Autor |
Mensagem |
Vinny_BFG Veterano |
# set/07
Aew galera, fmz? Sou novo aqui no forum, e ja chego com uma dúvida. Tipo, não sei se algum de vocês ja passou (ou passa) por isso, mas tipo, sabe quando vc acha q sempre está tocando sempre a mesma coisa?? Sempre o mesmo rítimo, uma vez ou outra muda, ou então, só muda a velocidade. Essas coisas. Tipo, muita gente fala q eu toco mó bem, mas sabe quando vc acha q ta sempre fazendo a msm coisa?? Entaum, gostaria que o povo desse uma ajuda ae.... Tipo, sei la, como te mais criatividade. Desde ja agradeço, vlw ae.
|
Quase nada Veterano |
# set/07
· votar
Vinny_BFG viiiiiishh cara, passei exatamente pela msm coisa q vc... Era uma época q eu soh ouvia Ac/Dc e Pink Floyd....hehehe Dps começei a ouvir Dave Lombardo (Slayer), Megadeth e pegar de novo uns grooves do Lars do Metallica e do Bonham do Led.... Hj to conseguindo criar coisas bem mais legais...Mas tbm ñ eh todas musikas q saem redondinhas, qdo improviso.. Falows, abraços
|
Vinny_BFG Veterano |
# set/07
· votar
A vei, eu na maioria das vezes soh ouço slipknot e soad. UM amigo meu falo pra mim fika ligado em forró, setanejo...... Pq diz ele, q eles tem mais criatividade q velocidade... . Mas po, num tem nda a ve com o meu estilo!!!
|
Quase nada Veterano |
# set/07
· votar
Vinny_BFG uehuehue...Pults, ouvir forró e sertanejo...pra mim, sem condições...(sem preconceito....mas eu ñ curto msm) Pega ae South of heaven e Seasons in the Abyss do Slayer pra ver se tu curte...Fuel e Master of Puppets do Metallica....Rust In Peace e Kill The King do Megadeth..... Falow
|
Amok Veterano |
# set/07
· votar
Vinny_BFG Vc faz aula ? É bem dificil desenvolver a criatividade sozinho. Isso acontece porque quando não tem ngm pegndo no nosso pé, tendemos a tocar o que é mais confortável, aí existe o risco de cair na mesmice. É importante diferenciar mesmice de estilo. Umas dicas: Se vc tem dificuldade pra criar grooves interessantes, crie licks e enfie no meio do groove. Licks são pequenas frases, com duração de uma ou duas semínimas, que vc coloca no groove, fora dos fills (viradas). Um cara que usava muito destes recursos era o Stewart Copeland do "The Police". Os grooves dele eram sempre muito simples, mas ele colocava licks com chimbal e splash mantendo o swing da musica, e ficava muito interessante. Eu acredito que tentar reproduzir nota por nota coisas que um batera que está a anos-luz de minha técnica atual não leva a nada. Tipo, seria altamente improdutivo pra mim tentar tocar alguma coisa do Angra, por exemplo, pq o que o Achilles Priester faz está muito além do que consigo sonhar em fazer. O mesmo vale pra caras como Mike Portnoy ou Virgil Donati. O lance de ouvir forró é mto interessante. Tipo, dá pra se criar um groove bem roqueiro com temperos de forró, usando paradiddles entre chimbal e caixa. Outra coisa que inibe a criatividade do batera é o estilo da banda. Se tua bando toca só covers, vc vai ficar preso ao estilo dos bateras originais, pq se vc inventar mto, o resto da banda implica. Agora se vcs tem composições próprias, fica mais fácil de alçar altos vôos. Procure variar mais e ouvir mais coisas que outros bateras fazem. Nada contra Joey Jordison ou John Dolmayan, mas velocidade é secundário. O maior exemplo de criatividade nos grooves que eu conheço, onde a musica flui praticamente reta, mas o batera troca totalmente os grooves a cada 8 compassos é a Subdivisions do Rush. Esse som não tem viradas cabulosas (ou quase), mas os grooves são muito criativos e desafiadores.
Bom, já escrevi de mais, Boa sorte ae.
[ ]´s
|
Vinny_BFG Veterano |
# set/07
· votar
Vwl aew galera pelo apoio, e repondnedo a pergunta do amok, eu fiz apenas 8 meses de aula, pq o professor simplesmente sumiu, e num deu mais notícia. Daew, eu fikei 1 ano soh tocando de ouvido(tipow, ouvia as musiks, e tentava faze igual). Daí, eu enjoei de vez e parei. 3 anos mais tarde me chamaram pra uma banda, e eu voltei a me interessar por batera.(No começo desse ano q me chamaram).
Agora, fazndo favor, vc popde me expliucar oq saum esse grooves ou semínimas?? vlw ae. E obrigado pela ajuda.
|
Amok Veterano |
# set/07
· votar
Vinny_BFG Oops, desculpe. Eu às vezes alopro. Fiz um post em "baterês", e Às vezes fica meio dificil de entender mesmo.
Oha, dá uma estudada lá no glossário, que tem bastante informação e vários termos de "baterês".
Bom, groove é a levada básica da música. Fills são as viradas, e licks são as tais frases curtas. Semínima é uma divisão de tempo do compasso. Por exemplo, um compasso de 4/4 tem 4 semínimas em um compasso.
