problema de vizinhos e como abafar o som num quarto?

    Autor Mensagem
    leo_lol
    Veterano
    # jan/08


    bem galera, eu comprei minha bateria e tenho um quarto não muito grande.
    ele é logo de frente para o portão onde entra na minha casa, e pelo falto disso, eu queria dar um jeito de colocar alguma coisa pra abafar o som (para q eu e quem estiver no quarto só ouvir) pro sm ficar só pra mim e pra quem estiver lá fora não reclamar e o som ficar mais agradavel pra mim, etc
    coisas como caixa de ovo, bagulhos bem baratos mesmo, pq a grana ta poka =/
    desde já muito obrigado e até mais!

    Nycolas
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    coisas como caixa de ovo, bagulhos bem baratos mesmo, pq a grana ta poka =/

    Ñ sou mto experiente em Bateria, na verdade nem é minha area. Mas a caixa de ovo é uma boa opção. Você pega várias, e coloca primeiro na porta e nas janelas (cola ela com Cola Quente) e pronto. Pq como vc msmo disse, seu quarto é não muito grande, e como todos sabem, comprar caixa de ovo pra forrar quarto, tbm n sai mto barato. Mais fácil msmo é vc ir arrumando em quitandas, essas coisas, e colar primeiro nesses lugares, depois vai completando o resto, que já dá uma grande ajuda...

    has4
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    um para cada um!

    has4
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: has4
    · votar


    rsrsrsrsrsrs

    Pode procurar em BUSCA que encontrará todos os tópicos inerentes ao assunto que vc encontrará também a procurada solução barata (mas cuidado, caixas-de-ovos juntam 'baratas'!).

    Tenha a certeza de que sobre este assunto-tema já foi discutido e sugerido aqui no FCC, e vc vai encontrar sim a sua solução, retorne para nos contar como resolveu o seu problema, pois a sua solução encontrada será importante para outros vários interessados aqui!

    Abraço! Liga não, tá? Foi só uma brincadeira para descontrair!

    busca

    OniKage
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    leo_lol
    esquece tudo que o Nycolas falou, ignore até a última vírgula (inclusive a parte de comprar em quitandas, tem como vc comprar caixa de ovo sem ser usada =p)

    isolamento acústico eficiente é caro, essa é a realidade. não adianta ter esperança em encontrar alternativas baratas pois elas simplesmente não existem. existem algumas mais baratas que outras, mas todas são caras e envolvem reformas e construção.

    se você quer gastar pouco dinheiro e fugir da reforma, sua opção é abafar a bateria e não o quarto. se quer realmente deixar de fazer barulho, compre abafadores de borracha, você eliminará boa parte do som, mas a bateria não vai mais ter som de bateria, e portanto, só servirá para treino. se vc nao se importar de ouvir sua batera só em shows e em outros lugares, é uma boa. a outra alternativa é comprar peles mudas, e aí repito tudo o que disse acima. a diferença é que com peles mudas vc pode comprar triggers (espécie de microfone) e utilizar um módulo para produzir sons da batera, mas isso não é barato. por último vc pode comprar uma bateria eletronica e tocar com fones de ouvido, o que tb não é barato.

    esqueçam caixa de ovo, caixa de ovo é um apelido que deram a espuma sonex (utilizada em estúdios, que NÃO SERVE PARA ISOLAMENTO ACÚSTICO, E SIM PARA TRATAMENTO ACÚSTICO!) e algum mané resolveu usar caixas de ovo de verdade. nem caixa de ovo nem sonex isolam som, só tratam.

    has4
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Tá aí, leo_lol, o OniKage disse tudo e tá valendo!

    Baqueiro
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    ah caixas de ovo de novo não..! de onde será que saem essas histórias, botar colher em refrigerante pra não sair o gás, deixar o computador ligado pra gastar menos energia, juntar anés de latas pra trocar por alguma coisa, pensar que basta trocar as peles de uma bnb e vai ter uma super-batera...

    quem inventou essas coisas??????

