Para Locahawa - Teoria musical.

    Autor Mensagem
    Rodrigo Salles
    Veterano
    # jul/06


    Olá.

    Cara, eu vi uma resposta sua por aí, nem lembro onde. Vc disse que gosta de discutir teoria e exercícios, etc.

    Gostei desse lance, tenho uma pergunta pra vc:

    Vc já ouviu a música "Envelheço na Cidade", do Ira! ??

    Então, têm algumas seções onde mudam os compassos, deixam de ser 4/4 e viram 6/4, 6/8 ou 2/4, sei lá....!!!! É justamente o que eu quero saber, quantos tempos têm aquele compasso e como identificar isso em uma música.

    Grato pela ajuda, irmão.

    DrummerZ
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Rodrigo Salles
    Eu ateh ia responder, mas como vc está se dirigindo diretamente ao Locahawa, naum vo falar nd.
    Hehehehehehe....

    Nem sei mew... Vo escutar e depois posto ake... =)

    B4TER4
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    primeramente: faiz uns 1mes q frekuento o forum e nunca vi esse cara posta algo novo


    naum sei q musica eh essa

    mais cara pq q vc precisa saber os compassos e talz?? c keh escreve a musica??

    pq cmg todas as musicas q tokei com compassos diferentes eu sabia quando mudava d compasso e talz e nem pensava q mudo d compasso, eu lembrava q mudava o ritmo e talz e mudava prakele ritmo diferente

    Amok
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: Amok
    · votar


    Rodrigo Salles
    Tou sem a mzk aqui, mas pelo q me lembro, não tem mudança na fórmula do compasso na "Envelheço na Cidade". O que tem é uma variação no groove, no "B" da música ( o trecho que vem logo antes do refrão), onde os versos são:

    Juventude se abraça
    Se une pra esquecer
    Um feliz aniversário
    Para mim e pra você


    Se for nesse trecho que vc entendeu que houve uma mudança na fórmula do compasso, a parada é a seguinte: a caixa deixa de atuar somente nos tempos 2 e 4 e passa a tocar em contagem de semicolcheias, alternando alguns toques entre os tempos 2 e 4. Mas a fórmula continua sendo a mesma velha 4/4.

    [ ]´s

    Baqueiro
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    eh isso que eu ia falar! gosto de improvisar ouvindo cds do ira! e NUNCA percebi uma variação do compasso nessa musica...

    só uma pergunta... vc estuda música??

    Rodrigo Salles
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    DrummerZ

    Cara, me desculpe, é que outro dia eu tava fuçando por aqui e vi uma resposta dele dizendo que ele curtia falar dessas coisas, e eu também gosto.

    B4Ter4

    Então, velhinho, antes de tirar uma música, eu gosto de escrevê-la. É que eu tô aprendendo e não quero deixar de lado esse lance de partitura. Daí, na hora que eu ouço a música, naquela parte que o Amok falou, não parece um 4/4.

    Amok

    É isso mesmo, cara, é nessa parte aí. Essas variações na caixa são seguidas de ataques no prato/caixa. Eu posso tá falando a maior besteira de todos os tempos, mas se vc contar nos dedinhos vai ver que não é 4/4.
    Em todo caso, vou ouvir de novo.

    Baqueiro

    Estudo, começei as aulas no começo do ano.

    B4TER4
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Rodrigo Salles

    orra c começo as aulas no começo do ano e jah tah prendendo escrita??

    oxe cmg levei axo q quase 1 ano pra aprende a escreve =( era moh saco i pra aula pra aprende a escreve musica, huahuahuuah

    mais dai quando c aprende eh legal, mais mesmo assim pra eu toca eu num uso escreve as musicas, alias nenhuma musica q eu toco eh igual a original, uhahuauhhauhuahua, soh a papo reto do charlie bronw jr q eu tive q tira igual, pra mim a musica mais estaile d c toca

    DrummerZ
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Rodrigo Salles
    Hehe... nem t estressa mew.. Eu tava brincando soh. Eu vi esse post dele em algum lugar... Mas nem lembro mais. Huehuehue..
    Cara, não seira uma síncopa nessa parte ae q tu ta falando? (isso eh chute, pq naum conheço a música).
    Nesse caso, ele atrasa um tempo do compasso e depois volta. Mas vou procurar a musica direitinho, qdo eu tiver um tempo ae.
    Abraços!

    Rodrigo Salles
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    B4TER4

    É, mas eu não aprendi só no curso, tive correr atrás de outras fontes também, eu curto pra CAR$#@#$ essas coisas.

    Também não uso pra tocar, só escrevo pra não perder o hábito e, quem sabe, aprimorar.

    DrummerZ

    Ih, cara, eu não conheço esse troço aí, não!!! Acho que ainda não cheguei lá. Como é que é isso??

    DrummerZ
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Rodrigo Salles
    Cara... vou TENTAR t explicar.
    Vc faz um ritmo 4/4 normal. Bumbo no segmento 1 e 3 e caixa no 2 e 4.
    Qdo vc daz a sincopa eh mais ou menos isso:
    B-o---o---o---o---|----o---o---o---o-----------
    C---x---x---x-----|-x----x---x---x-------------

    P.S: sou PESSIMO em tablaturas.

