erico.ascencao Veterano |
# dez/07
Seguindo a linha dos Reviews, aí vai o meu sobre os meus pratos Krest N Series. Bom, novamente vou começar pela compra. Como era iniciante em relação a baterias acústicas, estava meio perdido quando fui procurar pratos para o meu set. Tinha em mente um set com crashs, china, ride, splashs e hi-hat; e haviam muitas marcas no mercado disponíveis: Orion, Octagon, Krest, Kashmir (considerando as mais viáveis economicamente). Pesquisei muito aqui neste fórum, mas todas as marcas aparentavam ser boas, e todos indicavam testar. Fui testar na Playtech da Santa Efigênia (São Paulo), e logo de cara peguei um vendedor mala pela frente, querendo me empurrar um chimbau da Orion um pouco carinho. Após esta experiência desagradável, decidi comprar pela internet. Os Krest N Series estavam baratos no ****************, além de serem muito elogiados aqui e de ser a melhor série de pratos da Krest. Fui ao site e ouvi os mp3 dos pratos, gostei e comprei, na lata. Aí vai o meu set: - Hi-hat 13" - Splashs 6" e 8" - Medium Crash 17" - Rock Crash 17" - Ride Power 20" - China 18" CARACTERÍSTICAS GERAIS: São fabricados em uma liga B15. Não, não é 15% de um metal e 85% de outro (como costumas ser os B8 e B20), é uma fórmula secreta da Krest. Eles têm um verniz qu dá um acabamento lindo aos pratos, e as letras com a marca e o nome do prato são brancas. Vamos agora analisar um por um: HI-HAT 13" Optei por este tamanho devido a dois fatores: 1) Meu set contaria com tons à minha esquerda (sou destro), e um chimbau um pouco menor facilitaria as coisas na hora da arrumação. 2) Obter um som mais brilhante, menos pesado e barulhento. Além do de 13", haviam disponíveis o de 14" e de 15". O 13" pra mim foi ideal. Ótimo som fechado, half (semi-aberto), aberto, chick (fechar com o pé). Tem um timbre brilhante, mas não tão brilhante, ou seja, tem um equilíbrio entre brilho e peso. O prato inferior tem pequenos "vincos", "valetas" nas bordas (são quatro), que segundo a Krest garante um determinado tipo de som que eu não me recordo. SPLASHS 6" E 8" Gostei muito desses splashs. Apesar de pequenos, eles têm bastante sustain. O de 6" é bem brilahnte e seco, usado em situações bem "delicadas" de uma música, entendem? O de 8" já tem um pouco mais de pseo, sem perder o brilho. Optei por estes tamanhos menores pois procurava splashs bem secos, sem muito sustain como os de 12" costumam ter, por exemplo. Se eu pegasse o de 10", me arrependeria (devido ao sustain!!). MEDIUM CRASH 17" e ROCK CRASH 17" Bom, na época eu não tinha muita noção da qualidade de pratos, principalmente dos crashs, que apresentam muitas variações de timbres (e conseqüentemente de nomes dados pelos fabricantes). Hoje, creio que existem basicamente 3 tipos de som de crash: um bem brilhante (característico de pratos pequenos, tipo 15" ou 16", e finos), um intermediário (provavelmente pratos de 17" e de 18" finos) e um mais pesado, encorpado (pratos de 18" grossos e de 19"). Hoje imagino que seria ideal ter pelo menos um de cada no set, para ter uma variedade de timbres, mas sabe como é a falta de dinheiro... Bom, acabei optando pelo Medium Crash 17" e pelo Rock Crash 17", que eu julguei serem os mais versáteis para os estilos que eu iria tocar (Hard Rock, Classic Rock e Rush!!). Quanto ao Medium Crash, pelo o que eu ouvi no mp3 ele seria um prato mais fino que o Rock, portanto teria um som mais brilhante, mas com o passar dos meses de uso percebi que era o contrário: ele tem um som mais pesado que o Rock. Mas é muito pouca diferença. Fiz questão de ter no minimo dois crashs para evitar bater vezes seguidas em um só, matando o sustain. Fiquei impressionado com o som, principalmente após ouvir uma gravação da qual eles participaram (emprestados). RIDE POWER 20" Haviam disponíveis este ride e outro de 21". Como eu buscava um ride com som "ping" definido, e não para dar porrada, achei melhor pegar o menor. Tocando ele sozinho, sem outros instrumentos, dá a impressão que ele tem muito sustain (o que para mim não agrada), mas no todo ele acaba ficando com o som "ping". A cúpula dele não tem dos melhores sons, para obter um bom som dela você deve bater com o corpo da baqueta, se bater só com a ponta não sai "aquele" som. Talvez seja o que menos me agradou, mas mesmo assim superou minhas expectativas. CHINA 18" Precisava de um prato china grande, e este era o maior tamanho disponível. Ele tem a cúpula comum, igual a dos outros pratos, e não igual à dos Wuhan (aquela cúpula em forma cilíndrica, que deixa o prato mais seco). Depois de ver um Wuhan ao vivo semanas atrás, passei a pensar que seria bom ter 2 chinas também: um Wuhan e um com cúpula normal, como este da Krest. Os Wuhan têm um som muuuuuuuuuuuito seco, só dá o "plá!" mesmo. O meu da Krest tem um som menos brilhante que os Wuhan e com mais sustain. Tentei prendê-lo bem, com uma porca e contra-porca em cima, mas ele não perde tanto sustain. Até pensei em colocar uns feltros embaixo dele, mas perderia este som "pláá´..." que eu uso bastante. É um ótimo china, dos melhores que eu já vi por aí. Resumindo: estes pratos têm ótimo custo benefício, e servem tanto para os intermediários (como eu) quanto para profissionais que tocam na noite. Assim como eu falei no meu review sobre a RMV Road, para quem quer montar um set grande vale a pena investir em produtos que não tenham tanto nome mas tenham um grande custo benefício (ainda mais se você não for profissional!!!). Só pra vocês terem uma idéia, este set saiu por mais ou menos R$1700,00. Bom, é isso. Espero que tenha ajudado.
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