    Baqueiro
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Nycolas
    Ñ sou mto experiente em Bateria, na verdade nem é minha area.
    tá explicado então.

    Baqueiro
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    vou lançar uma campanha contra caixas de ovos, fazer camisa e tudo...
    quem tiver uma frase criativa diz ai!!

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: J. S. Coltrane
    · votar


    quem inventou essas coisas?????? (2)

    Deve ter sido a pessoa que teve os rins furtados e acordou em uma banheira de gelo...

    Sério: para isolar o som trabalhe nas portas e nas janelas, são os primeiros lugares a vazar o som.

    nick jr
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Estou querendo comprar uma bateria pra mim, mas estou com esse problema, como moro em apartamento e não posso escutar o som da batera sem abafamento mesmo, acho que vou comprar uma BNB e cobrir os tambores com uma flanela, pois mesmo comprando uma batera com um som legal, não vou poder escutar o som natural. o que voces acham? já sei vão cair matando na coitada da BNB hehehehe.

    Amok
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Baqueiro
    quem tiver uma frase criativa diz ai!!

    Caixa de ovo é barata com certeza.

    [ ]´s

    Valefort
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Amok

    quer dizer então que é o jeito mais barato de se ter baratas?

    kiki
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    Baqueiro
    o jeito mais barato de se ter baratas

    leo_lol
    voce precisa isolar, não tratar o ambiente. esqueça caixas de ovo.

    feche as portas e janelas, e vede os vãos. abafe a bateria. é o que dá pra fazer sem gastar muito.

    Nycolas
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    J. S. Coltrane
    Sério: para isolar o som trabalhe nas portas e nas janelas, são os primeiros lugares a vazar o som.

    Foi exatamente o que eu disse

    OniKage
    esquece tudo que o Nycolas falou, ignore até a última vírgula (inclusive a parte de comprar em quitandas, tem como vc comprar caixa de ovo sem ser usada =p)

    1º que eu n falei pra ele comprar em quitanda, e sim pra ele conseguir o que sugere que seja de graça igual eu fiz :P
    2º Caixa de Ovo, assim como espuma Sonex serve sim pra abafar o som, pois na igreja nós temos um estúdio de rádio e usamos Espumas Sonex pra abafar, em todos os estudios da cidade se usa espumas sonex... então, ow vc, ow tdo mundo tah errado, um dos 2...


    isolamento acústico eficiente é caro, essa é a realidade.
    Realmente, não sai barato... até q enfim uma coisa certa e como eu já disse e vou dizer dinovu...


    Ñ sou mto experiente em Bateria, na verdade nem é minha area.(2)
    Mas que funciona, isso funciona

    OniKage
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Nycolas
    De graça significa usado, e esse usado foi usado para armazenar alimentos, portanto você (ou como vc disse, TODO MUNDO (estão basicamente criando viveiros de baratas)

    Caixa de Ovo, assim como espuma Sonex NÃO SERVE para abafar o som. Consulte o site http://audiolist.org/ , se não acredita na minha palavra, talvez profissionais e engenheiros de som possam te convencer.

    Os estúdios da cidade, ao contrário do que você pensa, NÃO USAM o sonex para abafar/isolar/atenuar (ou seja, impedir o som de entrar ou sair de uma sala), e sim para TRATAR o som, que é bem diferente de ABAFAR. Tratar o som significa absorver certas frequências (muito baixas e muito altas, por exemplo) para a acústica do ambiente se tornar mais "agradável". Se você acha que no estúdio de rádio da sua igreja o Sonex conseguiu atenuamento, então você está experimentando o famoso efeito placebo.

    Por último, se ou eu, ou todo mundo tá errado, eu devo dizer, com o risco de parecer presunçoso, que é todo mundo que tá errado mesmo. Felizmente, como eu sei muito bem que não é todo mundo que usa caixa de ovo, e sim uma minoria desinformada que ajuda a perpetuar a lenda de que caixa de ovo tem as mesmas propriedades acústicas do sonex, então posso ficar tranquilo!

    lemingue
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: lemingue
    · votar


    leo_lol

    O pessoal já deu muita dica boa. Você acha na net muita informação a respeito. Não vem mastigadinho como se fosse feito sob medida para você mas dá pra tirar muitas idéias boas.

