Aprendendo acerca de baterias

    Autor Mensagem
    Johnny Favorite
    Veterano
    # jan/08


    Ae pessoal,

    toco guitarra, posso dizer que entendo relativamente de equipamentos. Agora estou querendo comprar uma bateria para aprender e gostaria de saber de marcas razoavelmente baratas, mas não as mais porcarias, e os porquês e caracteristicas das mesmas. Quem puder dar uma ajuda e uma explicada nesse sentido eu ficaria muitíssimo agradecido. Abraço.

    rachilles
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: rachilles
    · votar


    Bateria:

    Pearl (marca conhecida e adorada no mundo todo)
    Ludwig (marca da bateria de Ringo Starr, baterista dos Beatles)
    Tama (marca da bateria de Stewart Copeland, baterista do Police e por influência, é usada por João Barone, baterista dos Paralamas do Sucesso)

    Pratos:

    Zildjan (sem dúvidas a melhor)
    Paiste (só perde pra Zildjan)
    Octagon (boa, mais fico com as de cima)

    MetalDrummer
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Johnny Favorite

    fala rapá...

    velho, assim como no mundo das guitarras, também temos as gibsons e as tonantes da bateria...

    as marcas mais conhecidas são DW, Tama, Pearl, Mapex, Sonor, Premier, Yamaha, entre outras.

    das marcas nacionais mais conhecidas, são: Odery e RMV.

    As marcas importadas que citei acima possuem vários modelos que variam pra iniciantes até os tops de linha usada pelos bateristas mais famosos.

    A DW é a marca mais cara de todas, e uma das melhores e não é a toa que muitos estúdios possuem uma DW pras gravações. Os modelos pra iniciantes são as baterias Pacific, mas ainda assim são muito caras.

    Já a Tama tem o modelo Rockstar, um modelo que muitos bateras aqui no brasil possuem, principalmente os iniciantes.

    Quanto a Pearl, vejo que no Brasil é a marca preferida no que diz respeito a custo benefício. O modelo Forum é pra iniciantes e também tem um modelo mais intermediário que é muito bom que é a Pearl Export, muitas pessoas tem essa batera aqui no Brasil.

    A Mapex é a marca que tem alguns modelos ótimos pra iniciantes, como as Venus e as Venus-pro e senão me engano a serie Q, que é fabricada no japão.

    Eu aprendi a tocar numa Mapex Venus Pro que tinha uma caixa de metal que era um absurdo! Demais mesmo

    As Sonor, Premier e Yamahas são as que menos conheço, portanto não optarei.

    Quanto as marcas nacionais, são elas, na minha opinião que vc poderá investir.
    As Oderys são fabricadas a mão e por isso não muito caras, portanto esqueça.

    As RMV tem vários modelos desde os iniciantes aos tops de linha.
    A RMV tem uma linha intermediária chamada ROAD que na minha opinião é a melhor batera custo benefício que alguém pode ter, uma vez que ela vem com 3 tons e 1 surdo (os kit´s normais costumam vir com apenas 2 tons) e custa em torno dos RS 2.500 reais o que é barato pro mundo da bateria.

    ....................................................

    Pratos.

    Temos também muitos modelos internacionais como Zildjian, Paiste e Sabian, porém são os mais caros e eu aconselho por enquanto vc passar longe.

    Os pratos nacionais, na minha opinião, são as melhores opções, pois consegue-se encontrar pratos da marca Orion ou Octagon por R$ 100,00 e são peças resistentes até, se vc for tocar um som mais pesado. Obviamente essas marcas também possuem seus pratos Tops de linha, porém não chegam as ser tão caros quanto um prato importado.

    Com essas dicas, dá pra fazer um barulho numa boa e eu tenho certeza que os veteranos daqui do fórum, como o Amok, por exemplo, concordará comigo!

    espero ter ajudado!

    Johnny Favorite
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    MetalDrummer
    Muitíssimo obrigado amigo. Vou dar uma pesquisada em baterias e levarei muito em consideração sua dicas! Abraço!

    Johnny Favorite
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    MetalDrummer
    Estava aqui pesquisando as tops...só pra sonhar..rsrsr...e vi uma ludwig de acrílico por R$15000. Lógico que eu comprarei uma dez vezes mais barato...mas por curiosidade...qual a a diferença entre os materiais e o tipo de som? Acrílico...madeira...metal?

    Johnny Favorite
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    MetalDrummer
    Me interessei pela RMV Road e pela Mapex venus que possuem mais ou menos um preço parecido. Quais são as características sonoras dessas baterias? Principalmente os som de caixa? Gosto de som de caixa fechado , porém macio...se é que vc consegue me entender...

    OniKage
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    rachilles
    Bateria:

    Pearl (marca conhecida e adorada no mundo todo)
    Ludwig (marca da bateria de Ringo Starr, baterista dos Beatles)
    Tama (marca da bateria de Stewart Copeland, baterista do Police e por influência, é usada por João Barone, baterista dos Paralamas do Sucesso)

    Pratos:

    Zildjan (sem dúvidas a melhor)
    Paiste (só perde pra Zildjan)
    Octagon (boa, mais fico com as de cima)


    Essa é sua idéia de razoavelmente barata? Tá doido?!?

    Johnny Favorite
    Primeira sugestão: use a busca, existe uma infinidade de tópicos sobre o assunto.
    2o: Quanto mais barata a bateria, maior é a tendência de ser ruim, enquanto que o contrário NÃO é verdade (por exemplo você pode gostar mil vezes mais de sua BNB do que da Ludwig de 15000 acrílica, citada acima). Você tem que fazer um balanço entre qualidade/preço, ou melhor, quanto você está disposto a pagar, e nesta faixa de preço sim, você pode procurar a melhor bateria.

