Pra quê serve o tablado?

    Autor Mensagem
    lcabral
    Veterano
    # nov/06


    Pessoal,

    pra que serve esses tablados que o pessoal coloca a bateria em cima? Sempre se vê em shows, estúdios, etc.

    Tem alguma coisa com som?

    PS: não sou baterista, sou guitarrista, mas to montando um pequeno estudio em casa.

    VLW!

    John Arch
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Eu acho q é pra evitar as vibrações no chão. Pelo menos qndo eu fui isolar sonoramente o meu quarto, o kra me disse q somente colocando um tablado de mais ou menos 10 cm de comprimento eu evitaria vibrações desnecessárias tanto para o quarto, quanto para os vizinhos.

    Valefort
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    e pra melhorar o som, basicamente
    mas nao sei detalhadamente nao

    Amok
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    lcabral
    Em estúdios serve para isolar os timbres graves, em especial do bumbo, do solo. O bumbo em contato com o solo difunde seus graves por toda a construção. A elevação pode ser feita como um piso flutuante, que tem por função impedir a difusão do som através do solo.
    Já ao vivo, a minha opinião é que serve mais pra manter a cabeça do baterista nivelada (ou mais alta) com a dos outros músicos, já que o batera toca sentado. Vc pode constatar que a batera elevada geralmente é vista em shows de Pop e Rock, onde o visu geral é muito importante. Em Jazz, Blues e MPB, é bem menos frequente ver o kit colocado em uma posição mais alta. Ou seja, a elevação do batera ao vivo tem função mais estética mesmo. Sorte nossa.

    [ ]´s

    lcabral
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    bacana as informações ai...

    Eu tenho um pequeno estúdio e realmente o bumbo vibra, vou começar a pensar na construção do tablado. Atualmente a gente usa apenas um tapete tipo EVA (aquele material de solado de sandália), serve bem para a batera não ficar "andando".

    No estúdio ainda tô vendo as posições dos amps...porque tava dando uma "disputa" de frequencia de sons do bumbo com um dos amps... Pensei em comprar aquelas estantes que o amp fica inclinado 45º para cima. De repente, o tablado da batera até ajudaria em alguma coisa também.

    Existe alguma medida padrão? ou só o suficiente para deixar o baterista na altura dos outros integrantes (ja que ele fica sentado)?

    []'s

    Amok
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    lcabral
    Tente, se possivel, montar um piso flutuante: um jeito criativo é usar placas de MDF apoiadas sobre pneus velhos (limpos, lógico), que vc consegue em qualquer borracharia por uma ninharia. Pro piso ficar estável, use pneus do mesmo modelo.
    Não entendi direito esse lance de "disputa" de freqüências. Numa banda, as frequencias mais baixas, e que geralmente competem entre si, são o baixo e o bumbo da batera. Mexer no angulo das caixas não resolve, porque as baixas frequências não são direcionais. O melhor é tentar instalar um set de "bass traps" pra controlar a reverberação de graves no estudio.

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Amok

    Tu é O Cara!! Sabe tudo, não só de bateira como várias outros assuntos.

    Amok
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Thiago Yoshiki
    Essa é a unica vantagem de ser veio, hehe... Dá tempo de acumular conhecimento.

    [ ]´s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pra quê serve o tablado?