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spiral Veterano |
# out/06
Estou construindo um home studio e estou pensando em uma cabine para bateria(microfonando e dando retorno pelo PA). A idéia é de poder controlar o nível de pressão dentro da sala de ensaio, de maneira que, para se ouvirem, os musicos não necessitem de aumentar o volume de seus intrumentos. Tudo acima entendo como teoria, alguém aqui possui experiência para ratificar meu pensamento?
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Baqueiro Veterano |
# nov/06
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Devia existir cabine mesmo, tipo aquelas de vigia, só que maior pra botar a bateria dentro, dai ninguem precisava mais ficar esquentando a cabeça pra isolar acusticamente um quarto, era só comprar a cabine.
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B4TER4 Veterano |
# nov/06
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bom eu num intendi mto bem, mais ve c eh mais ou menos isso:
vc keria "isolar" o baterista em outra sala??
bom c for assim axo q deve ser simples
liga todos eles numa mesa e da o devido retorno pros musicos
c for isso jah eh bastante usado
tava vendo na TV um estudio fodedor lah nos EUA q jah foio bastante famosos eh tudo assim
cada musico fika numa "sala" apenas com o instrumento e um fone, guitarrista e talz sem amp nem nda, soh a guitar e mais nda
e dai ouvem tudo q tah c passando por um fone
mais num sei mta coisa d estudio e talz, poosso ter falado merda
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spiral Veterano |
# nov/06
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Batera/Baqueiro
[b][/b]
Olá o Tks pelas respostas!. A idéia é de construir um espação de paredes simetricas não paralelas onde o batera fica, o retorno fica por conta do fone e os outros musicos ouvem a bateria nas caixas.
Assim que for possível coloco as fotos aqui! Abraços.
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diegocipriani Veterano |
# nov/06
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spiral
Olá Spiral.
Bem, o que você quer na verdade é um Biombo para bateria.
Parabens pela iniciativa, é impossível ensaiar em espaços
menores, nem mesmo com baterista de pegada leve, sem ter
um biombo ou abafadores.
Digo impossível, de forma que os músicos ou ficam com o retorno
muito alto e acabam por peder liberdade e naturalidade, alem
de correr o risco de perder parte da audição, ou não se escutão.
Mas vamos ao bimbo.
Na maioria das vezes é feito de material acrílico, um de um material
um pouco mais resistente que não me lembro o nome agora.
É preferivel que não tenha paredes paralelas, para evitar ondas
estácionarias, por isso e pelo tranposrte mais simples, é construido
com 6 "paredes" na maioria deles.
Mas tenha em mente que você necessita fechar completamente a bateria,
em cima tambem, assim você consegue uma isolação muito boa.
Se colocar só dos lados eles só vai refletir o som até em cima e da lí
para fora.
Na parte de trás e dos lados do bimbo e tambem se possível na parte
da frente ( apenas em baixo ), deve-se colocar absorvedores
acústicos que são de grande importância.
Lembro que uma cabine assim tem um custo um pouco elevado,
acima de R$2000 pelo que me lembro.
Existem soluções simples para a caixa ( que para mim incomoda bastante ), como inrrolar na própria estante da caixa, um pouco abaixo
da própria caixa, uma tira de espuma. Mas os pratos ainda vão encomodar. Então se tiver dinheiro nada melhor que um biombo.
Um dia vou comprar o meu :( Até lá, abafadores e soluções mais simples.
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diegocipriani Veterano |
# nov/06 · Editado por: diegocipriani
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Baqueiro
Não tinha visto seu comentário.
Existe, e existe a muito tempo :P
Você pode ver algumas fotos abaixo:
http://upload4.postimage.org/1123483/photo_hosting.html
http://www.clearsonic.com/isopac_a.html
Mas, não é vidro por favor :P Imagem se quebrar, pode esquecer
o baterista.
Ou acrílico ou policarbonato.
De qualquer forma custa uma boa nota, mas compensa.
Inclusive hoje em dia muitas bandas utilizam, Frejat, PatuFu eu acho,
pode olhar nos shows que da pra ver. Da pra se ter uma ideia da redução
de spl fazendo o download desse arquivo mp3:
http://www.clearsonic.com/iso_before_after_final.mp3
A primeira metade é sem, e a outra é com o biombo. A primeira vista
pode não parecer muita coisa, mas no palco e em uma sala, é como
se a bateria vira-se um "violão".
Mas há de se ter em mente que existe a necessidade de microfonar
a bateria nesse caso, é claro. E tambem o baterista tem de usar
fones para proteção, pois a reflexão é grande e o nivel de spl dentro
do biombo se torna bem perigoso para a audição. Alêm do mais,
ele terá de ouvir o resto da banda. Outra precaução em uma cabine
toda fechada é um ventilador pois o calor em locais quentes é bem maior.
Abraços,
Diego
Abraços,
Diego
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spiral Veterano |
# nov/06
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Olá pessoal. Valeu Diego, o exemplo em mp3 foi muito legal!
A sala de ensaio que estou contruindo tem +- 50 metros quadrados, ou seja 6,5 m x 8 m. Em um dos cantos, vou construir de alvenaria a sala ou cabine de bateria (terá mais ou menor o formato do emblema do São Paulo FC.) Terá um vidro (duplo) do tipo aquário de 1,50 x por 110 m
com espaço suficiente para uma bateria grande.
Estou pensando nos cuidados que você ressaltou como retorno, nível de som, pressão sonora, e ar condicionado.
Penso que o custo da construção sem os detalhes acima, ficarão abaixo de uma cabine de acrilico, além de isolar melhor.
A minha idéia para o estudio, é de poder tocar sem se preocupar com o horário, além de isolar o som exterior também no caso de uma gravação.
Abraços.
Edison (spiral)
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diegocipriani Veterano |
# nov/06
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spiral
Olá Spiral,
o bom do biombo é que ele é dobrável, então da pra levar em shows,
principalmente em palcos menores onde se tem problemas com
o nível de pressão sonora da bateria.
Eu acredito que dentro de um quarto fechado, juntamente com o
biombo é possível ensaiar a qualquer hora.
Mas, como você mesmo citou, existe a questão de custo.
Se você quiser isolar dos vizinhos para ensaiar a qualquer hora, não sei se você ja planejou isso, mas terá de fazer um tratamento acústico da sala assim como a isolação.
Quando ficar pronto conte os resultados :D
Abraços,
Diego
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