Teclado comum ao invés de sintetizador?

    Autor Mensagem
    Pâmela L
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Pâmela L


    Pessoal, é o seguinte. Vou fazer a pré de umas músicas aqui em casa, já tenho praticamente tudo e umas das coisas que faltam é saber como farei a bateria. Microfonar uma e tal seria impossível aqui, até porque eu não teria equipamento pra "captar" tudo isso, pensei em comprar um sintetizador e fazer a bateria por alí... mas os que eu ví estão mais de 1.000, totalmente inviável pra mim agora. Então pensei, será que dá pra fazer pelo teclado do PC mesmo? Aí no caso eu poderia pegar um teclado aqui em casa e tirar as teclas, deixar apenas as que eu vou usar pra bateria... Isso seria possível usando um Addictive Drums, EZ Drum... "da vida"...? Ou sem chance?

    Obs: Fiquei em dúvida em que área postar, se necessário movam meu tópico por favor, beijos.

    Gui
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    acho melhor mandar isso pro topico de home estudio!!!

    uma forma facil de fazer..é guitar pro com os RSE...e jogar pra mp3 pra mixar..

    DSoM
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Olá Pâmela.

    Não é necessário adquirir equipamentos extras, pois com seu computador você poderá facilmente criar suas linhas de bateria, desde que tenha o software apropriado em mãos.

    Você já ouviu falar no software sequenciador Fruity Loops? É um poderoso programa de síntese e sequenciamento de sons muito fácil de utilizar.

    Sugiro que se informe à respeito:
    http://flstudio.image-line.com/

    Se resolver utilizar este software, para sons mais realistas, necessitará adicionar soundfonts ao FL. Você os encontra nestes web-sites:
    http://hammersound.com/cgi-bin/soundlink.pl
    http://soundfonts.homemusician.net/

    Espero ter ajudado, estou à disposição pra ajudar novamente se for preciso.

    Lucas_fms
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Pâmela L

    A solução é você usar VSTi's (Ezdrummer. BFD, Battery). Você não precisa de um teclado pra "montar" a bateria, você pode escrever por partitura ou piano roll.

    Pâmela L
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Ah sim, eu tenho aqui o Fruit Loops... mas sei lá... não acham mais fácil(ainda mais pra quem não tem experiência no assunto) usar um teclado(mesmo que de PC)?

    guitarg3
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    eu axo q exitem programas q transformam o seu teclado do computador em um teclado midi.. soh nao me pergunte qual e se eh bom.. se alguem souber d mais informaçoes sobre esses programas tambem me interessam

    mum
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Pâmela L

    Pelo piano roll do fruity loops é muito fácil (ainda que trabalhoso) montar batidas.. fora que ja existem alguns scores para determinados estilos, e é só adaptar! E ainda é possivel colocar mais detalhes.

    pelo teclado há muito risco de se atrapalhar e foder com tudo hehehe

    Digo isso pq tenho um projetinho solo, e so uso reason e fruity loops. De instrumentos só uso um violão e meus baixos mesmo, e minhas gravações são todas caseiras.

    Pâmela L
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    mum, é que no caso não serei eu quem vai fazer a bateria da pré, é um baterista mesmo, que toca em banda já a muito tempo e tudo mais... será que mesmo assim se atrapalharia(dps de treinar bastante?)...

    Mas vou tentar no Piano Roll do Fruit, teria algum tutorial aí pra me mandar? Seria mais fácil aprender...


    guitarg3, cara... senão me engano, no meu perfil aqui do fórum, em algum tópico que criei ou postei, vc encontra a resposta... existe o tal do programa sim, tinha até o nome aqui de cabeça mas esqueci... é só procurar aqui no fórum que tem sim!


    Acho que ficaram algumas dúvidas pendentes, quem puder responder(se ficaram mesmo, aheuiaheiueh já até esqueci o que perguntei)....

    DSoM
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Pâmela L

    Não tem nenhum segredo. Quando é um sintetizador de kits de percussão, cada tecla do piano roll corresponde a uma peça diferente.

