Ordem de Afinação

    Autor Mensagem
    racelike
    Veterano
    # set/10 · Editado por: racelike


    Pessoal

    Tenho uma dúvida sobre a ordem de afinação de tambores. Minha dúvida é para uma caixa de 10 canoas, por exemplo.

    Sei que não há regra, você faz até gostar do som. Mas se é que dá pra chamar isso de regra ou técnica, o que voces acham dessa ordem aqui na figura

    www.drum-sets-for-sale.com/images/10-lug-drum-tuning-pattern.jpg

    Eu fazia diferente. Daí quero saber a opinião de vocês.

    DSoM
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Interessante essa técnica.

    Acho eu que dá pra afinar com mais precisão, e deve levar menos tempo pra se chegar ao som preferido, pois se afinam todos os
    "lados" do tambor por igual.

    Próxima vez tentarei usar essa abordagem.

    SwingBatera
    Veterano
    # set/10
    · votar


    racelike
    DSoM

    Isso nada mais é do que a mesma afinação em "X" que usamos... A diferença é q como as canoas não formam planos perpendiculares como num tambor de 8 afinações, neste caso afina-se as canoas mais distantes da anteriormente afinada.

    Trace na figura uma linha ligando o 1 e o 2 e outra linha ligando o 3 e o 4. Depois trace uma linha no 3 e no 4 e no 5 e no 6 e vc verá que se forma "quase" uma cruz.
    Abç!

    Amok
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Amok
    · votar


    É a sequencia que eu uso, mas eu troco o 7 e o 8 de lugar.
    Eu sempre impliquei um pouco com a tal sequencia em estrela porque ela cria uma tensão ao longo do diâmetro da pele inicialmente e depois tenta uniformizar. Se os apertos forem sendo feitos em pequenos incrementos, não há problema. Mas se forem sendo feitos com voltas inteiras ou mais, pode dar trabalho pra uniformizar a afinação.
    Esse modo é uma sequencia em estrela modificada, com passos mais largos, e de distribui de modo mais uniforme a tensão durante e afinação. Uma coisa que também prefiro fazer é, no início, apertar os parafusos opostos ao mesmo tempo, com duas chaves de afinação. Isso poupa tempo e mantém a tensão uniforme entre os dois parafusos. Depois, pra fazer o ajuste fino e uniformização, uso uma chave só.

    [ ]'s

    Amok
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Em tambores com 6 parafusos, eu adoto uma sequencia em triângulos, ao invés de adotar a sequencia em estrela. Aperto 1, 2 e 3 alternando os parafusos. depois passo pro parafuso oposto ao 3 e começo de novo alternando os parafusos.

    Em tambores de 8 parafusos, eu adoto um esquema em cruz, com duas chaves de afinação.

    [ ]'s

    racelike
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Obrigado pessoal, muito legal mesmo.

    Vou deixar aqui a figura da forma que eu fazia, achei só agora:

    http://4.bp.blogspot.com/_AeVI3j3L3TE/StoIF-KACSI/AAAAAAAAAVY/Mcvg7o5r XZ0/s320/afinacao.gif

    ronaldor
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Qnto mais cruzar melhor, mas isso é praticamente pra peles novas, para tentar ter uma acomodacao uniforme... Depois q esta 'teoricamente ' esticada por igual vc tem q aproximar o som da afinacao q mais gosta e ai sim vai pra afinacao mais criteriosa .. um bom jeito é colocar a parte trazeira da baqueta apertando o centro da pele e com a outra baqueta bater de leve na distancia de 2 dedos de cada parafuso.. pelo som vc vai sentir qual ta mais apertado e qual ta mais frouxo ai e so fazer o ajuste fino!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ordem de Afinação