Bateria para estúdio de gravação

Autor Mensagem
Thiago Yoshiki
Veterano
# jul/07
· votar


Amok
é um trabalho insano. A pior parte é corrigir os erros do batera. Escrever as viradas na raça é coisa de doido.

Ih alá?!?! Eu faço isso no Guitar Pro, as partituras de bateria vêm tudo ruim, então eu tenho que consertar.
Só as de guitarras que vêm certinho.

Amok
Veterano
# jul/07
· votar


I.Nosferatu
ta mandando vê nas gravinas no seu notebook?
Agora que tá tudo certim, tá faltando é tempo. Vou ver se neste FDS eu consigo gravar umas brincadeiras. Vlw pelas dicas lá !


Eder Muchiutti
Não tem nada a dizer sobre as Adah Classic Wood? Achei uma usada com toms de 8, 10, 12, 14 e 16, bumbo 22x18 (acho) e caixa 14x5,5 (acho) por R$2500, já com as ferragens.

Tá esperando o quê ? Tá um preço bom, e tem uma configuração bem flexível pra clientela. Se o bumbo é 22x18, deve ser um kit bem de rock. As Classic Wood tem várias configurações, inclusive com tambores profundos, mais adequados pra rock. A limitação, NMO, são os tom holders que usam o sistem Rok-Lock.
A Mapex M é uma versão moderna da série Mars, um pouquinho melhor que as Pearl Export antigas. Eu tenho um pouco de bronca com sistema de ferragens Rok-lock das Mapex, Tama e Adah. Eu já gravei em um Tama de estúdio cujos ton-tons não paravam no lugar pelo desgaste deste sistema. Quando as ferragens são novas, o sistema é excelente, pois permite um ajuste fácil e rápido do posicionamento dos tons. Em compensação, com o tempo o sistema perde a resistência e os tambores passar a sair de posição, e digo que poucas coisas são mais irritantes pra um baterista do que um kit que desmonta enquanto se toca.

A Concept é a opção de maior qualidade, mas talvez não seja necessário um investimento tão alto. Outro problema de usar uma RMV pra estúdio de gravação é uma certa dificuldade pra se ajustar o posicionamento dos tons. (Já viu, cada cliente, um ajuste).

[ ]´s

Rodrigo McBrain
Veterano
# jul/07
· votar


Amok
Nossa a Concept X5 é um INFERNO pra configurar os tons, eu mesmo após 1 mes com a batera não consegui achar a posição. Aquele rack frontal é muito apertado, ****! Eu só achei a posição comprando outra estante e botando o tom de 12" ao lado do surdo e no lugar original do tom de 12" eu botei o ride na horizontal e baixo.
Abs

Eder Muchiutti
Veterano
# jul/07
· votar


Amok
Bom, comprando essa Classic Wood a única preocupação seria com o sistema de suspensão dos toms, certo? E no caso do desgaste, a troca é muito cara e a peça difícil de conseguir? Ou você acha que sem muito esforço eu consigo pedindo pelo site da Adah..
Ah, e me desculpe pela demora no retorno. Os dias aqui precisam de 48h.. rs
Muito obrigado pelas dicas!

Rodrigo McBrain
pois é amigo, esse é o tipo da coisa com a qual eu preciso me preocupar. Como o amigo Amok disse, cada cliente um posicionamento diferente. Se o cara não consegue achar o posicionamento idela, já fica p*** da vida de cara, o que não é bom.. rsrs.

Abraços!

Rodrigo McBrain
Veterano
# jul/07
· votar


Eder Muchiutti
Bom, em todos os estudios que eu fui até hoje, eles usavam Pearl (não sei porque).
Em dois deles era Pearl Export e no otro era Pearl Session.

Abs

Amok
Veterano
# jul/07
· votar


Rodrigo McBrain
em todos os estudios que eu fui até hoje, eles usavam Pearl (não sei porque).
Eu sei.
É uma batera boa de microfonar, versátil, resistente e fácil de ajustar, excelente pra uma situação em que vários bateristas diferentes usam o mesmo kit com posicionamentos diferentes. É um pouco imprecisa pros ajustes, mas eu juro que nunca vi uma ferragem Pearl estourada. No máximo, com os feltros e borboletas afanados.

[ ]´s

Amok
Veterano
# jul/07
· votar


Eder Muchiutti
no caso do desgaste, a troca é muito cara e a peça difícil de conseguir?
Ih, isso eu não sei. Peças de reposição pra bateria sempre são um problema, independente da marca. Parece que a RMV é a que oferece o melhor suporte nesse sentido. Em todo caso, entre em contato com Adah, no site deles. A própria qualidade e tempo decorrido pra resposta já vai te dar uma idéia da qualidade de atendimento.

