Qual diferença da Bapeva, birch, basswod, inbuia e o Maple?

    Autor Mensagem
    GILBATERA
    Veterano
    # jul/09


    Olá pessoal, eu creie este tópico com intuito de buscar informações sobre os cacos de baterias que estão rolado no mercado, para melhor me informar e dexar outros leitores informados.

    Amok
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Amok
    · votar


    Eu escrevi um texto sobre cascos e madeiras em meu blog. Confira: http://baterando.blogspot.com/2009/04/sobre-cascos-ou-porque-minha-pea rl.html

    [ ]´s

    Amok
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    E umas informações adicionais: a bapeva, também conhecida como guapeba ou guapeva é uma madeira relacionada ao genero Pouteria sp. É originária da Amazônia, mas é encontrada também no sul e sudeste do país. Sua densidade é bem superior à do maple canadense/americano (quase o dobro). Isso possibilita a construção de cascos finos de alta densidade, gerando tambores com bastante ressonância e projeção.
    O Birch já é uma madeira mais tradicional na fabricação de cascos: possui características parecidas com a Bapeva, mas há uma tendência à valorização de frequencias mais altas.
    O Basswood foi adotado mais recentemente como madeira na fabricação de baterias. Era mais utilizado para a construção de corpos de guitarras e baixos. Ainda não toquei em baterias de basswood, mas o que dizem é que é uma madeira que valoriza os harmônicos das peles, tendendo a gerar um timrbe mais agudo e cortante, o que a tornaria adequada para confecção de kits de jazz e caixas.
    A imbuia foi declarada espécie em extinção, portanto seu uso é fortemente regulamentado e não conheço fabricante que a utilize atualmente. O uso legal da imbuia vem do aproveitamento de exemplares que sofreram morte natural, sendo proibida sua derrubada. A Odery abandonou o uso da imbuia devido a isso. A imbuia tem densidade elevada e muita ressonância de graves, com bastante projeção. A Teca é uma madeira de reflorestamento usada nas Odery, e tem caracteristicas acústicas muito parecidas com a imbuia. Possui veios muito vistosos e a Odery faz baterias em teca normalmente com acabamento encerado justamente para exibir os desenhos dos veios.
    O maple é a madeira padrão para fabricação de baterias. O timbre é encorpado e aveludado, com bastante ressonãncia e valorização dos graves, com menos projeção que madeiras de alta densidade. Aqui no Brasil, a madeira que mais se aproxima do Maple é o pinho de Araucária, também usado nas Odery. A araucária produz um timbre mais aveludado e encorpado que o Maple, com menos ressonância, sendo indicada para produção de tambores de maior tamanho e profundidade.

    [ ]´s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual diferença da Bapeva, birch, basswod, inbuia e o Maple?