    A opção do OniKage é com certeza a mais barata e mais fácil de se fazer.

    Fora isso, procure isolar as portas e janelas. Esqueça esse lance de caixa de ovo. Traz mais prejuízo que benefício. Além de não isolar, não é nada prático, faz e junta muita sujeira e é feio paca.

    Se quiser algo para tratamento acústico fácil, barato e prático de fazer, coloque alguns "tapetes" ou coisa parecida na paredes, tipo "banner". Dá para colocar e tirar quando quiser e mata um pouco do som. Arranje algo parecido para matar os cantos. Para algo melhor procure na net em sites de áudio.

    Veja a real necessidade de não deixar vazar "nada" para fora, afinal, você mora numa casa, agora, se for estudar/ensaiar só das 22h às 8h da manhã...

    Falou...

    Demolisher
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Já que não usou a busca, uso pra vc.

    Posted: 2/Feb/07 10:43
    Quote

    guschard
    eu to com uma quartinho aqui em casa e tava querendo da um jeito nele soh pra grava minhas coisa d guitarra msm... ele tem 2,00mx2,60m... c eu colocar nas paredes uma placa d isopor de uns 5cm, uma chapa de compensado por fora e dps cobrir com carpete, vai ajuda a da uma segurada no som??? e para fazer o tratamento acustico, eh soh eu cobrir as paredes eo chaum com carpete???

    Salve, Papito!
    Eu vou postar aqui a resposta que passei para um outro amigo aqui do FCC sobre isolamento/tratamento acústico. Tem uma discução legal sobre o assunto aqui mesmo neste tópico na pag. 2, se quiser, dá uma lida que pode ser bem esclarecedor. Aí vai:

    Primeiramente vamos definir as coisas, hehehehehe...
    Você quer realizar um ISOLAMENTO ACÚSTICO ou um TRATAMENTO ACÚSTICO?

    No Isolamento acústico, queremos evitar incomodar os vizinhos e evitar que os vizinhos nos incomodem. Não se iluda: espuma, isopor, caixa de ovo, lã de vidro, carpete ou cortiça não são exatamente isolantes acústicos.
    Uns ou outros podem ser úteis no REVESTIMENTO, mas o que isola mesmo um ambiente é a massa do material usado em torno dele. Pedra, alvenaria, madeira, sim, são bons isolantes, quando usados com a espessura necessária, isso porque, uma parede fina se comporta como uma membrana, vibrando e fazendo vibrar o ar do lado de fora.

    Para o tratamento acústico, utilizamos o Revestimento. Uma vez isolado o ambiente, tentamos evitar reflexões excessivas. O som deve ser natural, ao mesmo tempo suficientemente vivo e sem excesso de reflexões.

    O que deve ser feito é alternar materiais absorventes e reflexivos numa proporção que garanta o sucesso de nossos objetivos. Das quatro paredes, mantenha uma reflexiva e revista as outras três com materiais absorventes. A parede reflexiva é sempre a frontal (junto aos monitores) ou a traseira. A outra e as laterais podem ser revestidas de lã de vidro coberta por carpete ou tecido. Em casos mais simples, pode ser só um carpete bem fofo, ou até espuma.

    Se optar pela lã de vidro tome muito cuidado, pois ela causa forte coceira e pode cegar. Antes de fixar as placas de lã de vidro numa parede, monte um xadrez com ripas de madeira e aparafuse-o à parede. As placas da lã serão encaixadas entre as ripas para melhor fixação à parede. Depois de cobrir a parede com uma ou duas camadas de lã, cubra-a com tecido ou carpete.

    Quanto ao teto e ao chão, um dos deverá ser reflexivo e o outro absorvente. Se usar carpete no chão, deixe o teto reflexivo (usando alvenaria, madeira, fórmica). Se o piso for de material reflexivo (duro), cubra o teto com um material absorvente.