[ ]´s

Rodrigo McBrain
Veterano
# jul/07
· votar


Amok
As Classic Art da Adah são boas baterias.
Eu orçei uma Odery e fiquei rindo, nas medidas que eu queria ter:

tons (Imbuia):
13"x11"
15"x15"
18"x16"
Caixa (Aluminio):
14"x5,5"
Bumbo (Imbuia):
24"x14"

SEM FERRAGENS NEM NADA = 5 pau

Hehe.. Só pra quem pode
Abs

Eder Muchiutti
Veterano
# jul/07
· votar


Amok
É exatamente o que eu farei. Entrarei em contato com eles sobre isso.
Valeu.

O que vocês teriam a dizer sobre essas duas opções?
http://www.batera.com.br/classificados/detalhe.asp?CID=1&PN=1&AID=2954 6
http://www.batera.com.br/classificados/detalhe.asp?CID=1&PN=1&AID=2669 3

Abraços!

Rodrigo McBrain
Veterano
# jul/07 · Editado por: Rodrigo McBrain
· votar


Eder Muchiutti
Eu, PESSOALMENTE, não gosto dos tamanhos dos tambores da Adah. Embora, REFORÇO ISTO, é uma opinião MUITO pessoal. Eu, embora use uma RMV Concept com tamanhos iguais as da, trocaria facil por um kit BOM da Pearl 12", 13", 16" ou até 13", 15" e 18" (Que é meu sonho :D)
Essa Pearl ai é lindona.

Abs

Amok
Veterano
# jul/07 · Editado por: Amok
· votar


Eder Muchiutti
O problema da Pearl é faltam estantes de pratos (só vem uma). A caixa Steel shell não é grande coisa, mas em estúdio geralmente o baterista acaba levando a sua própria caixa e pratos.

Mas acho o custo-benefício muito bom. Eu pegaria a Pearl. É possivel que a Adah seja superior em qualidade sonora, mas a Pearl é mais versátil e resistente.

[ ]´s

leossampaio
Veterano
# jul/07
· votar


só pra comentar!

tem um amigo meu em Goiânia q grava tudo qnt é tipo de rock q vcs imaginarem um um kit 8 10 12 e um 16 q ele colocou depois mas o detalhe é o bumbo q é de 20.

outra coisa q me surpreendeu fui fzer uns testes em casa e gravei com o meu bumbo de estudo(16") sem a pele de resposta parecia um bumbo de 24"

comclusão:percebi q kits grandes pra estúdio não funcionam bem tudo bem q a batarea do meu amigo lá é uma tama em BIRCH mas acredito q com tambores menores, peles novas e afinação baixa funcionam mais fácil pra rock q os grandes q os grandes kits para os estúdios de pequeno e grande porte então depois disso tudo o q eu te sugiro

tons 8 10 12 14 com peles hidráulicas e afinação baixa e um bumbo de 20x16 com a pele da resposta bem aberta foi o q eu vi e funcuionou
agora tratando em questão de marca... acredito q a odery privilege, as rmv(top), talvez a adah(q eu não conheço) funcione bem

Eder Muchiutti
Veterano
# jul/07
· votar


Rodrigo McBrain
mas qual o problema com o tamanho dos tambores do kit que eu mandei o link? Você não gosta das medidas 8, 10, 12, 14, 16 pra toms? Achei que essas medidas seriam perfeitas e versáteis o suficiente. Talvez eu tenha azar, mas sempre que ouvi afinações "padrão" os toms de 12 e 13 ficaram meio parecidos.

leossampaio
valeu pelas dicas cara.

O que eu procuro pra bumbo é algo que funcione no meio de uma mix. Não adianta ter um grave enorme, pq no final das contas isso mais atrapalha do que ajuda. O grave precisa ser firme, sem excessos, mas também não pode faltar corpo e bastante "click" da pele batedeira (na maioria dos casos isso é muito desejável).

Continua a saga pela bateria "ideal". rs

Muito obrigado a todos pelas contribuições!

Abraços.

Rodrigo McBrain
Veterano
# jul/07 · Editado por: Rodrigo McBrain
· votar


Eder Muchiutti
Cara é bastante pessoal, eu nao gosto, me soa meio agudo demais os tons, tanto é que nao uso o tom de 8" atualmente. Mas como isso é muito pessoal e depende do estilo. Eu como disse hoje em dia se tivesse dinheiro compraria uma Ludwig Vistalite ou uma Odery custom nas medidas 13, 15, 18 =). Som grave! =)
Mas tem muito baterista que curte essas medidas ai.
Abs

Edit: mas se ue fosse você tentaria negociar essa Export porque é uma das baterias mais resistentes que existe no mercado. Pense que não é você que vai tocar e sim seus clientes, e sempre tem uns descuidados que tocam que nem um cavalo.

