Caixa/pele: Qual a melhor combinação p/ som seco/agudo?

    Autor Mensagem
    Jonas CULTIVO
    Veterano
    # mai/08


    Oba, quero saber qual a melhor combinação entre pele e caixa para extrair um som o mais alto e agudo possivel, só que meio seco, só com um pouco de sobra sem perder o timbre bonito, e um aro bom bem encorpado?? Simpatizo com peles porosas, nunca curti aquelas tranparentes (não sei o nome)...

    Qual a pele (resposta também) mais indicada para isso? Que modelo/marca de caixa é boa para eu alcançar este som?

    Existe alguma forma deu saber se a pele esta apertada demais a ponto de estourar?

    Alguém pode me ajudar? Se der, espero uma resposta com alguma explicação para eu entender. Obrigado

    Heber_MG
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Oba, quero saber qual a melhor combinação entre pele e caixa para extrair um som o mais alto e agudo

    Acho que o som da caixa é medio-grave, nunca vi caixa aguda.

    Existe alguma forma deu saber se a pele esta apertada demais a ponto de estourar?

    Cara a pele de cima eu aperto no maximo pra poder dar bastante rebote, ja a de resposta eu vo apertando ate nao dar aquele som duplo.

    só que meio seco, só com um pouco de sobra sem perder o timbre bonito

    Cara tenta regular a isteira, ela pode variar muito o som.

    Amok
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Jonas CULTIVO
    Olá. Seja bem-vindo ao fórum.
    Imagino que vc esteja procurando um som bastante "estalado", com muito ataque e pouca sobra.
    Utilize peles porosas de filme simples e espessura média (Remo Ambassador, Evans genera G1, Luen Dudu Portes Coated) ou peles para caixa porosas com abafamento (Evans HD Dry). A pele de resposta deve ser bastante fina (Remo Diplomat, Evans UNO ou Hazy 300). Se a pele de ataque não for pré-abafada, os harmônicos devem ser controlados com abafadores. O que tem melhor resultado NMO são os O-rings produzidos pela Remo. Se vc não der muita bola pra estética, uma solução barata é aplicar um ou dois pedaços de feltro auto-adesivos.
    A afinação deve ser média ou media-alta para a pele de resposta e média-alta ou alta para a pele de ataque. Um truque que aprendi com o Daniel Batera, professor do Rio que andou dando as caras por aqui, é diminuir cerca de 1/8 a 1/4 de volta a tensão dos 4 parafusos mais próximos da esteira no lado da resposta.
    Quanto ao tanto que vc pode apertar, isso é difícil de dizer. Eu estourei muita pele até entender o que é uma tensão adequada. Uma dica é sentir o rebote da baqueta. Na hora em que ela começar a dar rebote superior a um tom pequeno, é só apertar mais cerca de 1/4 de volta em cada parafuso que já está bom.
    E, se vc prefere um som seco, opte por cascos em madeira com no máximo 5" de profundidade. Profundidades maiores encorpam o som (deixam mais "gordo"), e caixas rasas têm muito ataque e um som mais seco. Evite as caixas de metal. Embora tenham muito volume e presença, os harmônicos são mais dificeis de controlar.

    boa sorte e poste ai os resultados.

    [ ]´s

    Jonas CULTIVO
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    OooOo Valeu ai!!!

    Então vou pesquisar estas peles, mas vou procurar uma caixa com mais profundidade então, quero misturar este som bem "estalado" com o som "gordo" encorpado...já ouvi o som destas caixas rasas, são bem estaladas mas não gosto do som delas...ai eu dou um jeito pra secar um pouco o som, acho que vou conseguir o som que eu quero!

    Ainda vai demorar um pouco, mais vou juntar a grana aqui e quando eu montar esta caixa com certeza eu dou um toque aqui... aliás, se ter uma indicação duma boa caixa de madeira ia ser bom.

    Valeu!!

    Heber_MG
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Amok
    é verdade, caixa de metal é mais dificil de afinar mais eu nao troco a minha por nenhuma de madeira, ela tem pegada.

    Aproveitando o topico, um dia eu toquei numa caixa e ela tinha mais rebote que a minha, parecia mais sensivel, o que ela pode ter de diferente?