    Evite deixar ângulos retos nos cantos da sala, quebrando-os com madeira ou outro material. Ângulos e paredes paralelas causam diversas reflexões indesejáveis.

    E a propósito, esqueça as caixas de ovos, não dão um bom resultado e acabam por se tornar lar de hóspedes indesejáveis, como baratas e outros insetos...

    Espero ter ajudado...
    Abs.

    kiki
    Moderador
    # jan/08 · Editado por: kiki
    · votar


    Nycolas
    2º Caixa de Ovo, assim como espuma Sonex serve sim pra abafar o som, pois na igreja nós temos um estúdio de rádio e usamos Espumas Sonex pra abafar, em todos os estudios da cidade se usa espumas sonex... então, ow vc, ow tdo mundo tah errado, um dos 2...

    desculpe, mas espumas nenhuma servira pra abafar o som, só pra tratar. procure se informar melhor antes de dizer isso.

    o pessoal já explicou, mas vou repetir, por que isso é essencial entender:
    - isolamento: é impedir que o som saia/entre do ambiente. impedir que seu som chege ate o vizinho, e que o som do vizinho chegue ate voce.
    - tratamento: melhorar o som do seu ambiente pra voce. melhorar a reverberação interna do ambiente.

    pra quem toca bateria e tem problemas de vizinhança, importa muito mais o primeiro.

    kiki
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    Demolisher
    muito bacana essa explicação.

    realmente, esses topicos de isolamento sempre são meuio deja vu

    leo_lol
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Oo...
    vlw galera..
    eu vou dar um jeito aqui, a propósito, se eu tocar das 10 da manhã até as 10 da noite, ninguém pode falar nada q eu to no meu direito (sahusa)
    mas, como eu não faço isso, eu estou tentando, e com a ajudade vcs, bolando uma maneirta mais apta pra ISOLAR o som.
    enquanto a tratar, é o de menos...
    mais pra frente, quando eu estiver sem conta (rsrsrs), eu vou fazer um mini-estúdio em cima do meu quarto (ja ta tudo certo, o preço vai sair salgado, ams eu to afim de fazer e pronto =D)
    não to afim tbm de abafar minha batera com abafadores de borracha, isso não me entereça, pq eu quero escutar a batera, e se eu colocar esses tal abafadores, vai acabar estragando a diversão =P
    tanto é q eu tenho alguns amigos q tocam outros instrumentos e queremos fazer uma banda futuramente...
    mais uma vez obrigado pela ajuda, e quem souber de uma idéia, por favor postem, vai ser de grande ajuda...
    fui

    OniKage
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Eu também optei por construir um estúdio pois quero poder ouvir minha batera. Mas se você vai construir o estúdio de qualquer maneira, as vezes a opção dos abafadores de borracha resolve o seu problema por ser de baixo custo, e como é só até você construir o estúdio, você vai ter que ter um pouco de paciência até lá. A não ser que vá levar muito tempo prá construir o estúdio, é uma solução temporária viável!

    Boa sorte!

    Amok
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Amok
    · votar


    Eu só consegui isolar razoalvemente meu estúdio construindo outra parede por dentro do quarto original e enchendo de concreto o espaço entre as duas paredes. O teto é uma laje de concreto com forro em lã de rocha. Como meu estúdio fica nos fundos de um imóvel, e abaixo do nível da rua, existe um problema de umidade. Então, fui obrigado a manter uma janela padrão que permite vazamento do som. A solução foi fazer um tampão de compensado e MDF recheado de lâ de rocha, e com espuma para tapar as frestas. O tampão pesa cerca de 20Kg.
    Para a porta, eu construí um porta interna recheada de lã de rocha que faz uma dobradinha com a porta externa, que é comum, mas com vedação das frestas.
    Esse tipo de isolamento saiu MUITO caro, mas valeu a pena. Durante o dia, os ensaios rolam bem alto e o vizinhança reclama é do meu vizinho ouvindo funk no seu microsystem. Só não dá pra ensaiar de madrugada, pq no silêncio da noite o som já vaza de modo perceptível.