Eder Muchiutti
Veterano
# jul/07
· votar


Rodrigo McBrain
é verdade esse negócio da resistência. Eu sou um cara extremamente cuidadoso, mas os bateristas que eu conheço nem tanto. rs

Como você mesmo disse, as medidas são muito pessoais. Raramente eu acharia uma batera com medidas 13, 15, 18.. mas 8, 10, 12, 14 e 16 abrange todos os tamanhos mais comuns de tambores, o que a torna muito versátil e isso tem que ser pensado por se tratar de uma bateria de estúdio.

Valeu!

Rodrigo McBrain
Veterano
# jul/07
· votar


Eder Muchiutti
13, 15, 18 é uma Ludwig Visitale (John Bonham) =)
Tambem tem as Adah Classic Art que podem ser fabricadas nesse tamanho ou as Odery Custom

Mas isso não tem muito haver porque essa bateria seria a ultima que você colocaria em um estudio.

O que estou tentando falar é que você vai receber TODOS os tipos de clientes bateristas (bateristas de Jazz, de Rock, de Heavy Metal...).

O negocio que na hora que tem que agradar a todos é melhor ir pra medida padrão, que é 12/13/16. Aquela Pearl Export que você mostrou aqui, alem de ter os tambores padrão ainda tem a expansão que a torna muito versátil, abrangindo muitos tons, ses do agudo ao grave.

Eu acredito que essa Pearl Export, alem de agradar qualquer baterista vai "aguentar" qualquer baterista tambem. A maioria dos bateristas de Rock/Heavy Metal que conheco dispensam a dinâmica e tocam iguais uns cavalos. As ferragens da Export, os T's que seguram os tons, são EXTREMAMENTE robustas e fortes. Pode descer a mão que nao quebra. Agora vai ver um clampzinho desse da Adah ou RMV, em uma semana quebra se foi com violência.

Portanto a minha opinião definitiva é que você vá para uma Pearl, Export ou outras acima dela (Forum, Session...). Espero que você não considere apenas a minha opinião, pois sou amador, procure tambem a opinião de musicos profissionais e do Amok (O virtuoso do forum, rsrs)

Abs

Amok
Veterano
# jul/07
· votar


Eder Muchiutti
sempre que ouvi afinações "padrão" os toms de 12 e 13 ficaram meio parecidos
Esse é principal problema da Export na minha opinião. È difícil achar o ponto de afinação dos tons. Mas eu tava dando uma boa olhada neste modelo que vc mostrou e notei umas coisas interessantes: As canoas inteiriças e a falta de sistema ISS sugerem que seja um modelo mais antigo da Export. Por outro lado, a passagem pelo luthier criou modificações que tornaram esse kit bastante interessante. Que eu saiba não existem Exports com acabamento natural. Pode ser um revestimento imitando madeira, o que não é nada demais. Se for a própria madeira do casco, é mais provavel que se trate de um kit mais recente, em poplar, que já não tem uma sonoridade tão boa. O mogno filipino, utilizado nos kits mais antigos, tem cor mais escura. Provavelmente o luthier fez uma modificação no tom de 12", deixando-o mais raso. Isso provavelmente deve resolver o problema da afinação entre ele o o tom de 13" (transformado em surdo flutuante neste kit).
Enfim, reforço minha opinião: acho que esse kit da Pearl é o mais adequado pras suas intenções.

[ ]´s

Amok
Veterano
# jul/07
· votar


Eder Muchiutti
Estive olhando as fotos mais de perto: O modelo tem também aro do bumbo em madeira, característica de modelos mais recentes. Os modelos mais antigos também têm suportes para tons montados no casco do bumbo, coisa que não eiste neste modelo. A madeira interna dos tambores parece ter uma tonalidade mais escura. Entre 2000 e 2002 foram produzidos kits Export "híbridos" que utilizavam poplar e mogno. Talvez este kit seja um deles.

[ ]´s

Rodrigo McBrain
Veterano
# jul/07
· votar


Amok
Só por curiosidade, ja que você sabe bastante de Pearl.
Antigamente eu tinha uma Pearl Forum Séries (Só que provavelmente era um antigo).

O aro do bumbo não era em madeira, a plaquinha da Forum Series era tipo retangular (Hj em dia é redonda).

Se tem alguma ideia sobre o material do casco dela? Mahogany?

A série dela é acima das Export ou Session?

