Dificuldade chimbal-bumbo !

    Autor Mensagem
    M4ick0
    Veterano
    # abr/10


    Galera não sei se já falaram sobre esse assunto no forum pq sou novo aqui, mas é o seguinte, estou aprendendo bateria a mais ou menos 2 meses, nao tenho bateria em casa, mas estou ate tocando bem já :D, mas tenho uma grade dificuldade em separar a mao direita(chimbal) e o pé direito(bumbo), por exemplo: quando se tem uma musica em que ficamos batendo o chimbal e um ritmo meio lento e algumas vezes entramos com o bumbo com batidas rapidas, dai quando vou tocar o bumbo rapido, consequentemente eu toco o chimbal rapido tb no msm ritmo do bumbo, quando eu tento manter o chimbal no ritmo sem se misturar com as batidas do bumbo , nao consigo bater o bumbo rapido :[, nao sei se vcs entenderao pq so ruim pra explicar esse problema, mas quem entender gostaria de dicas de como faço para aprender a separar os ritmos das batidas do chimbal e do bumbo.

    Desde já agradeço a ajuda da galera :D!

    SwingBatera
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    M4ick0
    estou ate tocando bem já
    tenho uma grade dificuldade em separar a mao direita(chimbal) e o pé direito(bumbo),

    O nome disso é Contradição!

    Entendi + ou - o seu problema. Vamos lá...

    Capítulo 1: Independência entre pés e mãos.
    1.1: Treine. Quando achar que já treinou o bastante, treine mais um pouco. E treine todos os dias. Não adianta passar 6 hs treinando no domingo e passar a semana td sem olhar pra batera.
    1.2: Continue treinando. Quando vc achar "que está até tocando bem já" acredite, não está! Ninguém aqui nesse fórum toca bem. Se tocássemos bem, não estaríamos perdendo tempo aqui. A verdade dói, mas tem que ser dita!
    1.3: Treina de novo C4r4Ih0!!!!

    Falando sério (não que eu nao estivesse antes): Não há macete, nem método. Só treino. Até seu cérebro "aprender" a separar os movimentos das mãos e dos pés. Eu costumava treinar sem música e sem metronomo. Só com a musica na cabeça, ia tentando "separar" os movimentos até conseguir. Bem devagar, ai quando conseguia, eu ia aumentando o andamento até chegar no andamento real da musica. É um saco tentar acompanhar música que vc ainda nao "tirou". Dá raiva de errar.
    Abç!

    M4ick0
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Pelo visto é so treino msm rsrsr, o problema e que nao tenho batera e tenho que treinar na igreja aq do meu bairro [que pobreza xD], mas vo treinando, sei que vai demorar mais eu vou aprender.. :D


    Vlw!

    SwingBatera
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    M4ick0
    o problema e que nao tenho batera
    Quem falou em batera amigo??? Treina no sofá, no rack do PC, no vaso sanitario...

    harturo
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Pow. compra as baquetas e bate na perna mesmo... huahuahuahuah

    Amok
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Amok
    · votar


    M4ick0
    De boa, você tá aprendendo batera com algum professor ou é autodidata ?
    Procure se informar sobre métodos de contagem.
    Um método muito usado nos EUA (para compassos 4/4) é o 1-a-&-e-2-a-&-e-3-a-&-e-4-a-&-e-.
    Você poderia treinar fazendo a condução em seminimas (nos números) e o bumbo no 1 e no 4&. Estude isso muito lentamente, com metrỗnomo, porque a tendência é acelerar e embolar tudo.
    Isso dá pra estudar até batendo a mão na coxa e o pé no chão, porque é um exercicio de independência. Seja paciente que uma hora dá um "click!" e a independência aparece.
    Bons estudos !

    [ ]'s

    DSoM
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Como o pessoal falou, o problema está na independência entre seus membros. Já é difícil dividir o corpo em duas partes independentes, dividir em 4 então, é pior ainda. Não se aflija, todos nós também sofremos com isso.

    Use contagens numéricas (como esta que o Amok sugeriu) ao estudar seus grooves, assim saberá em que posição cada peça cairá. Estude com metrônomo pra manter seu tempo constante.

    Um exercício interessante é acompanhar o pulso do metrônomo em semínimas com o bumbo e praticar qualquer rudimento em colcheias com as mãos, aplicando acentos e variações que podem te ajudar a fazer essa "separação".

    Estude e se dedique. Depois de um estudo correto e disciplinado, você verá que a independência surgirá naturalmente.

    Qualquer coisa, estamos à disposição pra ajudá-lo.

    M4ick0
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Vlw pelas dicas ae galeraa! Vai ajudar muito!
    Abçs!

    spookytooth
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    O Keith Moon era esperto, não usava chimbau.

    Usando um prato de condução no lugar do chimbau, o cara não tinha técnica mas era um animal, toda hora marretando os pratos.....

    Hoje em dia todo mundo chama ele de genio.......

    Saquett
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Cra trinar paradidle com o pes marcano 1 e 2 ajuda Bastante !!!

    Reni
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Pow. compra as baquetas e bate na perna mesmo... huahuahuahuah

    Aiai....lembro como se fosse ontem....pernas roxas.....era meio batera sadomasokista....kkk

    Mas na real,eu nem enssaio sempre na batera..acho bom enssaiar em lugares sem kíki(rebot),ai quando vai pra batera,rende muito...tipo quando toca um tempo com baquetas pesadas,ai depois pega as "da sorte"...

    Pra mim pega um ritmo novo bem ferrado de fazer,é pegar beeeem devagar,ai fica horas até os movimentos se tornarem reflexos...
    e é bem interessante dar uma olhada em partituras,ajuda D+


    Espero ter ajudado
    abraços!

    Simonhead
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    ...acho bom ensaiar em lugares sem kick (rebot), ai quando vai pra batera, rende muito...

    Faço isso bastante. É sempre legal o resultado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dificuldade chimbal-bumbo !