    Mas eh +- isso: a caixa "atrasa" pro tempo 1 e 3, e o bumbo "adianta" pro 2 e 4. Isso sem sair do compasso 4/4.
    Conforme vai o andamento da música, a síncopa da uma sensação de retardo no compasso da musica. Mas tem q treinar bem isso, pra não se perder durante a musica.


    Se alguem souber explicar melhor (deve ter muitos ake... Huehuehueh), por favor... fiz uma explicaçãozinha bem chinela... Huheuheuheuheu!!

    B4TER4
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    confesso q eu nunca vi nos meus tempos d aula essa sincopa, posso ateh ter visto mais com outro nome ou eu num lembro huahuahuahuuahhua


    DrummerZ

    num intendi mto bem como eh isso

    eh tipo assim, pra muda o ritmo sem muda o compasso??

    tipo eu tenho uma caixa no 1 e 3 e dai pra retarda a musica eu tiro a do 1 e deixo somente a do 3??

    Locohawa
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Baixando a música..

    :]

    Locohawa
    Veterano
    # jul/06
    · votar



    "juventude se abraça.. se une pra esquecer.."
    Cr |X---------------|X---------------|
    HH |----X---X---X---|----X---X---X---|
    SD |----o-------o---|----o--o----o---|
    BD |o-------o-o-----|o-------o-o-----|
    |1e+a2e+a3e+a4e+a|1e+a2e+a3e+a4e+a|

    "um feliz aniversário.. para mim e pra vocêeeeeeeee.."
    Cr |X---------------|X-----------X---|----X-------X---|
    HH |----X---X---X---|----X---X-----X-|X-X---X-X-X---X-|
    SD |----o-------o---|----o--o-g--o--o|-o--o--o-o--o---|
    BD |o-------o-o-----|o-------o-o-----|o-o-----o-o-----|
    |1e+a2e+a3e+a4e+a|1e+a2e+a3e+a4e+a|1e+a2e+a3e+a4e+a|

    Cr |X-------|
    HH |--------|
    SD |--oooooo|
    BD |o-------|
    |1e+a2e+a|

    [Refrão]
    ...

    Nomenclatura:
    Cr - Crash/Prato de Ataque
    HH - HiHat/Chimbal
    SD - SnareDrum/Caixa
    BD - BassDrum/Bumbo




    Realmente, você estava com a razão Rodrigo Salles, nessa passagem antes do refrão há um pequeno compasso 2/4.

    Numa primeira ouvida eu realmente não notei, porque 4/4 e 2/4 são equivalentes, mas quando eu fui fazer a tablatura, vi que algo estava errado e não fechava somente com compassos 4/4.

    E se você juntar o 2/4 com o 4/4 que vem antes dele, você tem um 6/4, que não deixa de ser a mesma coisa.

    :]

    Locohawa
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Porcaria de site que adiciona linhas em branco no meio da tablatura.. ¬¬

    Bom, tirei um print screen aqui.. quem sabe fica melhor..
    http://img234.imageshack.us/img234/2095/envelheonacidade0el.jpg

    Rodrigo Salles
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    DrummerZ

    Cara, deixa eu ver se entendi: a sincopa é uma maneira de vc dar uma quebrada no rítmo, atrasando ou adiantando sua marcação, porém sem mudar o andamento??

    Eu posso atrasar/adiantar um tempo inteiro como também uma colcheia e até mesmo semi-colcheias??

    Se for isso mesmo, acho que já ouvi falar a respeito, tem um batera (que não me lembro o nome) que usa esse lance escandalosamente.

    Locohawa

    É isso mesmo, é isso mesmo, cara!!! Eu sabia que não tava ficando maluco!!!

    Mas eu achava que era um 6/4. Essas divisões de compassos são feitas pelo tempo forte, né?? O problema é que eu não sei quando isso ou aquilo é um tempo forte.

    Seu "print" saiu perfeito, agora entendi. Que programa é esse que vc usou, onde eu consigo um???

    Baqueiro
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Guitar Pro... mas existem programas que vc escreve também a Partitura como o TablEdit, em vez de só a tablatura como o Guitar Pro.

    Rodrigo Salles
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Baqueiro

    Então, velho, fui lá no "baixaki" e só encontrei versões pra teste, nenhuma gratuita. Ou eu tô vendo errado???!!!!!

    Rodrigo Salles
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    CASO IRA! ENCERRADO!!

    Valeu pela ajuda, galera.

    Mas tem outra pergunta que ficou no ar (ou melhor, lá em cima): COMO EU FAÇO PRA IDENTIFICAR ESSE TIPO DE MUDANÇA EM QUALQUER MÚSICA, SEM PEGAR A PARTITURA OU TABLATURA???

    Exemplo: Perfect strangers, aquele compasso 5/4 eu só descobri quando peguei a partitura. Eu sabia que tinha algo estranho, mas não sabia o quê.

