Afinção dentro do Campo Harmonico da musica

    Autor Mensagem
    sliderX
    Veterano
    # abr/07


    iae pessoal!
    bom, sou guitarrista, mas tenho me preocupado ultimamente com afinaçao da bateria nas musicas

    levando em considreçao que cada barulho tem uma nota, mtas vezes tenho sentido que a bateria emite notas fora da harmonia da musicas

    como voces fazem para solucionar tal problema?

    definem alguns campos harmonicos como padroes pra banda?
    tem tecnicas de afinar a bateria?

    enfim, sou meio leigo no assunto percusao, mas espero que possam me ajudar nessa questao

    muito obrigado!!!

    Mega
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Bateria não tem afinação, é instrumento idiófono, ela emite mais de uma onda por vez e isso é o que produz o timbre único. Não é harmonia que vc deve procurar, porque os sons da bateria não vibram em harmônicos distintos como as notas musicais... Vc tem que procurar timbres adequados, isso sim. E Isso vai de mudar baquetas até comprar partes com materiais de melhor qualidade.

    Soulface
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Mega
    Bateria não tem afinação, é instrumento idiófono, ela emite mais de uma onda por vez
    Não é bem assim... Até dá pra afinar a bateria de acordo com determinado campo harmônico, mas é totalmente desnecesário ter esse trabalho todo. Até pq, reafinar a bateria toda a cada música é inviável.
    Qnto à emitir mais de uma onda por vez, isso é causado pela vibração da pele + dimensão do casco + circulação do ar, etc...

    sliderX
    Cara, isso aí não é um problema.
    A bateria não é um instrumento q deve seguir a parte harmônica da música. Isso é feito por baixo, guitarra, teclado e afins...
    Daqui a pouco vão qrer q bateristas façam acordes na bateria! hauehuhaeaueuhae

    sliderX
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    eh
    mas tenho visto que MUITAS bandas nao tocam mais de dois campos harmonicos

    por exemplo AC/DC

    quase tudo tah no campo de G maior

    isso eh o que?
    imcapacidade do guitarrista (angus young) ou um tecnicas pra fazer com que todos os intrumentos da banda soem harmonicamente?

    Soulface
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    sliderX
    Ao meu ver, nem uma cosia nem outra.
    Simplesmente pq eles acha q assim soa melhor!

    sliderX
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    hun...continuarei pesquisando sobre

    se tiverem mais informaçoes nao deixem o topico morrer =)

    Amok
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Existem dois jeitos de se afinar um tambor: harmônico ou atonal.
    O modo harmônico consiste em fazer o tambor soar uma única nota. Esse tipo de afinação é muito utilizado nos kits de tímpanos das orquestras sinfônicas. Isso é possivel porque os tímpanos modernos utilizam mecanismos que possibilitam o afinamento tonal instantâneo, possibilitando afinar com o campo harmônico da música.

    O modo atonal consiste em fazer o som do tambor se decompor em duas fases; a primeira fase (ataque) é tonal (não necessariamente dentro do campo harmônico da música). O ataque é muito curto e não interfere significativamente na tonalidade global do som do tambor. A segunda fase é composta pelo sustain e decay; a tonalidade desta fase varia ao longo do tempo. Em "baterês" isso é conhecido como "bend". O tambor pode ser afinado em "bend up" ou "bend down", dependendo se a variação tonal da segunda fase ocorre subindo ou descendo o tom em relação ao do ataque. É essa segunda fase que representa a tonalidade (variável) e o timbre do tambor. A imensa maioria dos kits é afinada de modo atonal, pois, na prática, é inviável reafinar a bateria a cada musica com campo harmônico diferente. A afinação atonal permite harmonizar o som da bateria com diferentes campos harmônicos.
    A batera da sua banda pode estar soando estranha por dois motivos:
    1. Pode estar afinada de modo harmônico, fora do campo harmônico da música que esta sendo executada.
    2. Pode estar afinada de modo atonal com "bends" diferentes em cada tambor. (Por exemplo, "bend up" nos tom 1 e surdo e "bend down" no tom 2)
    3. Pode simplesmente estar desafinada. Pra soar bem, é importante que os tambores do kit soem com um mínimo de harmonia entre si.

    [ ]´s

    sliderX
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Amok
    finalmente uma boa resposta

    valewzao amok, limou quase todas minhas duvidas


    se alguem puder complementar de alguma forma, acredito que isso va ser util para todos desses forum, inclusive outros guitarristas como eu!

    Amok
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    sliderX
    Quase todas ?
    O que sobrou ? pergunta ae, de repente posso ajudar.

    [ ]´s

    Benevides000
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Amok
    mas como se afina em bend up/down?
    tipo, o q q tem q apertar ou afrouxar?

    Timbó
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    certamente que o ac/dc usa esses campos harmonicos por terem mais cordas soltas na guitarrae baixo. Não sei...

    Gene_Hoglan
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    eu ia tentar contribuir, mas o Amok ja finalizou com chave de ouro!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinção dentro do Campo Harmonico da musica