Madeiras de bateria

Autor Mensagem
racelike
Veterano
# ago/09


por favor, quais são as melhores madeiras para fabricação de bateria?

anteontem fui numa loja so perguntar preços. tinha uma mapex aquiles priester, que custa 4 mil e tanto

vi uma odery privilege, bem menorzinha que a mapex, e custa 5 mil e tanto

fiquei besta. o vendedor me falou que a madeira era muito melhor, alem de uns detalhes de ferragens.

alguem sabe qual é a madeira que a bnb usa? é justamente a minha bateria hehehe, mas que ainda bem ja consegui trocar todas as peles, e tenho uma caixa de metal da tama (imperial star)

a pergunta principal é ate que ponto realmente muda o som pra melhor se voce tiver usando um tom, bumbo ou surdo de uma madeira boa, ja que com peles boas vc ja consegue talvez tirar muita diferença e melhorar muito o som

racelike
Veterano
# ago/09
· votar


vou aproveitar o topico e pedir uma ajuda rapida sobre afinacao de caixa

a minha é uma tama imperialstar 14" por 5.5". nao é de madeira, é aquela de metal

uso a pele double coated dudu portes. se eu trocar por uma pele hidraulia (double clear), o som do harmonico que a caixa produz tende a aumentar ou pode ficar menos feio?

eu uso abafador pra tirar o harmonico, acontece que nao curto muito essas peles porosas, ate pq a porosidade vai "saindo" com o desgaste, e antes de trocar queria saber uma opiniao

TaRsOmOrEnO
Veterano
# ago/09
· votar


po cara...pelo que eu vii muda muita coisa d madeira pra madeira......as expessuras ,o tamanho do tambor, o tipo de madeira,madeira nobre etc.....mas tem varios topicos ja criados q tiram essas duas duvidas tuas.....a da madeira e da afinação da caixa tambem....
pow....pele hidraulica ne caixa na minha opinião num rola vei...caixa tem q ser porosa mesmo ...e qualquer pele fica desgastada com tempo..a hidraulica vai ficando seca por exemplo ...
vlw man

racelike
Veterano
# ago/09
· votar


ok, valeu

DrummerZ
Veterano
# ago/09
· votar


racelike
Cara, se não me engano a bnb usa umas chapas de compensado (mas a madeira não sei não). Pelo que sei, essas chapas se descolam muito mais facilmente e não tem um som muito bom.
A diferença entre uma madeira e outra, assim como o jeito com que ela é montada (se é colada, inteiriça e por aí vai) é bem grande. Mas o ouvido só aprende a diferenciar com o tempo. Pelo menos o meu foi assim... Quando comecei, pra mim tanto fazia pratos de ligas diferentes, madeira assim ou assada.
E assim, cada madeira tem uma densidade própria, uma ressonância própria. Cada uma é particular demais, por isso mesmo bateras em série têm som diferente uma da outra (podem ser bem imperceptíveis, mas tem. Afinal, cada árvore é uma árvore diferente né?).
Vamos comparar o Mogno Africano (Mahogany) com o Birch: o mogno tem densidade maior, menor ressonancia e tal (gerando sons mais graves) enquanto o birch tem uma densidade menor, que lhe confere um som menos grave e mais "cantante".
Vou ver se acho uns vídeos e posto aqui.
Abraços!

MetalDrummer
Veterano
# ago/09
· votar


Madeiras é com o mestre Amok

Porém, eu adianto que no site da Odery, tem uns vídeos MUITO BACANAS onde eles falam sobre as madeiras que eles usam na empresa. É muito intitucional.


Sobre as peles da sua caixa, realmente uma pele dupla coated deixa uma caixa de metal com um som assassino e tira a paciência de qualquer vizinho ou até mesmo de seus colegas de banda. O volume é bem alto, dependendo da afinação e é preciso também saber controlar os harmônicos.

Já toquei uma vez com peles clear na caixa e gostei do resultado. Em nenhum momento precisei controlar os harmônicose o som já estava "pronto" e afinação estava alta. Porém, as vezes o que eu digo ou aquilo que ouvi daquela caixa, não serve pra vc, pois os ouvidos são diferentes um do outro. Mas acho que fica a dica.

Amok
Veterano
# ago/09
· votar


racelike
quais são as melhores madeiras para fabricação de bateria?
Eu escrevi um artigo em meu blog (derivado de um que postei anos atrás neste fórum). Confira. Se tiver dúvidas adicionais após ler o artigo, é só postar, ok ?