[ ] ´s
|
Rodrigo McBrain Veterano |
# set/07
· votar
Amok Você nao toca Dream Theater não? o.O
Abs
|
sIAMESE Veterano |
# set/07
· votar
Rodrigo McBrain Amok Você nao toca Dream Theater não? o.O
Que nada, ele deve estar de zoa. Ele toca desde os 9 anos!
|
I.Nosferatu Veterano |
# set/07
· votar
Amok
Realmente o que voce diz faz sentido, tenho dito coisas semelhantes a minha baterista o tempo todo, e quando me ouve, hehehehe, consegue fazer coisas bem interessantes no instrumento, depois vou pedir pra ela ler esse seu post... a proposito ouvi umas gravinas suas, uma zipada "zuera", se aquilo é só a zueira, onde estão as detonantes???
|
DrummerZ Veterano |
# set/07
· votar
sIAMESE Mas pelo q ele fala, a idade tá alcançando. Apesar de eu axar q ela não alcançou tanto Buddy Rich ou Gene Kruppa... Eu ouvi só uma música do Amok até hj, era meio progressiva sl... Com umas frases latinas, hispânicas ou algo do genero no começo. Mas tinha umas idéias legais de caixa. =)
Vinny_BFG To gravando as bateras da minha banda tb, e o produtor q ta fazendo o ep me disse uma coisa q eu jah tinha percebido há um tempo: uso demasiado de ataque e hi-hat e poco ride. Como não toco metal, tiro idéias simples de grooves de boys like girls, anberlin, paramore... Pra vc q eh mais do metal (eu axo neh... não conheço qse nd desse estilo) axo q seria uma boa vc ouvir ritimos com mais swing (nem precisa ser forró, mas um jazz ou blues), pq uma coisa q eu noto na maior parte das bandas de metal eh q se preucupam em ter velocidade, velocidade, velocidade de bumbo duplo e td mais e esquecem do feeling musical.
Abraços!
|
I.Nosferatu Veterano |
# set/07
· votar
DrummerZ
"pq uma coisa q eu noto na maior parte das bandas de metal eh q se preucupam em ter velocidade, velocidade, velocidade de bumbo duplo e td mais e esquecem do feeling musical."
Cara, isso é uma realidade, eu curto bastante essa praia e já estou enjoado disso, tanto que nas composições por aqui, tenho pedido uma maneirada nesse aspecto, embora eu goste, não é todo som que fica muito bom só com bumbo velozes.
|
Amok Veterano |
# set/07 · Editado por: Amok
· votar
Rodrigo McBrain nao toca Dream Theater não? Ah, kra, dá só pra fingir que toco DT. Pra igualar o Mike, tem que tem muito treino, e tenho estado meio relapso neste ultimos 30 anos hehe.
sIAMESE ele deve estar de zoa. Ele toca desde os 9 anos! Isso é verdade. Mas somando todo o meu tempo de estudo, deve dar umas duas semanas no total... =P
DrummerZ pelo q ele fala, a idade tá alcançando. O que pega mais é falta de tempo pra estudar... Idade pega sim, mas se desse pra estudar com regularidade, dava até pra superar.
Eu ouvi só uma música do Amok até hj, era meio progressiva sl... Com umas frases latinas, hispânicas ou algo do genero no começo. Mas tinha umas idéias legais de caixa. Vlwz. A música tem um trecho de flamenco, com palmas sincopadas criadas num sampler e percussão com congas (sintetizadas).
I.Nosferatu Bom te ver de volta por aqui nestas bandas. ouvi umas gravinas suas, uma zipada "zuera", se aquilo é só a zueira, onde estão as detonantes???
=)
Quando a qualidade da gravação é ruim, disfarça a incompetência do batera...=P. Aquela gravina eu fiz com um mic no lado de fora do bumbo, um apontado pro casco da caixa e dois overalls, todos "duros". Agora descolei um kitzinho de mics Amplitronics (mas tou de olho num SM57 pra caixa e um D112 pro bumbo) e estou me aventurando no mundo do close-micking.
[ ]´s a todos
|
I.Nosferatu Veterano |
# set/07
· votar
Amok
Heheheheehehe... mais falando serio, gostei da dinamica das gravinas, senti mesmo a falta de presença do bumbo e algumas outras peças, mais imaginei que voce tivesse microfonado mais ou menos dessa forma que voce descreveu, agora esses amplitronix ai, ja quebram um galhão, eu ainda to pensando num kit da samson pra dar uma melhorada na captação por aqui...
Uma vez fiz uma gravina com o mic do lado de fora do bumbo também, mais achei que soava melhor na pele batedora, é quase semelhante ao close micking interno, mais dependendo da forma que voce coloca ele, capita ou a caixa, ou o surdo, ou os tons juntos, eu deixo mais em relação ao surdo que ficou melhor...
|
jr sound Veterano |
# set/07
· votar
[],Amok
cara não sou baterista mas li todo o glossário muito show, até pra um guitarrista é bom saber ,parabéns....
[]´s
|
Amok Veterano |
# set/07
· votar
jr sound Obrigado. Agora, não vai tentar dar uma de entendido pra cima de teu batera, que vai dar pau... =P
[ ]´s
|
Vinny_BFG Veterano |
# set/07
· votar
Bom galera,obrigo pela ajuda. Eu baixei umas muskis do rush, e sinceramente, curti muinto. soh naum intendi oq o DrummerZ quiz dizer com mais swing, tipow, eh mais variação ou oq??
|
Amok Veterano |
# set/07
· votar
Vinny_BFG Swing não é uma técnica. Swing é balanço. É aquele "tchan" que faz a galera pular ao som do seu groove. È aquilo que diferencia o baterista humano de um sequencer. Tecnicamente, se constroi o swing com precisão na levada e o auxílio de algumas ghost notes (tem no glossário), colocadas livremente de acordo com a sensibilidade do baterista. É meio dificil de explicar. Bons estudos.
[ ]´s
|