Abs

Amok
Veterano
# jul/07
· votar


Rodrigo McBrain
A Forum é a mais básica das linhas da Pearl. As antigas Export foram simplificadas em alguns detalhes (ferragens mais simples) e passaram a ser fabricadas em Poplar, dando origem à linha Forum. A linha Export "moderna" partiu de melhorias da Export antiga, mas passou tb a ser fabricada em Poplar. As principais melhorias foram o aro em madeira no bumbo, eliminação das canoas inteiriças, acabamento laqueado e adoção de sistema ISS nos tons.
O Mahogany que era usado nas Export antigas passou a ser usado nas Session (que antigamente tinham uma combinação de Mahogany e Birch)

[ ]´s

Rodrigo McBrain
Veterano
# jul/07 · Editado por: Rodrigo McBrain
· votar


Amok

Tive muita sorte então

Tinha uma Forum muito antiga (que comprei usada ja , por 1250) depois de um ano de uso consegui revender mais usada ainda por 1550, isso sem pratos, com ferragens horrorosas, pedal pior ainda, peles filme unicos quase furadas de marca que desconheço.

Thanks MercadoLivre hehe

Abs

Amok
Veterano
# jul/07
· votar


Rodrigo McBrain
Sem dúvida. De uma Pearl Forum pra uma RMV Concept X5 é uma melhora excepcional. Há uns 10 anos atrás dizer algo assim ("troque sua Pearl por uma RMV") justificaria internação num hospício.

[ ]´s

Eder Muchiutti
Veterano
# jul/07
· votar


Amok
Rodrigo McBrain
valeu mesmo pelas colocações de vocês.

A princípio eu estava meio receioso com essa Pearl justamente por ter passado pela mão de um luthier. Eu pensei: "essa deve ter apanhado muito pra precisar de ajuda médica".. hehe. Talvez fosse mesmo besteira minha.

Vou negociá-la mais afundo e conhecer suas características mais de perto.

Muito obrigado pela ajuda. Acabei gerando um ótimo tópico, sem querer.. rs

Abraços.

Rodrigo McBrain
Veterano
# jul/07
· votar


Eder Muchiutti
Estou ai pra isso, qualquer coisa pergunta.
Abs

Amok
Veterano
# jul/07
· votar


Eder Muchiutti
Eu tb. Quando vc conferir a Pearl diz ae o q achou.

[ ]´s

Eder Muchiutti
Veterano
# jul/07
· votar


Rodrigo McBrain
Amok
Brigadão!
Assim que eu estiver com a batera, comunico minha decisão e já posto alguma gravação feita com ela no estúdio recém-construído.
Pelo andar as coisas talvez demore um pouco pro estúdio ficar pronto (uns 3 meses), mas acho que a bateria estará em minhas mãos no próximo mês.

Abraços!

Rodrigo McBrain
Veterano
# jul/07
· votar


Eder Muchiutti
Boa sorte ai. Abs

MetalDrummer
Veterano
# jul/07 · Editado por: MetalDrummer
· votar


Eder Muchiutti

Cara, essa pearl ae que está vendendo parece ser uma ótima opção hein? eu gsotei pra caramba dela...

Na escola de música que faço aula, na sala de estudos tinha uma Premier Signia, mas não sei o ano, e ela era formato com 2 tons, bumbo e surdo, mas acho que era modelo "fusion" com tons mais rasos. Cara que bateria pra tirar um som viu. Morri de vontade de gravar com ela mas não foi possível

Pra mim e pro Amok que gostamos de Neil Peart, com essa bateria foi o som mais próximo dos tons do Neil que consegui chegar. Ficava que nem criança na bateria.

agora, falando do assunto do tópico, sem querer me intrometer. Eu infelizmente ainda não gravei nada na minha vida, porém, acredito que esse lance pra bateria certa pra gravação, ainda está longe de mim, porque sei que se eu for gravar algo eu ainda usarei bateria de estúdio mais barato que com certeza estará meio detonada, mas eu ando observando por aí que alguns produtores preferem certos tipos de bateria para a gravação. Por exemplo, o Dennis Ward produtor do Angra, entre outras bandas de metal, prefere usar YAMAHA pras gravações dos cd´s. Ainda que o Aquiles seja Mapex, o Rebirth foi gravado com uma Yamaha, e os trabalhos seguintes (por exegência do Aquiles) foram de Mapex.

Alguns estúdios em São Paulo, possuem uma DW como bateria de gravação, mas particularmente, eu não sei qual seria a bateria ideal, pra gravação. Tenho uma profunda curiosidade pelas Gretsch´s atuais...

Escrevi, escrevi e escrevi e quase me esqueci: Eu leio muita coisa sobre bateria, coleciono as revistas praticamente desde 2004 e muitos bateristas condenam que bateria pra gravação tem que estar limpa, sem nenhum tipo de abafador, fitinha, esparadrapo, e etc...

Rodrigo McBrain
Veterano
# jul/07
· votar


MetalDrummer
Na verdade bateria boa com pele boa não precisa colar fitinha nem nada. A fitinha é um "recurso" do baterista pra secar a sobra dos tambores quando ela não é agradavel.
Abs

MetalDrummer
Veterano
# jul/07
· votar


Rodrigo McBrain
eu sei pra que servem as paradas

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bateria para estúdio de gravação