Novo solo em vídeo (com vista de cima)

    Autor Mensagem
    DSoM
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: DSoM


    Bem, este é um solo que gravei com a câmera em cima do kit. Considero este o solo mais técnico gravado por mim até agora (os outros estão bem ruins), mas, como é de prache, tem várias falhas, o que é algo normal pra um amador como eu.

    Gostaria que assistissem, analisassem e fizessem seus comentários, críticas e sugestões.

    Link para o vídeo em alta qualidade:
    http://br.youtube.com/watch?v=zxggGarBsUc&fmt=18

    Espero que curtam :D !

    Amok
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    DSoM
    Ei, gostei bastante !
    Esse ângulo é o mais interessante NMO, porque é possível apreciar quase todos o detalhes da execução. Que equipamento vc usou pra registrar o solo ? E, o mais intrigante: como você fez pra posicionar a câmera ? Agora só falta um equipo legal de áudio pra ficar perfeito.
    Sobre o solo em si: me pareceu um solo bem estruturado, seguindo o conceito de "Coma Solo", com alguns trechos de improviso, mas com predomínio de padrões muito bem ensaiados.
    Vi um excelente controle nos pedais e gostei do block em semínima no pé esquerdo. Bastante precisão nos grooves.

    Agora, as críticas. Não me leve a mal, são apenas coisas que eu reparei, e tem muito de meu gosto pessoal nesta história.
    Pra mim, existem dois tipos abordagem do instrumento: uma delas seria uma abordagem mais "muscular", energética e vistosa. Esse tipo de abordagem é mais vista em bateristas de rock, pop, blues e congêneres. O outro tipo de abordagem seria mais técnica, com ênfase à fluidez, precisão e velocidade. Essa abordagem é vista mais em bateristas de Jazz e MPB. Nenhuma das duas é exetamente fácil. Vendo sua performance, a impressão é que você fica no meio dos dois estilos: é fluido sem muita precisão (na execução de rudimentos e rulos em geral), técnica e velocidade ou é "normal" sem pegada ou energia. O resultado é uma certa impressão de apatia, que não cai bem numa performance em vídeo. Minha impressão é que você tende mais pra abordagem "light" e técnica. Bom pra você, mas vai ter muito estudo pela frente.
    Agora, sobre sua técnica de grip: notei que você varia entre a pegada tradicional e a matched. Isso é bem legal porque aumenta seu repertório técnico e as possibilidades de execução. Mas, se você me permite, notei um pequeno vício na sua pegada: a traditional é muito "dura", com o dedo indicador pesando sobre a baqueta e a pinça muito fechada. Isso atrapalha o aproveitamento do rebote. tente usar um pouco mais o polegar e deixar o indicador mais solto.
    A mão direita adota a french grip, que funciona legal pra rolls e condução no ride, mas tira muito da pegada porque o punho não é bem acionado. Por outro lado, quando a mão esquerda passa pra matched, fica em german grip. Essa assimetria pode gerar um pouco de "sujeira" nos rolls. Talvez fosse o caso de você estudar em american grip, pra poder usar quando passa pra matched.

    Umas sugestões de vídeo pra você:





    Bom, é isso. Já abusei de sua boa vontade. O maior mérito é a vontade de se expor e evoluir com isso.
    Não se preocupe. Em breve, te dou a oportunidade de dar o troco. =P

    Grande [ ]´s

    DSoM
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Poxa, uma analise detalhada do meu solo! Muito obrigado Amok, suas críticas, apesar de serem de um certo cunho pessoal, são muito bem vindas!

    É verdade, ainda estou me acostumando a usar a traditional corretamente, realmente está dura como mencionou. Essa questão de utilizar a força do rebote é muito importante mesmo...estou tentando melhorar a pinça ainda.

    Realmente, meu modo de solar não é muito "enérgico", preso pela pouca técnica que possuo em vez de esbanjar toques volumosos.

    E a matched da mão esquerda realmente me atrapalha nos rudimentos, por isso procuro usar mais a traditional.

    Obrigado mesmo por todas as dicas, vão me ajudar a melhorar, pode ter certeza!

    Diino
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    DSoM

    cara, tem como descrever seus pratos da esquerda pra direita. (marca tamanho tipo)?

    abç!

    DSoM
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: DSoM
    · votar


    cara, tem como descrever seus pratos da esquerda pra direita. (marca tamanho tipo)?

    Atendendo o seu pedido:

    os pratos que uso no vídeo são, da esquerda pra direita:
    - Splash 8" Kashmir Diamond
    - Crash 16" RMV Scorpion
    - Splash 10" Stagg SH
    - Splash 6" Krest H Series
    - Splash 12" RMV Scorpion
    - Splash 6" Orion Solo Pro
    - Ride 20" RMV Scorpion
    - China 14" Wuhan (não sei a série, creio ser a traditional)

    Tenho também um china de 18" Krest L Series (trocado pelo Wuhan) e um splash de 10" Kashmir Diamond, que não utilizei no vídeo.

    Diino
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    DSoM

    hum, valeu.

    bacana o solo cara, idiota o comentario daquele cara no youtube lá.
    o som da caixa ta padrão. dos tons também, gostei do timbre da bateria em geral, achei os splashes com sons meio parecidos.
    este ângulo creio que seja o melhor mesmo para gravação de bateria, visto de cima. ficou massa, poderia ter dado uma variada e sentado a mão ali né.
    :P
    ioaeuhoeiauhea

    abç!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Novo solo em vídeo (com vista de cima)