    É só escolher um andamento e estruturar o compasso da maneira que você quiser e montar sua linha de bateria.

    Como eu já disse: o sintetizador embutido no FL é rudimentar e pouco realista. Vale a pena pegar alguns soundfonts pra isso.

    mum
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Pâmela L

    Nao tem segredo não, cada quadradinho é um tempo, cada "nota" do piano roll é uma peça do kit. Uma dica que eu dou, é montar o ritmo pelo bumbo e depois ir encaixando a caixa, hh, ataque, ride, etc...
    Eu acho meio complicado gravar bateria inteira pelo teclado... pensa só se nao tem risco de sair umonte de virada tortas, dado que a posição em que estão dispostas as peças ao decorrer das teclas nao é das mais ergonomicas hehehe.

    Que versão do FL vc usa? Aqui eu uso o 8, com kits grestch ou tama do FPC.


    qq coisa pode perguntar.. fucei bastante para aprender hehehe

    DSoM
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    mum

    Uma dica que eu dou, é montar o ritmo pelo bumbo e depois ir encaixando a caixa, hh, ataque, ride, etc...

    Na verdade, o ideal é começar montando a pulsação do ritmo, que corresponde à condução com o chimbal, ride, ou o que você achar melhor, e somente depois, baseando-se nela, adicione as demais peças.

    O bumbo raramente é marcado, salvo no samba, na bossa, no reggae, techno, etc, então o melhor é você iniciar pela condução.

    Espero ter ajudado.

    mum
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    DSoM
    Eu acho mais facil botar o bumbo e depois a caixa, acho que é isso que da forma à batida. Claro, uso isso para rock/eletronico, outros estilos eu nunca tentei. Mas claro, cada um tem sua facilidade né hehehe.

    Pâmela L
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    mum, eu também uso o 8 e achei nada real mesmo o que já vem lá... podem me passar uns links p baixar kits mais reais?

    mum
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Pâmela L
    Eu uso só o FPC (tama e grestch), e usava soundfonts desses sites que o DSoM passou mesmo!

    Não esquece que vc consegue jogar o canal que está a bateria na mesa e mixar...eu costumo colocar um pouquinho de reverb, stereo separator, compressor e overdrive para deixar um timbre mais real. mas não fica perfeito hehehe, apenas da para passar batido. Outra dica é ajustar a dinamica no piano roll, assim da para deixar mais "humana" a maneira de tocar!

    Pâmela L
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Pâmela L
    · votar


    mum, hmmm, me indica algum daqueles kits alí?

    mum
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    EU usava um que chamava GOLD DRUMS algo do tipo, era bem legal!

    Pâmela L
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Tá.
    Agora só me falta saber como eu começo a gravar pelo piano roll do Fruity, alguém teria um tutorial aí pra mim?

    Por exemplo, abertar as teclas do teclado do pc(que vão tocar no fruity) e ir gravando a linha de bateria... e aparecer no piano roll para q eu conserte o tempo de algo e tal...

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Pâmela L
    Eu uso instrumentos VST "dentro" do Cubase SX3. Existem ótimos VSTs de bateria, como o EZ Drummer e o Addictive Drums.

    Recomendo o EZ Drummer para o caso de estilos mais genéricos e que não exijam muitos detalhes no som da bateria, como pop rock, metal, classic rock, música latina, etc.

    Já o Addictive Drums é um programa que tem três kits de bateria padrão (Sonor, Tama e DW), mas você pode customizar o seu próprio kit com a caixa, tons e pratos que você quiser, na afinação que quiser e etc. Eu uso este pra fazer as linhas de bateria para uns covers de Rush que estou começando a gravar.

    mum
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Pâmela L
    entao, a grande vantagem do piano roll é que ele é programável!
    basta colocar as notas nos quadradinhos e dar o play!
    com o FPC no sequencer é só procurar na escala qual nota corresponde a qual peça do kit!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teclado comum ao invés de sintetizador?