    Não confunda RMV Road com RMV Road Up, existe sim uma diferença (que 1 tom) entre elas, e vai ter vendedor que você vai chegar e perguntar "você tem a Road Up?" e o cara vai dizer que sim, e você vai chegar na loja e verá que na verdade era a Road.. E ao contrário do que disseram acima a Road Up NÃO deve custar 2.500 reais, e isso NÃO é barato pro mundo da bateria. O preço médio da Road Up é 1.600-1.700 reais, e eu paguei 1.400 na minha NOVA.

    Marcas baratas não são Pearl, Ludwig, Tama. Marcas baratas são Michael, Turbo, Basix, BNB (conhecida carinhosamente como BNBosta), mas essas são baterias para iniciante. São o tipo de bateria que você tem por um certo tempo, mas já compra pensando em trocar quando puder. O MetalDrummer já citou a Odery como muito cara (não por ser feita a mão, mas por ser feita apenas sob encomenda), mas se você quer uma bateria feita sob medida a preços razoáveis, a marca Pinguim (que também é brasileira) é uma opção. Também existe a Adah de marca brasileira, mas não acho o preço delas barato.

    Quanto aos pratos, nacionais sempre são mais baratos que importados, as três marcas conhecidas de pratos nacionais (Orion, Krest e Octagon) todas possuem suas séries tops, que se equivalem com algumas séries gringas. No entanto, prato é questão puramente de gosto (não existe você dizer que Zildjian é melhor que Paiste, que é melhor que Sabian, etc.), portanto não dá prá opinar muito sobre pratos sem saber o seu orçamento.

    Johnny Favorite
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    OniKage
    Eu entendo que no caso da RMV road ou road up não vai fazer muita diferença para mim, acho que dois tons tá bom pro começo, já que terei que comprar os pratos também. Eu verifiquei os preço e a Road anda por RS1130,00 e a Road Up por RS1400,00...

    Obrigado pela atenção.

    Amok
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Johnny Favorite
    Agora estou querendo comprar uma bateria para aprender e gostaria de saber de marcas razoavelmente baratas,
    Mas vc está falando de quanto ?
    Que estilo vc pretende tocar ?
    Eu recomendo vc dar uma boa lida no extenso tópico "Gato por lebre". Lá tem bastante informação a respeito de equipamentos e desmistifica alguns conceitos sobre marcas, etc.
    A respeito da Odery, vale lembrar que existe o modelo Privilege, pré-fabricado, que a meu ver , é um dos melhores modelos nacionais "de série", principalmente por causa da qualidade das ferragens.

    [ ]´s

    MetalDrummer
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Johnny Favorite

    cara...são perguntas um tanto quanto difíceis de se fazer, porque se vc for ver por um lado, os cascos de madeira, acrílico ou as caixas de metal, por mais que cada uma tenha suas características, no final acaba sendo praticamente tudo a mesma coisa, hehehehe

    que os puristas e/ou xiitas desse fórum não me batam...

    mas eu cansei de ver bateras acrílicas, bateras de vários tipos de madeiras diferentes, assim como as caixas de metal e no final, depois da timbragem, depois da equalização dos microfones e etc, acaba tudo saindo com "som de bateria", hehehehe

    A área de experimentalismo não é meu forte, mas sobre as Ludwig de acrílico, realmente são carinhas, uma vez que a Ludwig é uma marca clássica e sem contar que o John Bonham, do Led Zeppelin, usou boa parte da sua vida, uma Ludwig de acrílico...

    A respeito das caixas, é tudo uma questão de experimentalismo. A Mapex Venus provavelmente virá com uma caixa de metal e a Rmv Road com uma caixa de madeira, mas então...a respeito da diferença de sonoridade, eu acho as caixas de metal bem mais voluptuosas e barulhentas, e quem quiser fazer um som poderoso eu recomendo caixas de metal, mas as de madeira também tem suas vantagens pois, na minha opinião, é uma caixa com maior facilidade de controle de som. Mas repito, isso influi muito no seu tipo de afinação e no tipo da pele que vc usar e na profundidade do tambor.

    Sobre as diferenças da Mapex Venus, pra RMV Road, eu acho o som da Mapex mais poderoso e encorpado, uma vez que ela possui tons de 12 e 13 com profundidades maiores que a da RMV, porém é uma configuração de 2 tons apenas. Já a RMV Road virá com tom de 8, 10 e 12, lembrando que os tons de 10 e 12 são mais rasos que o convencional...

    Eu, embora a Mapex esteja numa condição melhor, eu ficaria com a RMV porque tem sido uma ótima bateria e é muito mais fácil de se encontrar peças de reposição, já que pra uma Mapex Venus, é preciso entrar em contato com distribuidor, encomendar do país que é feito e lá se vão 6 meses (meu amigo desistiu de comprar uma peça pra Venus dele por conta disso, mas isso foi em 2001 e não sei como se está no mesmo esquema hoje).

    A única coisa que não sou muito fã da RMV Road é o pedal de bumbo, pois dá a sensação de que ele não vai durar muito!

    Amok
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Johnny Favorite
    qual a a diferença entre os materiais e o tipo de som? Acrílico...madeira...metal?

    Outro tópico pra vc se instruir:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/6/76395/

    [ ]´s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aprendendo acerca de baterias