Como atacar um China

Autor Mensagem
sIAMESE
Veterano
# dez/06


Ae gente.

Essa sexta eu dei uma passada lá em São Paulo e acabei por zerar o meu $$ num China Type Rage Bass 18".

Acontece que eu nunca toquei com um China na minha vida, nem ao menos havia relado em um.

Quando eu dei umas baquetada aqui em casa nele me pareceu meio estranho, tem que atacar muito forte para vir aquela resposta, o tal xiado, aquele "Coshhhh".
--------------------------------------------------

Mas acontece que eu também nem sei como se ataca um china. Eu vejo uns batera aí que ataca ele aonde faz aquela curva na borda, porém, quando eu ataco assim, fode a baqueta e o som sai meio que um latão. Pelo o que eu vi o melhor som vem diretamente atacando na borda.

Mas e aí, como se ataca um China? Se alguém também tiver uma dica de como cuidar deles fala ae, pois eu nunca tive um na vida, quer dizer, agora tenho!

Hell DVD
Veterano
# dez/06
· votar


olha cara, nunca tive um china tbm, entaum so meio suspeito pra falar, mas quando eu fazia aula com meu antigo professor, tocava na bateria dele q tinha um china solo pro master 14", daí eu tocava ele na borda msm e dava um som bem legal, o negócio é que o prato era bem preso saca? num era igual os crashes ou rides que normalmente ficam bem soltos na estante, ele praticamente nem balançava...........mas sei lah, cvai tentando aí, bater de vários jeitos e prender de vários jeitos...........dizem esse china seu aí é muito massa, quanto vc deu nele?
vlw cara, espero ter ajudado flw!!

ps: desculpe minha resposta ter ficado meio grande hehehehe

Valefort
Veterano
# dez/06
· votar


cara so te falr
se nao bater forte nos prato n vai da som

entao gg
acordde os vizinhos.

sIAMESE
Veterano
# dez/06
· votar


Hell DVD

Valew pelas dicas.
Será que se eu apertar ele bastante pode ajudar a rachar?
E sobre o preço, eu fui enrolando o cara até consiguir chegar a R$210,00, pois eu paguei a vista em dinheiro vivo, mas ainda acho que paguei meio caro nele.

Valefort

Tem que atacar forte mesmo?
mesmo?

O pior é que eu moro em apartamento e não gosto muito de fazer som. Mas vou descer a mão nele depois pra ver.

DrummerZ
Veterano
# dez/06
· votar


sIAMESE
Seu china tm q bater forte tanto pelo tamanho, qto pela série (Rage Bass, só dando porrada pra tirar o melhor som).
O meu china (18' tb) eu 'criei' 2 stilos diferentes pra tocá-lo:
1°: Deixando do lado direito, logo acima do ride, mais reto do q em angulo (tipo Japinha CPM, saca?)
2°: Deixando ele no lugar do ataque à direita, mais angular do q reto.

Há tb os q usem ele totalmente vertical, ms eu naum curto mto. Na verdade, teste mto várias posições até achar a ideal pra vc.
Peculiaridade: meu china ficou melhor depois de um pekeno 'acidente'. Ele caiu no chão e deu um amassadinho na borda. Incrivelmente ele ficou com um ataque mais cortante e direto, e parece q os overtones controlaram mais.
Na duvida, joga u teu no chão. Hehehehe...

Abraços!

sIAMESE
Veterano
# dez/06
· votar


DrummerZ

Sobre as posições, eu gosto de deixar ele meio torto sim, dificultando no caso de atacar a borda. Mas vou procurar o ideal aqui.

Quando ao amassado, ilário cara!
Foi uma espécie de martelamento manual isso aí.

O meu Rage Bass eu vou deixar quetinho aqui, joga no chão não.

Hell DVD
Veterano
# dez/06
· votar


sIAMESE

po, sobre ele rachar é melhor vc perguntar pra algúem mais experiente, pq esse meu professor é daqueles bruto pra caramba q aprendeu tudo na marra sabe? daí como num tenho visto ele por aí pode ser que o prato jah tah um caco e eu num sei hehehe, mas sendo rage bass, acho q vc pode sim apertar um bocado e descer o braço msm, mas pergunte pra outro antes. eu tenho a linha básica rage bass (hi-hat, crash, ride) e pelo menos o crash só me dah um som legal quando eu desço o braço msm hauhauaah
vlw

DrummerZ
Veterano
# dez/06
· votar


Hell DVD
Descer o braço, ok. Agora, NUNCA, JAMAIS, aperte demais os pratos. Q isso fique claro. Afinal, tds as cartilhas de pratos e baterias não dizem 'não aperte demais' por acaso. Se vc apertar mto o prato primero q ele não vai vibrar e consequentemente vai reduzir o potencial dele em volume, harmonicos, timbres, etc. Segundo q a pressão exercida na cupula eh imensa, ou pelo menos, bem maior do q deveria, oq gera rachaduras e reduz a vida util do prato. E terceiro q com um prato mto apertado na estante, vc aumenta a força e o esforço pra tirar o som dele, oq t desgasta mais.
Apenas alguns pratos (q são feitos especialmente pra isso) permitem uma apertada maior q o normal. Eles são mais grossos na cupula e não danificam tão fácil.
Se vc qr um som mais 'cortado' do china, experimenta botar um tubo plastico um pouco mais largo e feltros mais grossos. Isso da uma abafada. Ou ntaum cola umas fitas... =)

Abraços!

sIAMESE
Veterano
# dez/06
· votar


Ae gente.