A Mapex Aquiles Priester é fabricada em série em uma subsidiária chinesa da Mapex. As madeiras não são selecionadas e as ferragens são bastante simples. Isso tudo contribui para que o preço final seja muito competitivo, mesmo com os impostos..
A Odery é fabricada à mão, com madeiras selecionadas, na própria Odery. A mão de obra nacional é bastante cara devido ao encargos trabalhistas. As ferragens foram desenvolvidas pela Odery e também são nacionais, e possuem uma qualidade muito superior às da Aquiles Priester. A qualidade do produto + os encargos trabalhistas resultam em um maior custo final.

alguem sabe qual é a madeira que a bnb usa?
Ninguém sabe. Provavelmente nem a propria BNB. Explico: os cascos BNB são produzidos em "madeira genérica", sem compromisso com a sonoridade, que serve tanto pra fazer cascos com para fazer tapumes para construção civil. O uso dessa madeira para fazer cascos resulta em um som pouco encorpado, e pouca projeção na maioria dos casos, mas o principal problema NMO é que não dá pra saber com antecedência quais são as caracateristicas sonoras do casco.

ate que ponto realmente muda o som pra melhor se voce tiver usando um tom, bumbo ou surdo de uma madeira boa, ja que com peles boas vc ja consegue talvez tirar muita diferença e melhorar muito o som
Uma boa pele sempre melhora o som. Por outro lado, determinados timbres dependem muito do tipo de madeira do casco. Não creio que exista madeira "melhor" ou "pior". Existe o tipo de madeira que se adequa melhor ao gosto do baterista. Roqueiros preferem sons puxados pros graves, com pouco sustain. Jazzistas praferem mais ataque e mais sustain. A madeira adequada valoriza o timbre original da pele e facilita a afinação. O luthier Tibério diz que o melhor é buscar madeiras que ressoem em baixas frequencias, porque pra se ter sons agudos é só puxar a afinação pra cima. Para baixo, quem manda é o casco, porque as peles são limitadas na produção de baixas frequencias.

[ ]'s

Amok
Veterano
# ago/09
· votar


racelike
se eu trocar por uma pele hidraulia (double clear), o som do harmonico que a caixa produz tende a aumentar ou pode ficar menos feio?
Vai piorar. As peles porosas possuem melhor controle de harmônicos comparadas às mesmas versões "clear".
Provavelmente a melhor solução para seus harmônicos seja uma pele projetada especificamente para a caixa, como a Evans HD Dry.

[ ]'s

racelike
Veterano
# ago/09
· votar


muito obrigado mesmo pelas informações!!!!

racelike
Veterano
# ago/09
· votar


li seu artigo Amok, muito legal mesmo!

racelike
Veterano
# ago/09 · Editado por: racelike
· votar


parabens pelo blog Amok, ficarei acompanhando diariamente

MetalDrummer
Veterano
# ago/09
· votar


Amok

Vai piorar. As peles porosas possuem melhor controle de harmônicos comparadas às mesmas versões "clear".
Provavelmente a melhor solução para seus harmônicos seja uma pele projetada especificamente para a caixa, como a Evans HD Dry.


Engraçado, como eu disse ali no meu post, já tive uma dificuldade com uma pele porosa do Dudu Portes numa caixa de metal...O som tava bem explosivo, mas ainda assim tinha um harmônico gigante de "atraso".

Porém, da única vez que eu toquei numa caixa de metal com pele clear, eu gostei bastante do som...

Vai saber

Amok
Veterano
# ago/09
· votar


MetalDrummer
É possivel que a porosa que voce testou tenha sido de filme simples e a clear tenha sido de filme duplo. Entre estas duas, em situações de afinação alta, a clear de filme duplo possui menos harmônicos.
[ ]'s

Amok
Veterano
# ago/09
· votar


racelike
Obrigado. Eu tento atualizar o blog pelo menons uma vez por semana, mas lá já existe bastante material. Espero que aproveite.

[ ]'s

ThI4g0
Veterano
# ago/09
· votar


Fala galera!
Alguém sabe dizer se compromete o timbre de um tambor se ele for lixado e repintado?

[ ]'s

DrummerZ
Veterano
# ago/09
· votar


ThI4g0
Apesar de eu não saber quanto que influenciaria, muda sim. Acho que qualquer instrumento.
Tava trocando uma idéia com um luthier (só que ele é de cordas) e ele me disse que o som muda sim. Acho que isso vale pros tambores também.
Abraços!

