Tama Tension Watch

    Autor Mensagem
    Rodrigo McBrain
    Veterano
    # jun/09


    Ola galera, depois de muito tempo de inatividade resolvi voltar ao forum pra perguntar se alguem aqui usa o Tama Tension Watch, e se usam qual tensao usam em cada peça do kit?

    To perguntando isso porque comprei um recentemente aqui no Canada, juntamente com peles Remo Emperor pra todos os tons/surdos do kit, Controlled Sound pra caixa e Powerstroke3 pro Bumbo.

    Abs

    MarioJoao
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Rodrigo McBrain

    Cara, já tem uma discussão sobre o tema...

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/6/16468/

    Abraço...

    Amok
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Amok
    · votar


    Rodrigo McBrain
    Fala, cara ! E aí, ja comprou o suficiente pra abrir uma loja ?
    Eu ainda tou criando coragem pra comprar um TW aqui no Brasil, que tá caro demais.
    Li num site de áudio/studio um post onde o cara fez vários testes com o Drum Dial (DD) a fim de descobrir a melhor afinação para se obter um bom pitch bend nos tontons. E descobriu algo interessante: as tensões são as mesmas para qualquer marca e qualquer tamanho de tambor.
    Para peles de ataque de filme duplo com resposta simples, a tensão da pele de ataque é 75 e a resposta é 68. Para tontons com peles de filme simples, fica 70 no ataque e 65 na resposta. Aparentemente, um bom bend se obtém somente com afinações mais baixas. Não sei sei o DD usa a mesma calibração do TW, então talvez os valores possam ser diferentes.
    [ ]'s

    Rodrigo McBrain
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Rodrigo McBrain
    · votar


    Amok
    Fala Amok, beleza?
    Entao cara... Acabei nao trazendo pratos por medo da alfandega (quando fui na loja de musica ja tinha passado antes na de eletronicos, ou seja, a cota de 500 dolares ja tava estourada faz tempo) e porque nao poderia trazer no aviao, e nao tenho coragem de mandar junto com a bagagem, que é jogada imprudentemente pelos funcionarios dos aeroportos pelo mundo (hehe)... Pra batera acabei trazendo mesmo só as peles, o Tension Watch, um headphone da VicFirth (que por sinal tem um isolamento muito bom) e milhões de acessorios, baquetas, etc...

    Pela tensão que voce passou ai, parece que a calibragem dos dois é diferente... No site da Tama eles passam uns "exemplos" de afinaçao para cada estilo de musica diferente, com suas baterias caracteristicas...

    Basic Batter/Bottom
    9" x 12" Tom Tom 55 70
    10" x 13" Tom Tom 50 65
    16" x 16" Floor Tom 45 60
    18" x 22" Bass Tom 40 45
    5.5" x 14" Snare Drum 75 65

    Fusion Batter/Bottom
    8" x 10" Tom Tom 60 50
    9" x 12" Tom Tom 45 40
    11" x 14" Tom Tom 35 30
    18" x 20" Bass Drum 30 35
    5.5" x 14" Snare Drum 80 60

    Jazz Batter/Bottom
    8" x 10" Tom Tom 75 80
    9" x 12" Tom Tom 75 75
    11" x 14" Tom Tom 65 70
    16" x 18" Bass Drum 60 60
    5.5" x 13" Snare Drum 85 80

    Rock Batter/Bottom
    10" x 13" Tom Tom 55 50
    16" x 16" Floor Tom 50 60
    18" x 24" Bass Drum 45 30
    6.5" x 14" Snare Drum 85 70

    O que tem me deixado perdido é que minha batera tem medidas diferentes de todos os padrões apresentados ai, é 8x7, 10x8, 12x9, 14x13 (surdo), 14x5,5 (caixa), 22x18... E eu toco Rock e R&B na maior parte do tempo...

    Eu ainda nao achei a afinação perfeita =( Amok, sei que voce nao tem o TW mas tem bastante conhecimento sobre o instrumento, a partir desses dados da tabela acima voce me aconselharia alguma afinação? (haha sei que o que estou pedindo é dificil!! =P Mas fica ai o desafio!! :D)

    EDIT: Lembrando que minhas peles dos tons/surdo são Remo Coated Emperor na batedeira e RMV Clear na resposta, a da caixa é Remo Controlled Sound na batedeira e RMV clear na resposta e o bumbo é Powerstroke3 Clear na batedeira e RMV coated na resposta..

    Abs

    Amok
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Amok
    · votar


    Tou meio que chutando, mas tenta o seguinte:
    Pra todos s tons (ataque/resposta) 60/55 (ou algo entre isso e 55/50)
    Pra caixa: 85/70
    Bumbo 40/45

    A sua RMV tem excelentes cascos. Essa afinação vai valorizar os graves e fornecer um pouco de pitch bend. Sugeri a afinação um pouco mais alta porque as Emperor pedem isso. Se o bend não agradar, suba a afinação da resposta até igualar a batedeira.
    Ah, dá uma conferida no meu blog: lá eu postei um video que fiz com a troca de peles de meu kit. Me diz o que achou.

    [ ]'s

    Rodrigo McBrain
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Amok
    Ficaram legais as sonoridades, principalmente da caixa, a unica coisa que nao gostei do som foi do surdo, eu sempre tentei jogar a afinacao la pra baixo, pra tentar valorizar um pouco do grave dele, porque ele tem uma resposta muito aguda, fica estranhasso, parece ate aqueles surdos de escola de samba... Surdo pra mim se nao tiver uma resposta grave tem que secar o som haha... E se eu nao achar esse ''grave perdido'' do meu surdo, vai ser um saco, mas vou acabar botando tape na pele pra seca-lo =P

    Abs

    Amok
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Tente afinar a pele de baixo o mais frouxa possível. Meça a tensão e afine a de cima 5 pontos acima. É possível que os parafusos fiquem com uma pega bem fraca, mas é isso mesmo.
    Uma coisa curiosa é que o surdo quando é microfonado gera um som grave inacreditável. Eu acredito que deva ser porque nossos ouvidos tendem a captar mais as frequencias médias que as graves. Assumindo que os surdos forneçam uma resposta quase plana em relação aos medios e graves, é possivel que estajamos "desprezando" os graves. A microfonação corrige isso.
    [ ]'s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tama Tension Watch