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Mensagem |
Rodrigo Salles Veterano |
# jul/06
Olá.
Cara, eu vi uma resposta sua por aí, nem lembro onde. Vc disse que gosta de discutir teoria e exercícios, etc.
Gostei desse lance, tenho uma pergunta pra vc:
Vc já ouviu a música "Envelheço na Cidade", do Ira! ??
Então, têm algumas seções onde mudam os compassos, deixam de ser 4/4 e viram 6/4, 6/8 ou 2/4, sei lá....!!!! É justamente o que eu quero saber, quantos tempos têm aquele compasso e como identificar isso em uma música.
Grato pela ajuda, irmão.
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DrummerZ Veterano |
# jul/06
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Rodrigo Salles
Eu ateh ia responder, mas como vc está se dirigindo diretamente ao Locahawa, naum vo falar nd.
Hehehehehehe....
Nem sei mew... Vo escutar e depois posto ake... =)
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B4TER4 Veterano |
# jul/06
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primeramente: faiz uns 1mes q frekuento o forum e nunca vi esse cara posta algo novo
naum sei q musica eh essa
mais cara pq q vc precisa saber os compassos e talz?? c keh escreve a musica??
pq cmg todas as musicas q tokei com compassos diferentes eu sabia quando mudava d compasso e talz e nem pensava q mudo d compasso, eu lembrava q mudava o ritmo e talz e mudava prakele ritmo diferente
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Amok Veterano |
# jul/06 · Editado por: Amok
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Rodrigo Salles
Tou sem a mzk aqui, mas pelo q me lembro, não tem mudança na fórmula do compasso na "Envelheço na Cidade". O que tem é uma variação no groove, no "B" da música ( o trecho que vem logo antes do refrão), onde os versos são:
Juventude se abraça
Se une pra esquecer
Um feliz aniversário
Para mim e pra você
Se for nesse trecho que vc entendeu que houve uma mudança na fórmula do compasso, a parada é a seguinte: a caixa deixa de atuar somente nos tempos 2 e 4 e passa a tocar em contagem de semicolcheias, alternando alguns toques entre os tempos 2 e 4. Mas a fórmula continua sendo a mesma velha 4/4.
[ ]´s
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Baqueiro Veterano |
# jul/06
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eh isso que eu ia falar! gosto de improvisar ouvindo cds do ira! e NUNCA percebi uma variação do compasso nessa musica...
só uma pergunta... vc estuda música??
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Rodrigo Salles Veterano |
# jul/06
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DrummerZ
Cara, me desculpe, é que outro dia eu tava fuçando por aqui e vi uma resposta dele dizendo que ele curtia falar dessas coisas, e eu também gosto.
B4Ter4
Então, velhinho, antes de tirar uma música, eu gosto de escrevê-la. É que eu tô aprendendo e não quero deixar de lado esse lance de partitura. Daí, na hora que eu ouço a música, naquela parte que o Amok falou, não parece um 4/4.
Amok
É isso mesmo, cara, é nessa parte aí. Essas variações na caixa são seguidas de ataques no prato/caixa. Eu posso tá falando a maior besteira de todos os tempos, mas se vc contar nos dedinhos vai ver que não é 4/4.
Em todo caso, vou ouvir de novo.
Baqueiro
Estudo, começei as aulas no começo do ano.
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B4TER4 Veterano |
# jul/06
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Rodrigo Salles
orra c começo as aulas no começo do ano e jah tah prendendo escrita??
oxe cmg levei axo q quase 1 ano pra aprende a escreve =( era moh saco i pra aula pra aprende a escreve musica, huahuahuuah
mais dai quando c aprende eh legal, mais mesmo assim pra eu toca eu num uso escreve as musicas, alias nenhuma musica q eu toco eh igual a original, uhahuauhhauhuahua, soh a papo reto do charlie bronw jr q eu tive q tira igual, pra mim a musica mais estaile d c toca
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DrummerZ Veterano |
# jul/06
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Rodrigo Salles
Hehe... nem t estressa mew.. Eu tava brincando soh. Eu vi esse post dele em algum lugar... Mas nem lembro mais. Huehuehue..