ThI4g0
Veterano
# ago/09
· votar


DrummerZ

Valeu kra!

Amok
Veterano
# ago/09
· votar


ThI4g0
Mexer com o acabamento externo do tambor interfere muito pouco com a sonoridade, a menos que a alteração seja radical, como por exemplo trocar um acabamento revestido por um encerado. Por outro lado, alterar a textura interna do casco mexe sensivelmente com a sonoridade: acabamentos internos com enceramento ou algum tipo de impermeabilização aumentam o sustain e a geração de harmônicos. Relixar mais grosseiramente controla os harmônicos agudos, mas diminui o sustain e a projeção.

[ ]´s

ThI4g0
Veterano
# ago/09
· votar


Amok
Pow valeu kra!

Eu to querendo mexer só na parte externa mesmo, mais pra mudar a cor. Aproveitando, você sabe se existem lugares especializados nisso?

[ ]'s

DrummerZ
Veterano
# ago/09
· votar


ThI4g0
Depende de onde tu é. Procure luthiers de batera no Google ou no Orkut.
Em SP por exemplo tem o Tibério.
Abraços!

ThI4g0
Veterano
# ago/09 · Editado por: ThI4g0
· votar


DrummerZ

Maravilha sou de SP mesmo, vou dar uma procurada, onde fika? valeu!

[ ]'s

DrummerZ
Veterano
# ago/09
· votar


ThI4g0
Fica na Teodoro Sampaio. Dá uma procurada pelo nome dele (Tibério) ou por Revolution Drums. Dá uma ligada antes, pra saber de preços e tal, até pra não perder viagem.
Abraços

ThI4g0
Veterano
# ago/09
· votar


DrummerZ
Valeu kra, vou dar uma ligada lá.

[ ]'s

Amok
Veterano
# set/09
· votar


ThI4g0
No fundo da galeria da teodoro fica a maxter drums que manda fazer a customização com o Giardina, um dos melhores do Barsil. Recomendo lá, mas o tibério também manda muito bem.
[ ]´s

nick jr
Veterano
# set/09
· votar


oi pessoal, encontrei no site do batera um cara que faz cascos de bateria e os preços são bem em conta, mas a madeira usada é sumauma. Nunca ouvi falar de batera construida nesse tipo de madeira. Se alguem conhece fala ai. Sei q nao é batera boa, pelo menos igual a uma turbo ja tava de bom tamanho. abçs

racelike
Veterano
# set/09 · Editado por: racelike
· votar


meu irmao, eu nunca ouvi falar desta madeira tambem.

alguem conhece as caixas da pinguim? eu to ficando doido pra comprar uma, e a madeira deles, como o Amok fala no blog, é de araucária. nao vou divulgar o site pra nao achar que é propaganda minha, mas é facil de achar o site deles

racelike
Veterano
# set/09
· votar


qual seria o efeito de um anel de reforço (de madeira)? serve pra abafar/controlar mais o som de um bumbo ou caixa por exemplo?

ELI_STU
Veterano
# set/09
· votar


As peles porosas para caixa são muito melhores....experimente cortar uma pele velha de caixa mesmo, fazer com a borda da pele um arco de uns 3, 4 cm...corta a pele assim e coloca encima da sua pele porosa....vai melhorar muito.....outra idéia, é tirar a pele, e +ou- metade da borda da caixa, reveste com um pedaço de espuma bem fina, só pra dar uma quebrada no harmônico, e usa a afinação o mais esticado possivel, tanto o ataque quanto a resposta, vc vai ver que dá um ótimo resultato....nada contra as hidraulicas, mas ela não te permite ter estes controles e o som não é la aquelas coisas....espero ter ajudado

ELI_STU
Veterano
# set/09
· votar


Copaiba...é uma ótima madeira, e não é difícil de encontrar, o problema dela é só que vc não pode misturar com outras madeiras, cnão ela vai desbotar, como aconteceu no caso das rmv copaiba....mas em questão de tímbre e qualidade, resistência....é muito aconcelhável....espero ter ajudado....
abraços

racelike
Veterano
# set/09
· votar


brigadão pela dica cara, eu vou testar isso na minha caixa, tanto pegar uma pele antiga e cortar e tambem o lance da espuma

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Madeiras de bateria