Pratos (essa não tem na busca)

    Autor Mensagem
    dtplayer
    Veterano
    # ago/06


    Qual a diferença sonora entres os pratos lisos, e aqueles que tem indulações (valendo para o mesmo tipo de prato)

    por exemplo. eu vi muita batera crashs de mesmo tamanho e marca, mas um era liso (o considerado normal), e outro era cheio de "amassados" na forma circular!

    então, o que esses "amassados" tanto pra baixo quanto pra cima do prato mudam no som dos mesmos??

    DrummerZ
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    dtplayer
    São os diferentes tipos de martelamento.
    Por exemplo, martelamento à mão, usinado, semi-usinado, etc.
    Esses "amassados" eh q dão o timbre especifico à uma série ou marca.
    E sim, mudam e MUITO. =)

    Abraços!

    dtplayer
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    humm, legal........mas essa mudança tem que tipo de caracteristica? mudam o som de que forma?

    DrummerZ
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    dtplayer
    O som eh mais aberto, mais fechado, mais seco, mais harmonico, mais alto, mais baixo, etc.
    Depende do martelamento.

    Abraços!

    B4TER4
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    acho q agora nem tem mto prato que naum tem nenhum tipo de martelamento

    pelo menos acho que que eu nunca vi

    soh splash ( o meu por exemplo) que eh lisinho lisinho, pra limpa as marcas d baketa eh uma maravilha =)

    DrummerZ
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    B4TER4
    Tem sim cara.
    Soh q axo q naum no nivel nacional.
    Mas concerteza Sabian, Zildjian, Paiste, essas marconas renomadas ae.

    Abraços!

    Amok
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    dtplayer
    Eu gostaria muito de postar alguma coisa sobre pratos, mas tou meio sem tempo. Existem muitos fatores que determinam as caracteristicas do som de um prato. Os mais importantes são o diâmetro, a espessura e a liga do metal. Outros fatores como a curvatura e a proporção entre o tamanho da cúpula e o corpo do prato também tem bastante influência. Fatores que influem minimamente, mas que dão a própria "personalidade" de um prato, são o tipo de superfície e a presença ou não de imperfeições sobre ela.
    Quando um prato é percutido, as vibrações se propagam pelo prato a partir do ponto de contato; ao chegar na borda, as vibrações retornam em direção à cúpula, vice versa e assim por diante. O som resultante vai ser a combinação das infinitas ondas que se chocam enquanto percorrem a superficie do prato, até que a energia se dissipe.
    Pratos com superfície totalmente lisa e polida (acabamento "brilliant") tem maior apelo visual, mas os "experts" afirmam que o polimento remove as "cristas" dos sulcos da superficie do prato e resulta em perda de alguns harmônicos mais agudos. Ou seja: visual brilhante=som menos brilhante e vice versa.
    O martelamento é um modo de se criar deformações no corpo do prato, de modo a interferir no modo como as ondas se propagam. O martelamento pode ser feito manualmente, o que exige a habilidade de um artesão (e sua remuneração), o que resulta em um produto único (não existem dois martelamentos manuais idênticos), com seu respectivo preço. Também pode ser feito à máquina, o que diminui o preço, mas cria pratos "clonados". Por algum motivo desconhecido, o martelamento à máquina não consegue reproduzir a qualidade obtida pelo martelamento manual, e este ainda é o tipo de martelamento mais procurado pelos bateristas profissionais.

    [ ]´s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pratos (essa não tem na busca)