Cara, não seira uma síncopa nessa parte ae q tu ta falando? (isso eh chute, pq naum conheço a música).
Nesse caso, ele atrasa um tempo do compasso e depois volta. Mas vou procurar a musica direitinho, qdo eu tiver um tempo ae.
Abraços!
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Rodrigo Salles Veterano |
# jul/06
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B4TER4
É, mas eu não aprendi só no curso, tive correr atrás de outras fontes também, eu curto pra CAR$#@#$ essas coisas.
Também não uso pra tocar, só escrevo pra não perder o hábito e, quem sabe, aprimorar.
DrummerZ
Ih, cara, eu não conheço esse troço aí, não!!! Acho que ainda não cheguei lá. Como é que é isso??
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DrummerZ Veterano |
# jul/06
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Rodrigo Salles
Cara... vou TENTAR t explicar.
Vc faz um ritmo 4/4 normal. Bumbo no segmento 1 e 3 e caixa no 2 e 4.
Qdo vc daz a sincopa eh mais ou menos isso:
B-o---o---o---o---|----o---o---o---o-----------
C---x---x---x-----|-x----x---x---x-------------
P.S: sou PESSIMO em tablaturas.
Mas eh +- isso: a caixa "atrasa" pro tempo 1 e 3, e o bumbo "adianta" pro 2 e 4. Isso sem sair do compasso 4/4.
Conforme vai o andamento da música, a síncopa da uma sensação de retardo no compasso da musica. Mas tem q treinar bem isso, pra não se perder durante a musica.
Se alguem souber explicar melhor (deve ter muitos ake... Huehuehueh), por favor... fiz uma explicaçãozinha bem chinela... Huheuheuheuheu!!
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B4TER4 Veterano |
# jul/06
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confesso q eu nunca vi nos meus tempos d aula essa sincopa, posso ateh ter visto mais com outro nome ou eu num lembro huahuahuahuuahhua
DrummerZ
num intendi mto bem como eh isso
eh tipo assim, pra muda o ritmo sem muda o compasso??
tipo eu tenho uma caixa no 1 e 3 e dai pra retarda a musica eu tiro a do 1 e deixo somente a do 3??
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Locohawa Veterano |
# jul/06
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Baixando a música..
:]
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Locohawa Veterano |
# jul/06
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"juventude se abraça.. se une pra esquecer.."
Cr |X---------------|X---------------|
HH |----X---X---X---|----X---X---X---|
SD |----o-------o---|----o--o----o---|
BD |o-------o-o-----|o-------o-o-----|
|1e+a2e+a3e+a4e+a|1e+a2e+a3e+a4e+a|
"um feliz aniversário.. para mim e pra vocêeeeeeeee.."
Cr |X---------------|X-----------X---|----X-------X---|
HH |----X---X---X---|----X---X-----X-|X-X---X-X-X---X-|
SD |----o-------o---|----o--o-g--o--o|-o--o--o-o--o---|
BD |o-------o-o-----|o-------o-o-----|o-o-----o-o-----|
|1e+a2e+a3e+a4e+a|1e+a2e+a3e+a4e+a|1e+a2e+a3e+a4e+a|
Cr |X-------|
HH |--------|
SD |--oooooo|
BD |o-------|
|1e+a2e+a|
[Refrão]
...
Nomenclatura:
Cr - Crash/Prato de Ataque
HH - HiHat/Chimbal
SD - SnareDrum/Caixa
BD - BassDrum/Bumbo
Realmente, você estava com a razão Rodrigo Salles, nessa passagem antes do refrão há um pequeno compasso 2/4.