    Locohawa
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Rodrigo Salles
    Então, velho, fui lá no "baixaki" e só encontrei versões pra teste, nenhuma gratuita.
    Ouié, só tem versão pra teste mesmo porque o programa é pago.. mas se quiser eu te "ajudo" hehe, me passa teu msn aí.

    Essas divisões de compassos são feitas pelo tempo forte, né?
    Geralmente é cara, mas não quer dizer que é uma regra.. quando não são compassos que se equivalem como o 5/4, 7/5 e essas coisas, fica mais fácil de ver por causa da quebra do ritmo. Outro modo de ver na bateria é observando as acentuações que geralmente ocorrem no início dos compassos, mas também não é uma regra.

    Contando os tempos ou fazendo a partitura/tab da música tem como ver certinho onde tem mudança de compasso e onde não tem :)

    Amok
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Rodrigo Salles
    tem um batera (que não me lembro o nome) que usa esse lance escandalosamente. (síncopa)

    É o Mike Portnoy. Quando se usa muito a síncopa, dá a impressão de que a fórmula de compasso tá alterada.

    Às vezes é dificil identificar a fórmula do compasso mesmo, especialmente se o batera usa odds com síncopa, pq aí é que vc não acha o tempo 1. Pra tentar identificar a fórmula, comece pegando o andamento e a divisão do denominador (que quase sempre é 4 ou 8); tente identificar o pulso da música e achar o tempo forte, baseando-se nos fraseados do instrumento que faz a base (geralmente baixo ou guitarra). Com o pulso (BPM), o denominador e o tempo forte, é só contar quantos pulsos existem entre dois tempos fortes pra se achar o numerador.
    Pra treinar o ouvido sugiro ouvir o clássico do Jazz "Time Out" do Dave Brubeck Quartet. É um álbum feito quase inteiramente em fórmulas de compasso alteradas, e sem perder o swing.

    [ ]´s

    Rodrigo Salles
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Locohawa

    Opa, e aí, velho. Então, eu não uso MSN, por incrível que pareça, não sou chegado nessas coisas.

    Geralmente é cara, mas não quer dizer que é uma regra.. quando não são compassos que se equivalem como o 5/4, 7/5 e essas coisas, fica mais fácil de ver por causa da quebra do ritmo. Outro modo de ver na bateria é observando as acentuações que geralmente ocorrem no início dos compassos, mas também não é uma regra.

    Contando os tempos ou fazendo a partitura/tab da música tem como ver certinho onde tem mudança de compasso e onde não tem :)


    Pois, é! Mas eu ainda não fui apresentado a esse papo de "equivalência" e, até agora, só consigo identificar nas partituras mesmo.

    Amok

    Pra tentar identificar a fórmula, comece pegando o andamento e a divisão do denominador (que quase sempre é 4 ou 8);

    Então, identificar o pulso é moleza. Vou me concentrar nos acentos dos outros instrumentos. Agora, como vou saber o denominador (unidade de tempo)??

    Amok
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Rodrigo Salles
    Não vai. Se vc dobrar o BPM e cortar o valor do denominador pela metade, ou vice-versa, vai ser a mesma coisa. Então, meio que tanto faz.

    [ ]´s

    Valefort
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Eita. Gostei desse topico... mt raro aparecer algo de teoria nesse forum
    nego so ker saber de espancar a batera |_| (o.O) |_|

    Tipo, tem uma musica do DT(In the name of God) q o Mike Portnoy meio q troca o bumbo com a caixa... bem no inicinho (ai no dvd ele fica batendo na cabeca)
    seria isso a sincopa?

    xD

    Rodrigo Salles
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Valefort

    Tipo, tem uma musica do DT(In the name of God) q o Mike Portnoy meio q troca o bumbo com a caixa... bem no inicinho (ai no dvd ele fica batendo na cabeca)
    seria isso a sincopa?


    Opa, tudo bem??
    Eu não conheço essa música, mas pelo que entendi, é isso mesmo (eu acho!!)

    Não necessariamente trocar a caixa pelo bumbo, mas atrasar/adiantar a marcação, em colcheias ou semicolcheias, já é uma síncopa.

    Tem também aquele lance de "tocar pra trás", antes do tempo, como o Phil Rudd faz (AC/DC). Será que isso também é uma síncopa??

    Amok
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Rodrigo Salles
    aquele lance de "tocar pra trás", antes do tempo, como o Phil Rudd faz (AC/DC).
    Isso não é síncopa. Isso é conhecido como "downbeat". Phil Rudd e Jonh Bonham usavam muito esses recursos pra dar mais "peso" ao som. O lance é o seguinte: toque todas as notas, mas especialmente o bumbo no tempo 1, com um leve atraso, quase imperceptível. Obviamente, se vc estiver tocando só a batera, a diferença não será notada. Mas quando vc está com uma banda, todos eles no tempo e vc um tiquinho atrás, dá uma bela sensação de peso. O contrário tb vale: se vc tocar um pouco adiantado, vai dar uma sensação de fluidez. Esse recurso já é mais usado em Jazz.
    Só tome cuidado pra não variar o atraso/adiantamento, senão f#de o andamento e vc vai levar é guitarrada no coco.

    [ ]´s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Para Locahawa - Teoria musical.