Hoje de tarde eu tava fazendo barulho aqui pra testar pela primeira vez na minha vida um China, que no caso é um Rage Bass Type 18".

Cara, eu ficava com dó dele, mas muitas horas eu descia a mão nele e realmente vi que o bixo tem volume mesmo, porém, eu não consigui tirar muito um som cortado, aquele "Coshhh", pois o som que está no site tem um som com muito corte. Po, eu descia a baqueta nele e vinha um som muito grave, algo que eu não estava afim!

Po, vou dar mais algumas testadas nele aqui, mas a principio to meio triste, eu não queria um China de som muito grave, pra tirar o som dele tem que enfiar a baqueta com toda a força, algo que eu não estava procurando num China.

DrummerZ

Cara, eu não entendi como vc quiz dizer pra ter um som mais cortante, como eu quero. E também, queria um som mais agudo.

Thiago Yoshiki
Veterano
# dez/06
· votar


sIAMESE
eu não queria um China de som muito grave

Rage Bass
Isso te diz alguma coisa.
Rapaz... uma vez toquei num China Kashmir de 16', era muito bom e era um som aproximado do que você quer, sem a quele harmônico grave que parece latão de lixo.

Valefort
Veterano
# dez/06
· votar


sIAMESE

cara, se tu tocar fraco nele, o som nao vai sair o q "deveria" sair
entao..

DrummerZ
Veterano
# dez/06
· votar


sIAMESE
Cara.. não se preucupa não. Os chinas são os mais traiçoeiros em matéria do q vc qr e do q sai o som. Ms na real, eh soh pq seus ouvidos não estão acustumados com o som. Ms isso acontece com qlqr prato novo mew, naum esquenta. Na verdade, os chinas BONS q vc pode comprar sem duvida saum os caros (Paiste, Sabian, Zildjian, Ufip, etc...)
Os nacionais deixam mto a desejar.
Cortado seria mais ou menos um som não prolongado (ao inves de fazer Cóóóóóósh, ele faz soh um Cóósh. Nah sei se vc entende, ms eh por ae..).
Nah fica triste naum cara.. Tu vai vr q o china eh um pratinho balah. Eh soh saber usar. Faz assim: caso tenha banda, experimenta botar ele numas passagens mais agressivas. Ou ntaum, pega um cd do Reação em cadeia (ok.. qse ngm curte, nem eu, maaas...) q tem as musicas mais lentas, e passagens soh de china. Dae vc acustuma com o som e a colocação dele nas musicas.
Eh q na real, o China eh um prato de efeito q nem o splash: use moderadamente. =)

Abraços!

Amok
Veterano
# dez/06 · Editado por: Amok
· votar


Eu tenho 2 chinas: Um Avedis Medium de 16" e um K Custom de 19". Eu praticamente não consigo usar o K porque a banda toda reclama quando eu o ataco. Esse prato só fala quando desço a mão, e fala muito alto. O 16" tem um som mais controlado, embora seja mais "limpo". Eu deixo o prato praticamente em pé, mas tive que fazer uma modificação na estante: eu uso um sistema de molas pra dar bastante pressão na presilha, mas sem travar o furo, pra não ter risco de quebrar. Pra tocar numa estante comum, o melhor é deixar meio horizontal mesmo ou na vertical e bem alto, atacando só na parte de baixo pra permitir que o prato oscile.
Pra atacar, eu uso o ombro da baqueta, quase no corpo, contra a parte curva da borda. É quase como dar um soco no prato. Eu toco mais na parte mais alta, que é pra espalhar mais o som, mas isso porque a minha estante é modificada. Como é um prato de efeito, use com moderação.

[ ]´s

sIAMESE
Veterano
# dez/06
· votar


Thiago Yoshiki

Pois é! Eu sou um bizonho mesmo.

DrummerZ

Cara, depois eu comecei a pensar e é mesmo , é porque o meu ouvido num ta acostumado!
Vou continuar tocando aqui pra acostumar.

Acho que ele vai ficar legal no meio da banda.
Tipow, eu tenho um Ride Octagon Tasmann aqui guardado, o bicho é de latão, e tocando sozinho ele é horrível! Mas quando eu to tocando com pelo menos o guitarrista e baixista o som dele fica legal demais.

Vou ver com o China, acho que vai me agradar.

sIAMESE
Veterano
# dez/06
· votar


Amok

Mas atacando a parte curva da borda da um som feio! Pelo menos no Rage Bass dá!