Numa primeira ouvida eu realmente não notei, porque 4/4 e 2/4 são equivalentes, mas quando eu fui fazer a tablatura, vi que algo estava errado e não fechava somente com compassos 4/4.
E se você juntar o 2/4 com o 4/4 que vem antes dele, você tem um 6/4, que não deixa de ser a mesma coisa.
:]
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Locohawa Veterano |
# jul/06
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Porcaria de site que adiciona linhas em branco no meio da tablatura.. ¬¬
Bom, tirei um print screen aqui.. quem sabe fica melhor..
http://img234.imageshack.us/img234/2095/envelheonacidade0el.jpg
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Rodrigo Salles Veterano |
# jul/06
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DrummerZ
Cara, deixa eu ver se entendi: a sincopa é uma maneira de vc dar uma quebrada no rítmo, atrasando ou adiantando sua marcação, porém sem mudar o andamento??
Eu posso atrasar/adiantar um tempo inteiro como também uma colcheia e até mesmo semi-colcheias??
Se for isso mesmo, acho que já ouvi falar a respeito, tem um batera (que não me lembro o nome) que usa esse lance escandalosamente.
Locohawa
É isso mesmo, é isso mesmo, cara!!! Eu sabia que não tava ficando maluco!!!
Mas eu achava que era um 6/4. Essas divisões de compassos são feitas pelo tempo forte, né?? O problema é que eu não sei quando isso ou aquilo é um tempo forte.
Seu "print" saiu perfeito, agora entendi. Que programa é esse que vc usou, onde eu consigo um???
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Baqueiro Veterano |
# jul/06
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Guitar Pro... mas existem programas que vc escreve também a Partitura como o TablEdit, em vez de só a tablatura como o Guitar Pro.
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Rodrigo Salles Veterano |
# jul/06
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Baqueiro
Então, velho, fui lá no "baixaki" e só encontrei versões pra teste, nenhuma gratuita. Ou eu tô vendo errado???!!!!!
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Rodrigo Salles Veterano |
# jul/06
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CASO IRA! ENCERRADO!!
Valeu pela ajuda, galera.
Mas tem outra pergunta que ficou no ar (ou melhor, lá em cima): COMO EU FAÇO PRA IDENTIFICAR ESSE TIPO DE MUDANÇA EM QUALQUER MÚSICA, SEM PEGAR A PARTITURA OU TABLATURA???
Exemplo: Perfect strangers, aquele compasso 5/4 eu só descobri quando peguei a partitura. Eu sabia que tinha algo estranho, mas não sabia o quê.
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Locohawa Veterano |
# jul/06
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Rodrigo Salles
Então, velho, fui lá no "baixaki" e só encontrei versões pra teste, nenhuma gratuita.
Ouié, só tem versão pra teste mesmo porque o programa é pago.. mas se quiser eu te "ajudo" hehe, me passa teu msn aí.
Essas divisões de compassos são feitas pelo tempo forte, né?
Geralmente é cara, mas não quer dizer que é uma regra.. quando não são compassos que se equivalem como o 5/4, 7/5 e essas coisas, fica mais fácil de ver por causa da quebra do ritmo. Outro modo de ver na bateria é observando as acentuações que geralmente ocorrem no início dos compassos, mas também não é uma regra.
Contando os tempos ou fazendo a partitura/tab da música tem como ver certinho onde tem mudança de compasso e onde não tem :)
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Amok Veterano |
# jul/06
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Rodrigo Salles
tem um batera (que não me lembro o nome) que usa esse lance escandalosamente. (síncopa)
É o Mike Portnoy. Quando se usa muito a síncopa, dá a impressão de que a fórmula de compasso tá alterada.
Às vezes é dificil identificar a fórmula do compasso mesmo, especialmente se o batera usa odds com síncopa, pq aí é que vc não acha o tempo 1. Pra tentar identificar a fórmula, comece pegando o andamento e a divisão do denominador (que quase sempre é 4 ou 8); tente identificar o pulso da música e achar o tempo forte, baseando-se nos fraseados do instrumento que faz a base (geralmente baixo ou guitarra). Com o pulso (BPM), o denominador e o tempo forte, é só contar quantos pulsos existem entre dois tempos fortes pra se achar o numerador.
