de bumbo e outras coisas, e a diferença de preço(150/200 reais) não compensa. Eu olhei uma Staff, sem pedal nem módulo, e se eu comprasse os mesmos a parte, sairia mais caro ainda. E eu imagino que essas baterias devam sair da mesma fábrica chinesa huahuahuahuau só muda o logo mesmo :P

    ogner
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: ogner
    · votar


    janick
    E eu imagino que essas baterias devam sair da mesma fábrica chinesa huahuahuahuau só muda o logo mesmo :P

    Imaginei isso tb, hehehehe

    Edit - A staff é brazuca eu sei, mas nada impede dela "fabricar" os componentes e peças la na China...A Tagima nao anda fazendo isso...hehe

    janick
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    ogner
    Tipo a Condor faz mesmo hehehehe

    Acho que vai ser uma ótima aquisição pro meu setup :)
    Eu to doido pra pegar uma dessas e acabar meu home!

    ogner
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    janick

    Sou tarado por uma dessas tb..Namoro um modelo da Staff Drum a quase um ano já..Mas nada de sobrar $$$ pra comprar...

    Vc vai se divertir e vai gravar batera tranquilo....Claro, esses modelos mais baratos sao meio quebra galho, pra um trabalho profissa é complicado..Um batera de verdade que tocar numa dessas vai colocar mil defeitos ( e existem ) mas imagino que da pra quebrar um galhao mesmo assim...

    Bateras eletronicas tops custam mais de 10.000 aqui no Brasil...

    vai comprar por agora ( interrogaçao)

    Gilberto Juba
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    janick

    O lance é usar a bateria eletrônica com VSTI cmo o Ógner disse

    Esse vídeo é roland com superior drummer:

    http://www.youtube.com/watch?v=GmeJkJA63Rk

    Esse com a medeli DD501 e EZdrummer:

    http://www.youtube.com/watch?v=ZDWXKJ6Npu4&feature=related

    Acho que com o midi out da Medeli você não precisaria de outra inferface

    Marcus Cerutti
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    ogner
    Vc vai se divertir e vai gravar batera tranquilo....Claro, esses modelos mais baratos sao meio quebra galho, pra um trabalho profissa é complicado..Um batera de verdade que tocar numa dessas vai colocar mil defeitos ( e existem ) mas imagino que da pra quebrar um galhao mesmo assim...

    Gente - esse é um ponto interessante; eu já gravei aqui no meu super estúdio uma bateria com uma Yamaha DD50 (via MIDI, com VSTi). Como disse o Ogner, um profissional vai achar vários defeitos, mas para se divertir e fazer nossas gravinas funciona muito bem.

    sobrevivente
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: sobrevivente
    · votar


    janick
    Como já disseram, uma eletrônica para o que você pretende é o ideal. Ter a possibilidade de se trabalhar com VST's é muito maneiro, é um mundo de possibilidades, timbres, sonoridades.

    Se você for doido como eu, pode construir sua própria batera eletrônica. Fica mais em conta que uma bateria eletrônica, mas dá um trabalho... hehe! =]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aprender e gravar batera: Eletronica ou Peace?