Amok
Veterano
# dez/06 · Editado por: Amok
· votar


sIAMESE
Bom, eu acho o som do meu K Custom feio também. E não dá pra dizer que o prato é ruim. É só questão de gosto. Não conheço o som do Rage Bass, vai ver que é assim mesmo. Mas chinas pesados só mostram seu verdadeiro som quando vc desce o braço. O som do china só pode ser realmente apreciado quando tocado com a banda ou play-back. Sozinho quase sempre é meio desagradável. Eu já tive um Paiste de latão de 18". o som era medonho, isoladamente, mas quando era bem colocado na música, dava um efeito muito interessante. Vc vai ter que aprender quando colocar o seu china na música.

[ ]´s

Hell DVD
Veterano
# dez/06
· votar


sIAMESE

putz, desculpe a gafe entaum, agora digo não aperte demais o prato hehe


DrummerZ

vlw aí cara, tava bem pensando em comprar um china pra mim e apertar ele todo na estante uahuahuahua talvez eu até deveria dizer isso pro meu antigo professor, mas do jeito q ele é ignorante ele ia virar um: ninguém me diz o q fazer com minha batera hauhauhauuahuhaua mas de boa, vlw a msm a ajuda cara
flw

sIAMESE
Veterano
# dez/06
· votar


Poxa, valew a todos que me ajudaram, é que eu to meio precipitado, é o meu primeiro dia com China.

E o pior é que eu tenho dó de descer a mão nele hehehehehehahah.

DrummerZ
Veterano
# dez/06
· votar


sIAMESE
Acontece. Vc ve as primeiras marcas de baquetas nele. Eh fódah... =P

Abraços!

sIAMESE
Veterano
# dez/06
· votar


DrummerZ

Eu odeio deixar marcas de baqueta, meu chimbal ta cheio. Porém, os outros pratos eu tento evitar.

rafazap2
Veterano
# dez/06
· votar


Eu deixo o prato praticamente em pé, mas tive que fazer uma modificação na estante: eu uso um sistema de molas pra dar bastante pressão na presilha, mas sem travar o furo, pra não ter risco de quebrar.

Amok, achei interessante a ideia, como funcionam essas presilhas? foi vc que fez? tem como postar uma foto?

Thiago Yoshiki
Veterano
# dez/06
· votar


É mesmo Amok! Posta uma foto desse sistema ae. Aí eu poderei usar um China +- nessa posição (uns 80°).

Abraços!

Amok
Veterano
# dez/06
· votar


rafazap2
Thiago Yoshiki
Eu usei uma mola de válvula de descarga pra dar pressão, colocado entre a parte mais grossa da haste, entre uma arruela e a presilha de plástico (tipo RMV ou Raul). Vou ver se posto as fotos aqui.

[ ]´s

sIAMESE
Veterano
# dez/06
· votar


Amok

Putz, num to entendendo, essa mola vem antes do China?

SwingBatera
Veterano
# dez/06
· votar


sIAMESE
Amok
Eu tb nao entendi nada...
Se eu tentar fazer isso, é capaz de eu montar o china de cabeça pra baixo pq vou me atrapalhar td...(se bem que tem gente que usa assim tb né? Eu vi o baterista que gravou o DVD do Sorriso Maroto usando assim)
Mas posta foto ae Amok, salve a sociedade baterística brasileira de mais essa dificuldade...

sIAMESE
Veterano
# dez/06
· votar


SwingBatera

Pois é, eu ja vi o batera do Rolling Stones usando um China ao contrário também.

Amok
Veterano
# dez/06
· votar


Bernard Purdie, papa do swing e do soul utiliza um China de 19" (se não me engano) como ride, colocado de modo standard.

[modo confusão on]
Curiosamente, a posição "ao contrário" é a que é mais utilizada para os Chinas. Ou seja, o que achamos que é "certo", na verdade é ao contrário e vice versa.
[modo confusão off]

Ainda tou devendo as fotos. Nesse fds eu tiro. Mas a mola é colocada por baixo do prato, pressionando a arruela que fica por baixo do "feltro" (na verdade é uma peça de plástico) que fica por baixo do prato. Por cima do prato a montagem é normal: feltro/arruela/borboleta

[ ]´s

SwingBatera
Veterano
# dez/06
· votar


Amok
utiliza um China de 19" (se não me engano) como ride
o que achamos que é "certo", na verdade é ao contrário e vice versa.
Ágora eu já entendi pq td baterista é doido...
A mamãe diz que baterista é aquele cara que nao conseguiu aprender nada, mas gosta de andar com músicos. E pra aparecer, cada batera usa os pratos e os tambores numa disposição diferente; enquanto ninguém inverte as cordas de um violão.
Mas eu sei que ela me ama mesmo assim...

Pra pqp todos os que não ousam na música...
Viva a Bateria!!! \o/\o/\o/

sIAMESE
Veterano
# dez/06
· votar


SwingBatera

Eu pelo menos toco batera e estudo música hora!

E pra aparecer, cada batera usa os pratos e os tambores numa disposição diferente; enquanto ninguém inverte as cordas de um violão.

Isso é pra deixar mais confortável para cada um horas!

Amok
Veterano
# dez/06
· votar


SwingBatera
Viva a Bateria!!!

Viva nóis doidos !! E viva a mamãe do SwingBatera !!! \o/\o/\o/ rsrs

[ ]´s

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como atacar um China