Pra treinar o ouvido sugiro ouvir o clássico do Jazz "Time Out" do Dave Brubeck Quartet. É um álbum feito quase inteiramente em fórmulas de compasso alteradas, e sem perder o swing.
[ ]´s
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Rodrigo Salles Veterano |
# jul/06
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Locohawa
Opa, e aí, velho. Então, eu não uso MSN, por incrível que pareça, não sou chegado nessas coisas.
Geralmente é cara, mas não quer dizer que é uma regra.. quando não são compassos que se equivalem como o 5/4, 7/5 e essas coisas, fica mais fácil de ver por causa da quebra do ritmo. Outro modo de ver na bateria é observando as acentuações que geralmente ocorrem no início dos compassos, mas também não é uma regra.
Contando os tempos ou fazendo a partitura/tab da música tem como ver certinho onde tem mudança de compasso e onde não tem :)
Pois, é! Mas eu ainda não fui apresentado a esse papo de "equivalência" e, até agora, só consigo identificar nas partituras mesmo.
Amok
Pra tentar identificar a fórmula, comece pegando o andamento e a divisão do denominador (que quase sempre é 4 ou 8);
Então, identificar o pulso é moleza. Vou me concentrar nos acentos dos outros instrumentos. Agora, como vou saber o denominador (unidade de tempo)??
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Amok Veterano |
# jul/06
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Rodrigo Salles
Não vai. Se vc dobrar o BPM e cortar o valor do denominador pela metade, ou vice-versa, vai ser a mesma coisa. Então, meio que tanto faz.
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Valefort Veterano |
# jul/06
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Eita. Gostei desse topico... mt raro aparecer algo de teoria nesse forum
nego so ker saber de espancar a batera |_| (o.O) |_|
Tipo, tem uma musica do DT(In the name of God) q o Mike Portnoy meio q troca o bumbo com a caixa... bem no inicinho (ai no dvd ele fica batendo na cabeca)
seria isso a sincopa?
xD
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Rodrigo Salles Veterano |
# jul/06
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Valefort
Tipo, tem uma musica do DT(In the name of God) q o Mike Portnoy meio q troca o bumbo com a caixa... bem no inicinho (ai no dvd ele fica batendo na cabeca)
seria isso a sincopa?
Opa, tudo bem??
Eu não conheço essa música, mas pelo que entendi, é isso mesmo (eu acho!!)
Não necessariamente trocar a caixa pelo bumbo, mas atrasar/adiantar a marcação, em colcheias ou semicolcheias, já é uma síncopa.
Tem também aquele lance de "tocar pra trás", antes do tempo, como o Phil Rudd faz (AC/DC). Será que isso também é uma síncopa??
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Amok Veterano |
# jul/06
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Rodrigo Salles
aquele lance de "tocar pra trás", antes do tempo, como o Phil Rudd faz (AC/DC).
Isso não é síncopa. Isso é conhecido como "downbeat". Phil Rudd e Jonh Bonham usavam muito esses recursos pra dar mais "peso" ao som. O lance é o seguinte: toque todas as notas, mas especialmente o bumbo no tempo 1, com um leve atraso, quase imperceptível. Obviamente, se vc estiver tocando só a batera, a diferença não será notada. Mas quando vc está com uma banda, todos eles no tempo e vc um tiquinho atrás, dá uma bela sensação de peso. O contrário tb vale: se vc tocar um pouco adiantado, vai dar uma sensação de fluidez. Esse recurso já é mais usado em Jazz.
Só tome cuidado pra não variar o atraso/adiantamento, senão f#de o andamento e vc vai levar é guitarrada no coco.
[ ]´s
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