    Sab_Ian
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Sab_Ian
    · votar


    Jonas CULTIVO

    mas vou procurar uma caixa com mais profundidade então

    Acho que você quis dizer que vai procurar caixas com mais profundidade que caixas razas, conhecidas como piccolo.

    Bem, boas caixas tem bons preços. A caixa é uma peça fundamental na bateria e merece ser vista com outros olhos. Compre uma boa caixa e você vai tê-la para sempre. Compre uma caixa ruim e você vai ter de trocá-la sempre.

    Sugiro marcas como a RMV, Mapex, Tama e Pearl. Odery também é uma boa escolha porque te dá a opção de a sua caixa ser custom.

    A RMV tem uma ótima relação custo-benefício, com caixas mais ou menos a partir de 550 reais.

    Lello Mayer
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Cara isso varia muito. A começar da caixa.
    Uma caixa grande vc não vai conseguir tirar esse som agudo e
    seco. Uma q se encaixaria perfeitamente seria uma caixa picollo.
    Peles Evans G2 Coated seria uma boa opção

    Amok
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Procure no mercado de usados as caixas RMV Concept Bullet. Existe uma caixa com as medidas 13"x 7", dificil de achar, mas que deve ter exatamente o som que vc procura. O menor diâmetro permite um timbragem mais aguda e o casco de maior profundidade dá mais corpo que um caixa piccolo comum.

    [ ]´s

    Jonas CULTIVO
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Firmesa Amok! é bem por ai que tô querendo mesmo...mas é fácil eu achar peles pra esta medida de 13" ???pois eu vou tentar comprar uma daquelas peles que você indicou lá em cima, "peles porosas de filme simples e espessura média (Remo Ambassador, Evans genera G1, ou Luen Dudu Portes Coated)"

    Amok
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Jonas CULTIVO
    Peles de 13" são fáceis de achar, devido à popularização das caixas piccolo e do uso de peles porosas nos tons. Se vc mora em cidade grande, não terá problemas. Se sua cidade é pequena, é fácil encontrar pela Internet. Por exemplo, aqui.

    [ ]´s

    racelike
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    sobre abafador de caixa, já vi esse tipo o-ring num video do you tube, onde o cara coloca na caixa e tira toda aquela sobra, o famoso som de lata

    a minha caixa é uma tama imperial star 14 x 5.5, que é de metal.

    sem o abafador sobra o som de lata, nao é tao feio mas é melhor diminuir ele

    e o meu abafador é um da pearl, que é um feltro, so que voce pode ajustar a tensao dele em cima da pele. acho mais legal do que o o-ring

    Yodinha
    Membro Novato
    # jul/19 · Editado por: Yodinha
    · votar


    Opa.. em 2008 iniciei esse assunto com minha dúvida (meu nome não sei porque mudou aí de Jonas Cultivo para Yodinha rsrsr mas blz), na busca de um timbre que eu tinha em mente.. a partir daí passei por várias experiências até chegar no timbre que finalmente tenho hoje 2019!
    E gostaria de agradecer (apesar de todo esse tempo) ao Amok e todos que ajudaram nesse ponto de partida, na época não tinha condições de ter uma boa caixa por isso demorei anos.. Eu tinha uma caixa bem simples que veio junto com minha primeira batera Peace, depois aos poucos consegui juntar uma grana e comprei uma caixa Pearl SensiTone 14x5 usada, que já é uma ótima caixa.. e depois uma bateria nova, e finalmente no ano passado consegui comprar "a caixa" que agora acho que estou satisfeito e pode me acompanhar por toda vida hehehe... uma Ludwig - Supraphonic LM 402 6.5x14" e sim, as peles indicadas são as que uso até hoje (Remo Abassador (Vintage) no ataque e Diplomat a mais fininha na resposta. Daí dou esticada bem ogra mesmo na pele de ataque, dependendo do ambiente só preciso controlar o harmônico bem pouco.. só um pedacinho de fita crepe bem pequeno já resolve... as vezes não preciso usar nada. Daí fica esse som que eu procurava e com um baita timbre também... bem alta, estalada, seca mas ao mesmo tempo consigo tirar um som mais profundo dela também. Abraço a todos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Caixa/pele: Qual a melhor combinação p/ som seco/agudo?