    Eu postei isso tudo pra vc ter um noção de que um isolamento acústico razoável é extremamente caro. A solução mais barata é, realmente, mexer no seu kit ao invés de mexer no quarto.

    [ ]´s

    Amok
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Por outro lado, se seu quarto tiver paredes de boa qualidade, pode ajudar se vc montar seu kit em um piso flutuante (tipo um chapa de compensado sobre uma placa de EVA grossa ou até mesmo pneus velhos). Isso diminui a transmissão de sons diretamente através da estrutura do imóvel. O vazamento de som pra fora do ambiente ocorre principalmente pelas frestas (janela e porta). Existem disponíveis em casas de material de construção fitas de espuma (ou até perfis em "U", tipo porta de carro) bastante eficazes para tapar as frestas. sob a porta, um pedaço de carpete grosso já ajuda bem.

    Note que estas medidas servem somente para atenuar o vazamento a níveis toleráveis. Se vc tiver um vizinho (ou familiar que more com vc) implicante, não vai adiantar nada.

    [ ]´s

    Nycolas
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    OniKage
    De graça significa usado, e esse usado foi usado para armazenar alimentos, portanto você (ou como vc disse, TODO MUNDO (estão basicamente criando viveiros de baratas)

    Realmente tenho de concordar com você em relação a dar muita barata, pois tenho vários colegas que já tiveram esse problema, mas aí é uma consequência de usar, assim como em qualquer outra coisa, de materiais de baixa qualidade.

    Caixa de Ovo, assim como espuma Sonex NÃO SERVE para abafar o som. Consulte o site http://audiolist.org/ , se não acredita na minha palavra, talvez profissionais e engenheiros de som possam te convencer.

    Não é que eu não acredite na sua palavra, mas isso contradiz tudo que já ouvi dos kras que têm estúdios aqui na minha cidade...
    mas não duvido que tudo isso seja verdade... Até porque, pra mim dá no mesmo, eu não toco bateria e na minha guitarra, eu ligo no ultimo volume msmo, pq a vizinha bota música alta o dia inteiro, e ela n pode reclamar :P

    Bom... o que eu quis dizer com esse post, é que ao contrário de muitas das pessoas deste forúm, depois de postar algo que não seja correto, eu busco me informar, e volto para me redimir...

    kiki
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    Nycolas
    Não é que eu não acredite na sua palavra, mas isso contradiz tudo que já ouvi dos kras que têm estúdios aqui na minha cidade...
    pois é, acho que os caras da sua cidade não são muito entendidos do assunto.
    a caixa de ovo serviria, no maximo, pra tratar o ambiente, pra diminuir a reverberação.

    pra isolar, como disseram ali em cima, tem que tapar as aberturas e frestas.

    Bom... o que eu quis dizer com esse post, é que ao contrário de muitas das pessoas deste forúm, depois de postar algo que não seja correto, eu busco me informar, e volto para me redimir...
    legal isso. gostei de ver.

    se houvessem mais pessoas assim no forum as conversas seriam muito melhores.

    OniKage
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: OniKage
    · votar


    kiki
    pois é, acho que os caras da sua cidade não são muito entendidos do assunto.
    a caixa de ovo serviria, no maximo, pra tratar o ambiente, pra diminuir a reverberação.


    exatamente. caixa do ovo no máximo serve como tratamento acústico, e não como isolante. não tem discussão, isso é fato.

    agora eu, pessoalmente, duvido muito da capacidade de tratamento acústico de caixa de ovo. a verdade é que o sonex foi apelidado de caixa de ovo (pela aparência similar) e esse "mito" continua. =p

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    caixa de ovo só ajuda pra tu não ouvir seu vizinho reclamando

    Morgaroth
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    eu estava pensando em comprar essas placas e ir colando pela parede
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-595845962-placa-de-isopor-12-pl aca-20-mm-frete-p-conta-do-comprador-_JM

    sera que funciona?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a problema de vizinhos e como abafar o som num quarto?